Buscar

Avaliando aprendizagem 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analista Técnico Administrativo - JUCESC - FEPESE - 2017. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	É vedado à lei conferir tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário quanto à inscrição e aos efeitos dela decorrentes.
	
	
	O empresário que desenvolve atividade rural deverá se inscrever, obrigatoriamente, no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
	
	
	O exercício de atividade ou profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, deverá, sempre, ser reconhecida como empresarial.
	
	
	A inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede deverá ocorrer até trinta dias após o início de sua atividade.
	
	
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		(UPENET - 2012 - JUCEPE - Assessor Jurídico)  Com referência ao nome empresarial, assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	
	
	
	b) "Souza e Irmãos Ltda. EPP" refere-se a uma sociedade limitada que optou pela utilização de firma social e que goza do regime diferenciado e favorecido, dispensado às empresas de pequeno porte, sendo Souza sócio dessa sociedade.
	
	
	d) "Carlos S. da Silva" refere-se a um empresário individual
	
	
	c) "Pedro da Silva Minerações S/A" refere-se a uma sociedade anônima que tem como objeto a atividade mineradora, sendo Pedro da Silva uma pessoa que concorreu para o sucesso da empresa.
	
	
	e) Companhia Nacional de Moagens" refere-se a uma sociedade limitada que adota as normas da sociedade anônima como lei.
	
	
	a) "Oliveira & Cia. C/A" refere-se a uma sociedade em comandita por ações que optou pela utilização de firma social, sendo Alves um sócio-diretor ou gerente da sociedade.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A unificação do Direito Privado promovido pelo Código Civil Italiano acabou por gerar movimento semelhante no Brasil por força do trabalho do professor Sylvio Marcondes, autor do anteprojeto do livro de Direito da Empresa. O início da vigência do Código Civil de 2002 alterou o foco dos estudos envolvendo o antigo direito comercial no Brasil e a empresa foi alçada à condição de protagonista. Antes do Código Civil de 2002 a base do estudo do direito comercial no Brasil tinha por objeto:
 
	
	
	
	
	Atos típicos, antijuridicos e culpáveis. 
	
	
	Atos Jurídicos com condição suspensiva
	
	
	Atos de emulação
	
	
	Atos declaratórios
	
	
	Atos do Comércio
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		. (OAB 2007 - CESPE) Considerando o atual estágio do direito comercial (ou empresarial) brasileiro, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial).
	
	
	O Código Civil de 2002, assim como o Código Comercial de 1850, adotou a teoria da empresa.
	
	
	O Código Civil de 2002 revogou totalmente o Código Comercial de 1850.
	
	
	O Código Civil de 2002 não revogou a antiga legislação sobre sociedades por quotas de responsabilidade limitada.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(FCC/TJ-RR/2015) Marcos, sócio integrante de determinada sociedade limitada, que contava com 51% do capital social, faltou com os seus deveres sociais, mediante a reiteração de condutas desleais e graves que colocaram em risco a própria continuidade da empresa. Por conta disso, todos os demais sócios desejam excluí-lo da sociedade. Considerando-se que contrato social é omisso quanto à possibilidade de exclusão por justa causa, Marcos
	
	
	
	
	e) poderá ser excluído da sociedade extrajudicialmente, mediante alteração do contrato social, desde que a exclusão seja aprovada por sócios titulares de mais da metade do capital social.
	
	
	a) somente poderá ser excluído da sociedade judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais sócios.
	
	
	d) somente poderá ser excluído da sociedade judicialmente, mediante iniciativa de sócios titulares de pelo menos 3/4 (três quartos) do capital social.
	
	
	b) poderá ser excluído da sociedade extrajudicialmente, mediante alteração do contrato social, desde que a exclusão seja aprovada por sócios titulares de pelo menos 2/3 (dois terços) do capital social.
	
	
	c) não poderá ser excluído da sociedade, nem mesmo judicialmente, pois a exclusão por justa causa depende de previsão expressa do contrato social.

Outros materiais