Buscar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	
	Simulado: CEL0379_SM_201307191975 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): BRUNA BREDA
	Matrícula: 201307191975
	Desempenho: 2,0 de 8,0
	Data: 27/04/2015 21:19:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307396650)
	
	Um dos princípios que serve de fundamentação conceitual e política na operacionalização da avaliação de uma instituição de ensino é o princípio da Globalidade que garante a amplitude do processo de avaliação. Na universidade, que é uma organização complexa e composta pelas atividades acadêmicas dos cursos de diferentes áreas do saber, como se pode respeitar esse princípio quando se deseja implementar um projeto de avaliação democrática? Quais as dimensões que eu tenho que levar em conta no meu planejamento?
		
	
Sua Resposta: -
	
Compare com a sua resposta:
Os processos avaliativos precisam construir a globalidade e a integração relativamente aos sujeitos e ao objeto. A redução do fenômeno complexo e multidimensional da avaliação a um só ou a poucos de seus aspectos, sem articulação, traz o risco de passar a idéia de que a avaliação se reduz a cada um desses instrumentos, em geral dedicados a medir, quantificar e comparar isoladamente cada setor ou curso. A universidade deve ser avaliada nas três dimensões básicas que caracterizam o seu trabalho: ensino, pesquisa e extensão. O projeto de avaliação deve conter elementos de análise das condições em que o ensino acontece nos diferentes cursos, as relações existentes entre professores, gestores, funcionários e o nível de satisfação dos alunos com os seus professores e com o ensino oferecido entre outros itens a serem considerados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307456644)
	
	Durante o estágio em uma escola de educação básica, um grupo de estagiários de Pedagogia teve oportunidade de analisar o projeto de avaliação da instituição. A gestora da escola explicou que a avaliação institucional priorizava os resultados dos alunos na PROVA BRASIL e no ENEM e solicitou sugestões para ampliar o projeto. Ao se considerar a concepção e as dimensões da avaliação institucional, quais as dimensões deveriam ser avaliadas, além dos resultados dos alunos, para aperfeiçoar o trabalho pedagógico da escola. Responda destacando, pelo menos, três dimensões ou áreas que devem ser avaliadas.
		
	
Sua Resposta: -
	
Compare com a sua resposta: O projeto deveria incluir avaliação de docentes, do currículo, do modelo de gestão, das condições físicas, o entrosamento com a comunidade etc.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307363909)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao participar da avaliação da sua escola deve ter como principal objetivo:
		
	
	relacionar todos os problemas que percebe existir na escola.
	
	apontar o que é preciso para o aprimoramento das condições materiais da escola;
	
	oferecer sugestões para o aprimoramento do projeto político pedagógico;
	 
	melhorar a prática pedagógica e a qualidade do ensino ministrado pelo professores;
	
	colaborar para a satisfação de todos e a harmonia entre os professores;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307365295)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	2. Questão ¿ No texto: Avaliação Entre Duas Lógicas(Perrenoud)vimos que :¿A avaliação não é uma tortura medieval. É uma invenção mais tardia, nascida com os colégios por volta do século XVII e tornada indissociável do ensino de massa que conhecemos desde o século XIX, com a escolaridade obrigatória.¿ A partir de nossas reflexões sobre o texto podemos afirmar que:
		
	 
	C A avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de conhecimento, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
	
	D A avaliação nunca foi associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
	
	B A avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos não são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
	 
	A A avaliação é tradicionalmente associada, na escola, à criação de hierarquias de excelência. Os alunos são comparados e depois classificados em virtude de uma norma de excelência, definida no absoluto ou encarnada pelo professor e pelos melhores alunos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307364568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Avaliação da Educação Superior foi proposta pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES. Esse sistema foi criado para:
		
	 
	Consolidar o processo de avaliação de instituições de ensino superior com base na avaliação externa e avaliação interna das instituições que constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
	
	Constituir a CPA ¿ Comissão Própria de Avaliação que avalia a aprendizagem dos alunos do ensino superior.
	
	Estabelecer critérios de concorrência entre as instituições de Ensino Superior.
	
	Apenas estabelecer as diretrizes para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
	
	Fazer com que as instituições elaborem o seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307838062)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Avaliação institucional constitui-se num processo de "autoconsciência institucional" desvelando causas determinantes de seus sucessos e insucessos . Ao se analisar criticamente os critérios básicos para uma abordagem de avaliação democrática e qualidade social, sua concepção deve, essencialmente, pautar-se no seguinte princípio:
		
	
	disciplinadora.
	 
	emancipatória.
	
	centralizada.
	 
	Classificatória.
	
	quantitativista.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307363905)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O princípio da globalidade na escola de ensino fundamental pode ser entendido como:
		
	
	que é necessário avaliar a escola a partir de seus problemas e dificuldades;
	 
	que é necessário avaliar a escola a partir de todas as suas atividades;
	
	que é necessário avaliar a escola a partir do rendimento do seu aluno;
	 
	que é necessário avaliar a escola a partir do trabalho de seus professores.
	
	que é necessário avaliar a escola a partir do seu projeto pedagógico;
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307815950)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na escola de ensino fundamental, o princípio da globalidade se manifesta quando sua prática de avaliação institucional abrange:
		
	 
	o trabalho de seus professores.
	 
	todas as suas atividades educativas.
	
	seus problemas e dificuldades.
	
	seu projeto de ensino.
	
	o rendimento de seus alunos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307363898)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um modelo da avaliação institucional pautado nos princípios democráticos deve preocupar-se com :
		
	
	a cidadania e os valores individuais e talentos dos alunos.
	 
	a formação do homem, com os significados da existência humana e da sociedade atual;
	
	com as competências cognitivas e práticas, pois fazem parte da demanda da sociedade;
	
	o conhecimento historicamente acumulado para o domínio do saber e do saber-fazer;
	 
	capacitação técnica e científica do aluno para que possa engajar-se no mercado de trabalho;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307365385)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia o fragmento a seguir para responder a questão: "[...] a avaliação institucional é um processo intencional, resultado de vontade e opção políticas,um conjunto coerente de conceitos e práticas deliberada e socialmente organizados, estruturados e implementados. Entretanto, em que pese a racionalidade desse processo, não se deve esquecer também as suas tramas nutridas de contradições e dissensos, como costuma ser todo processo social" (DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da Educação Superior. Petrópolis; Vozes, 2000, p. 115). Sendo a Avaliação Institucional um processo social que se desenvolve no âmbito da Educação Superior e que passa pelas necessárias etapas evolutivas visando superar de algum modo contradições e dissensos, marque a alternativa que demonstra a sequência dos processos de Avaliação da Educação Superior no Brasil.
		
	
	Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	 
	Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	 
	Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão; Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU); Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
	
	Comissão Nacional Para Reformulação da Educação Superior; Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub); Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes