Buscar

Citoplasma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Estrutura Celular
Citoplasma
*
A célula é a menor unidade capaz de manifestar as propriedades dos seres vivos. Cresce se multiplica. É limitada por uma membrana plasmática que guarda um certo número de organelas no citoplasma .
A célula
*
Membrana plasmática
*
Organelas Citoplasmáticas
*
Células Procariotas (bactérias)
Células Eucariotas (animais e vegetais)
Citoplasma 
*
Células Procariotas
	Etimologicamente Procariota significa “núcleo primitivo”. O DNA dessas células tem a forma de um anel fechado e nunca está separado do citoplasma por uma membrana.
►São seres unicelulares, pobres de membranas e não as possuem separando os cromossomos do citoplasma. Ex: Bactérias, cianobactérias e algas azuis.
*
Células Procariotas diferem das Eucariotas:
Por apresentarem uma parede constituída por polipeptídio ( polímero com mais de 10 aminoácidos);
Tamanho(1 a 10 µm);
Molécula de DNA livre, circular em contato com o citosol;
Ausência de mitocôndria e de qualquer outra organela limitada por membrana;
Não apresentam citoesqueleto;
Reproduzem por cissiparidade;
Ribossomos semelhantes aos das mitocôndrias e dos cloroplastos e não das células eucariotas.
*
Forma
Nos Eucariontes quem dita a forma é o cito esqueleto, porém essa estrutura está ausente nos Procariontes. Em geral a forma é esférica ou em formato de bastonete e é mantida pela parede extracelular, sintetizada pelo citoplasma e agregada a superfície externa da membrana celular. 
Essa parede tem um importante papel na proteção das células bacterianas (espessura e composição depende da espécie, sílica e celulose).
*
Citoplasma 
O citoplasma das células procariontes não apresenta outra membrana além da membrana plasmática (separa o meio externo do meio interno). Em alguns casos podem existir invaginações dessa membrana que penetram no citoplasma originando estruturas denominadas mesossomos. Não se apresenta subdividido em microrregiões. Possuem ainda os nucleóides, que são as regiões ocupadas pelos cromossomos que em geral estão em número de dois. E por último os ribossomos.
*
Mesossomos: Estrutura constituídas por dobras da membrana plasmática dirigidas para dentro do citoplasma.
Nucleóides: Regiões ocupadas pelos cromossomos.
Cromossomos: Estrutura longa, composta de DNA e proteína, carregam parte ou toda a informação genética de um organismo. 
Ribossomos: Partícula composta de proteínas ribossomais, catalisa a síntese de proteínas.
Polirribossomos ou Polissomo: Molécula de proteína com vários ribossomos ligados e encarregada da síntese de proteínas.
Citoplasma de célula Procariótica
*
Células Procariotas – Estrutura geral
*
Bactéria : Escherichia coli
*
Células Eucariotas
	São mais evoluídas. Apresentam duas partes morfologicamente bem definidas, o CITOPLASMA e o NÚCLEO, que entre os quais existe um trânsito constante de moléculas diversas nos dois sentidos. O DNA dessas células está separado no citoplasma por um envelope que delimita o núcleo.
 
►São seres, na maioria, pluricelulares. Ex: Células animais e vegetais.
*
O citoplasma é envolto pela Membrana Celular ou Plasmática e o núcleo, pelo envoltório nuclear.
*
Núcleo
É normalmente a organela mais saliente de uma célula eucariótica. É envolvido por duas membranas concêntricas que formam o envelope nuclear e contem as moléculas de DNA. Ao microscópio as moléculas de DNA se tornam visíveis na forma de cromossomos individuais. O DNA armazena as informações genéticas nas células.
metáfase
*
*
Citoplasma
O citoplasma das células eucarióticas contém diversas estruturas envolvidas por membrana. Essas estruturas são chamadas de organelas. As Organelas são todas as estruturas intracelulares presentes em todas as células, que desempenham funções bem definidas. 
Algumas organelas não possuem membranas delimitando como os corpúsculos basais e centrossomos.
*
As principais organelas são: mitocôndria, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos e peroxissomos.
*
Além das organelas, o citoplasma pode apresentar depósitos (inclusões) de substancias diversas, como grânulos de glicogênio e gotículas lipídicas.
Grânulos de glicogênio
Gotículas lipídicas
*
Preenchendo os espaços entre as organelas, encontra-se a matriz citoplasmática ou CITOSOL (hialoplasma).
O citossol contém água (85%) com pH7, íons diversos, aminoácidos, percussores dos ácidos nucléicos, numerosas enzimas e outras moléculas importantes para as células. Possui microfibrilas constituídas de actina e microtúbulos constituídos de tubulina. Essas substâncias podem se polimerizar e despolimerizar de modo reversível e dinâmico o que explica as modificações de sol para gel e vice-versa.
*
citoplasma é o conjunto do citosol e as organelas, e o citosol é a parte mais líquida da célula ou o seu “preenchimento”. 
Citoplasma ≠ Citosol
*
Se conseguimos remover a membrana plasmática de uma célula eucariótica e todas as suas organelas envolvidas por membranas ficaríamos apenas com o CITOSSOL.
*
Essas proteínas estão presentes em quantidades nas células das musculaturas
Microfibrilas de actina e microtúbulos constituídos de tubulina
*
As proteínas actina e tubulina quando polimerizadas em microfibrilas e microtúbulos, conferem consistência de gel à região citoplasmática onde se encontram. Esse conjunto de proteínas é chamado de citoesqueleto.
Proporcionam as células o seu reforço mecânico, controlam o seu formato e guiam seus movimentos. Necessários tanto em células animais quanto em células vegetais. Tem como finalidade manter a forma da célula.
*
Citoesqueleto de actina
Responsável pelos movimentos celulares direcionados.
*
Por isso o citoplasma não é estático, está sempre se alterando, os filamentos podem se agrupar e depois desaparecer em questão de minutos.
*
Organelas citoplasmáticas
*
Mitocôndria
Geram energia química a partir de nutrientes para energizar a célula.
Estão presentes em todas as células eucarióticas, contem o seu próprio DNA e se reproduzem por divisão binária.
*
Mitocôndria
São organelas esféricas ou alongadas com aproximadamente 1mm. Sua membrana interna apresenta-se pregueada, originando dobras em forma de prateleiras ou de túbulos para aumentar a superfície. A membrana externa se apresenta com superfície lisa. Sua principal função é gerar e liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP. 
*
Elas aproveitam a energia a partir da oxidação de moléculas de alimento, como açúcares para produzir ATP. Consome oxigênio e liberam dióxido de carbono no curso de suas atividades – Respiração celular.
ATP: molécula responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações. Uma das principais fontes de energia dos organismos. Armazena energia proveniente da respiração celular e fotossíntese para consumo posterior.
*
Essa energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar suas diversas atividades como movimentação, divisão celular e secreção. Também participam de outros processos do metabolismo celular (degradação e síntese de moléculas).
A membrana externa é bem permeável e contem numerosas moléculas que participam do transporte transmembranar em associação com proteínas.
A membrana interna forma cristas que se projetam para a matriz. Participa da cadeia respiratória e mecanismo para síntese de ATP (libera a energia necessária para o funcionamento da célula).
*
A membrana externa é bem permeável e contem numerosas moléculas que participam do transporte transmembranar em associação com proteínas da membrana externa.
A membrana interna forma cristas que se projetam para a matriz: elas contém a cadeia respiratória e o mecanismo molecular para a síntese de ATP, que por hidrólise libera grande parte da energia necessária ao funcionamento da célula.
A
matriz está implicada na oxidação dos glicídios, lipídios e aminoácidos. Possui toda a maquinaria molecular responsável a síntese de uma dezena de proteínas.
*
Sem as mitocôndrias, os animais, fungos e as plantas seriam incapazes de utilizar o oxigênio para extrair o máximo de energia das moléculas de alimento que as nutrem. Os poucos eucariotos que não possuem mitocôndria vivem em meios livres de oxigênio.
*
Cloroplastos
São grandes organelas verdes encontradas apenas nas células vegetais e algas. Tem uma estrutura mais complexa do que a mitocôndria: além das duas membranas que os envolvem, os cloroplastos possuem pilhas internas de membranas contendo o pigmento verde Clorofila.
*
Animais e vegetais necessitam energia para viver
Os animais utilizam energia química obtida dos alimentos.
Os vegetais obtêm sua energia diretamente da luz solar e os cloroplastos são as organelas que permitem fazer isso (captura de energia).
Energia Alimento
Energia Luz Solar
*
Quando uma planta é colocada no escuro ela perde sua coloração verde, quando volta a luz sua cor verde retorna. Isso sugere que a clorofila e os cloroplastos que a contem sejam cruciais para o relacionamento especial que as plantas e as algas têm com a LUZ.
*
Os cloroplastos capturam energia a diretamente a partir da luz solar
Do ponto de vista da vida na terra os cloroplastos realizam uma tarefa mais essencial do que as mitocôndrias: eles realizam a fotossíntese, ou seja, capturam a energia da luz solar em moléculas de clorofilas e utilizam essa energia para conduzir a fabricação de moléculas de açúcar ricas em energia.
*
As células vegetais extraem essa energia química armazenada quando necessitarem, pela oxidação dos açucares nas suas mitocôndrias, como nas células animais. Assim os cloroplastos geram tanto as moléculas de alimento, como o oxigênio que todas as mitocôndrias utilizam.
*
Como nas mitocôndrias, os cloroplastos contêm seu próprio DNA, se reproduzem dividindo-se em dois por cissiparidade (mitose).
*
 Retículo Endoplasmático (RE)
É uma rede de vesículas achatadas, esféricas e tubos que se comunicam formando um sistema contínuo. É um conjunto de cavidades anastomosadas (interligadas). Possuem formas variáveis percorrem quase todo o citoplasma da célula. Pode ser:
- RE granular ou rugoso (REG): Quando os ribossomos estão colados a face externa de sua membrana.
-RE liso (REL): Quando é desprovido de ribossomos
Ribossomos: partículas de ácidos ribonucléicos (rRNA) e proteínas. Ocorrem eu células eucariontes e procariontes.
REG - Possui o papel fundamental de síntese de proteínas.
REL – Presentas nas células que secretam hormônios esteroides e nas células hepáticas.
*
Retículo Endoplasmático (RE)
*
Aparelho de Golgi
Organela conhecida também como Complexo ou Zona de Golgi, constituída por um número variável de vesículas circulares achatadas e por vesículas esféricas de diversos tamanhos. Em muitas células localizam-se em posição constante do lado do núcleo em outras se encontra disperso no citoplasma.
*
Essa organela tem múltiplas funções mas é muito importante na separação e endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-as para as vesículas de secreção, para os lisossomos ou para vesículas que permanecem no citoplasma. 
*
Lisossomos
São organelas limitadas por membrana, de forma e tamanho muito variável, freqüentemente medem entre 0,5 – 3,0 µm de diâmetro. Seu interior é ácido e possuem diversas enzimas hidrolíticas capazes de quebrar a maioria das moléculas contidas nas células. São depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, fagociose ou organelas da própria célula. Autofagia, citólise ou autólise.
O CG separa e endereça as moléculas sintetizadas nas células. 
*
Peroxissomos
São organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para oxigênio. Contem a maior parte da catalase celular, enzima que converte peróxido de hidrogênio (H2O2) em água e oxigênio. Também contem enzimas que agem no catabolismo de lipídios localizados tanto na membrana quanto na matriz. Os peroxissomos de tecidos diferentes contem enzimas diferentes.
*
Organelas
*
Morfologia das Organelas
*
Características que distinguem as células eucariontes vegetais das animais
1- Presença de paredes: Além da membrana, as células vegetais contém uma ou mais paredes rígidas que lhe conferem uma forma constante e a protege contra agressões mecânicas e ação de parasitas.
2- Presença de plastídeos: Também chamados de plastos, maiores que a mitocôndria geralmente com pigmentos que conferem a cor ao vegetal. Sem pigmentos = leucoplastos; Com pigmentos = cromoplastos. Os mais freqüentes são os cloroplastos, ricos em clorofila, principal pigmento fotossintético.
3- Vacúolos citoplasmáticos: São maiores que os das células animais. Podem ocupar a maior parte do volume celular, reduzindo o citoplasma.
*
Características que distinguem as células eucariontes vegetais das animais
4- Presença de amido: Ao contrário das células animais que usam o polissacarídeo glicogênio como reserva energética, nas células vegetais o polissacarídeo de reserva é o amido.
5- Presença de plasmodesmos: São tubos que ligam células vizinhas e estabelecem canais para o transito de moléculas. Nas células animais possuem as junções comunicantes que são morfologicamente muito diferentes mas funcionalmente iguais.
*
*
Obrigada pela atenção!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais