Buscar

Resumo de geologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Ruth Paulina Rios de Souza
Geologia
	História da geologia
	Origem da Lua
	Meteoros
	Camadas da atmosfera
	Origem das águas
	Origemdos rios
1) História da geologia
-Xenófanes (540 a.C) – reconhece fósseis de peixes e conchas encontradas em depósitos nas montanhas.
- Aristóteles (384 – 322 a.C) – reconhece o processo de erosão e deposição dos materiais; acreditava que erupções vulcânicas e os terremotos eram causados pelo escape de ventos provenientes do interior da Terra.
- Empédocles e Plínio – descreveram erupções do Etna e Pompéia.
- Durante os séculos XV e XVI, Leonardo da Vinci (1452 – 1556), reconhece os fósseis como seres vivos do passado e considera que houveram mudanças entre a terra e o mar. George Bauer (1494 – 1556), considerado “pai da mineralogia”, publica o tratado de mineração e metalurgia“De re metálica”(1556). Conrad Gesner em 1565, na Suíça, publica um trabalho intitulado“Tudo sobre fósseis, pedrase gemas”.George Owen, em 1750, realiza observações em estratos, mas seu trabalho só foi publicado em 1796.
- A partir do século XVII, a geologia ganha rumo com a publicação do livro“Teory of the Earth”de James Hutton. Por seu esforço em elaborar uma teoria que explicasse a regularidade dos processos presentes na terra, Hutton passou a ser chamado como “o pai da geologia”
- Mesmo o livro de Hutton sendo revolucionário el era bastante denso e complicado de interpretar, mas no século XIX, mais precisamenteem 1830, Charles Lyell publica “princípios da geologia”, a partir daí a geologia começa a ganhar reconhecimento, pois surge nessa época a separação dos interesses dos investigadores da Terra: de um lado, aqueles que estavam interessados na narração de eventos particulares e na reconstrução da história da Terra; de outro lado, aqueles que buscavam a elaboração de teorias, de padrões explicativos em relação aos fenômenosgeológicos.
- Netunismo x Plutonismo: Teorias que explicavam os processos que originam asrochas; Netunismo:todas as rochas se formaram a partir de um grande oceano primordial – rochas e minerais – solúveis se formaram no início ; rochas ficavam mais solúveis à medida que o oceano evaporasse (Abraham Werner).Plutonismo:considera-se três processos formadores de rochas: sedimentar, magmática e metamórfica; importância do calor no interior da terra para a formação das rochas, os ciclos das rochas – determinada rocha pode dar origem á outra ( James Hutton)
-Nicolau Steno interpretou corretamente o significado cronológico da sucessão de rochas estratificadas, propôs três princípios:
	Superposição: sedimentos se depositam em camadas, com antigas na base e mais novas acima;
	Horizontalidade original: depósitos sedimentares se acumulam, geralmente, emcamadas horizontais ( partindo disto é possível reconhecer pacotes deformados);
	Continuidade lateral: camadas sedimentares são contínuas, estendendo-se até as margens da bacia de deposição, ou afinando-se lateralmente( pode-se reconstituir a distribuiçãogeográfica original de uma camada dissecada pela erosão por correlação física dos vestígios.
- Uniformitarismo ( G. Toulmin): proposto primeiramente por Hutton; assumes que as leis da natureza não mudam através dos tempos, portanto, os mesmos fenômenos naturais que hoje são observados na Terra também agiram no passado. Um dos pontos fortes do trabalho de Hutton foi o reconhecimento das discordâncias, que se caracterizavam por superfícies erosivas separando dois pacotes de rochas, sendo o superior sempre formado por rochas sedimentares. Essas superfícies erosivas representam um hiato de tempo onde pode ter ocorrido a deposição de camadas que sofreram erosão posterior ou, então, um grande período em que não ocorreu deposição de sedimentos. Assim, o reconhecimento das inconformidades trouxe evidências incontestáveis para o entendimento do tempo profundo.
- Princípio da sucessão faunística ou sucessão fóssil: Willian Smith, durante seu trabalho nas minas da Inglaterra, percebeu que as mesmas sucessões de rochassedimentares afloravam em distantes regiões e que a cada camada de rochacontinha determinados fósseis que não eram encontrados em outras camadas. Assim, ele postulou que as camadas de rochas encontradas em áreas geograficamente distantes podiam ser correlacionadas pelo seu conteúdo fossilífero.
- Princípio da correlação fóssil: as correlações temporais ( correlações estratigráficas) entre camadas de rocha situadas a longa distância são realizadas com a utilização de fósseis(gêneros, espécies) que reúnem uma série de características especiais. Estes são chamados de fósseis-guia ou fósseis-índice. Além da grande distribuição geográfica(cosmopolitas), esses fósseis devem apresentar curta amplitude vertical( ter surgido e extinguido rapidamente), devem ser facilmente identificáveis e devem ser abundantes. Os melhores fósseis-guia são os organismos marinhos, de preferência, de hábito plantônico.
2) Origem da Lua
- A origem do sistema Terra-Lua é assunto ainda muito controvertido, tendo em vista as muitas semelhanças e diferenças do nosso satélite em relação à Terra. O modelo mais aceito atualmente postula um impacto de um corpo de dimensões pouco maiores que Marte, durante os estágios finais da acresção planetária, ocasião em que a Terra já tinha praticamente seutamanho atual e já estava diferenciada, com núcleo metálico e manto silicático
- A Lua, satélite natural da Terra, apresenta 1,25% da massa do planeta a que se relaciona, sendo neste particular um dos maiores satélites do Sistema Solar. Tem um diâmetro de3480 km e densidade de 3,3 g/cm³, portanto muito menor do que a Terra. Não detém de atmosfera e nem de um núcleo metálico.
3) Meteoros
-É um pequeno corpo celeste que entra na atmosfera da Terra e queima completamente, ou não. Essa queima (combustão) é devido ao atrito com a atmosfera terrestre, e pelo contato com o nosso oxigênio (O2 ). Em geral o meteoro deixa um rápido rastro (ou fino traço) de luz que é visto no céu noturno. A sua origem pode ser de fragmentos de asteroides ou de restos de cometas.
- Esses corpos celestes são pequenos pedaços de rochas ou grãos de poeira que se deslocam no espaço, podendo entrar ou não na atmosfera do nosso planeta, sendo classificados como:
	Meteoroide: quando esse corpo está no espaço.
	Meteoro: quando o meteoroide entra naatmosfera da Terra.
	Meteorito: quando o meteoro não é completamente destruído e colide com a superfície da Terra. Isso acontece quando esse corpo tem dimensão e composição química tais que não são totalmente desintegradas
- Segundo a União Astronômica Internacional, um meteoroide é definido como “um corpo sólido que se desloca no espaço interplanetário, de tamanho consideravelmente menor do que um asteroide e significativamente maior do que um átomo”.
- Além de serem classificados pelo seu tamanho os meteoros e meteoritos também possuem uma classificação de material, que também são três:
	Rochosos;
	Ferrosos – rochosos;
	Ferrosos.
- Essas classes possuem subclasses, e os que mais caem na Terra, são os rochosos da subclasse Chondrito. De todos os que já foram encontrados na superfície terrestre, esses meteoritos representam quase 86%. E dentre esses, os que podem transportar vida na forma bacteriana são os carbonaceos. A Figura 3 mostra exemplos dos tipos de meteoritos.
4)Camadas da atmosfera
- Mais de 99% da massa de toda a atmosfera está confinada dentro dos primeiros 30km sobre nossas cabeças, e a troposfera (camada da atmosfera terrestre que vivemos) é uma região de apenas 15 km de espessura e que contém 85% da massa da atmosfera.
- A atmosfera terrestre deve ser vista como um grande “cobertor” do planeta. Ela protege aTerra e todas as suas formas de vida de um ambiente muito hostil que é o espaço cósmico, que contém radiações extremamente energéticas. Ela é o compartimento de deposição e acumulação de gases (e de particuladores) como o CO e o CO2, produtos do processorespiratório e fotossintético de plantas terrestres e aquáticas,macro ou microfilas e de compostos nitrogrenados essenciais à vida na Terra, fabricados por organismos (bactérias e plantas) a partir de N2 atmosférico. Ela também se constitui em um componente fundamental do Ciclo Hidrológico, pois age como um gigantesco condensador que transporta água dos oceanos aos continentes.
- A atmosfera tem função vital de proteção da Terra, pois absorve a maior parte da radiação cósmica eletromagnética do Sol: apenasUVvisível, ondas de TV e rádio são transmitidas pela atmosfera e atingem nossas cabeças.
- As camadas da atmosfera, juntas compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Não se distribuem igualmente e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem, de forma que, á medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas se tornam;
	Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela,encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda atmosfera, nitrogênio, oxigênio e gás carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa-se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega a atingir 17 km nas regiões trópicas e pouco mais de 7 km nas regiões polares;
	Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioletas, mais conhecido como Camada de Ozônio. Podendo chegar a ter 50km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Como possui pouco oxigênio, não é propícia para a presença humana mas é ideal para aaviação.
	Mesosfera: com alturas de até 80 km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno de –100°C. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com aestratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas.
	Termosfera: é a camada maus extensa, podendo alcançar 500km de altura. O ar é escasso, por isso, absorve facilmente radiação solar, atingindo temperaturas próximas á 1000°C e se tornando a camada mais quente da atmosfera.
	Exosfera: é a camada mais longa da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nessa camada não existe gravidade e as partículas se desprendemda Terra facilmente. Nelase encontram os satélites de dados e os telescópios espaciais.
- A estrutura das regiões da atmosfera quase sempre é definida de acordo com as variações de temperatura com a altitude. As camadas representadas na figura 1 são as mais importantes, por apresentarem grandes variações de temperaturas e/ou moleculares.
Figura 1 As principais regiões da atmosfera terrestre (adaptada de Manahan, 1984, Moore)
5) Origem das águas
- O ciclo hidrológico pode ser comparado a uma grande máquina de reciclagem da água,no qual operam processos tanto de transferência entre os reservatórios como de transformações entre os estados gasoso, líquido e sólido. Processos de consumo e formação de água interferem neste ciclo em relativo equilibro através do tempo geológico mantendo o volume geral da água constante no Sistema Terra. Há, portanto, um balanço entre a geração de água por dissociação e sua incorporação em rochas sedimentares.
Considerando o tempo geológico, o ciclo hidrológico pode ser subdividido em dois subciclos: o primeiro opera a curto prazo envolvendo a dinâmica externada Terra (movido pela energia solar e gravitacional), o sendo, de longo prazo, é o movimento pela dinâmica interna (tectônica de placas), onde a água participa do ciclo das rochas.
- A produção da água juvenil pela atividade vulcânica representa o retorno desta água ao ciclo rápido.
6) Origem dos rios
- O armazenamento da água pode ser dar de diversas formas, vai depender da permeabilidade do solo, das condições hidrológicas do local e a topografia.Se a topografia tiver declínio vertical, o solo arenoso e as condições hidrológicas forem negativos (sem uso da reserva do lençol freático) com certeza naquele local haverá um rio ou uma lagoa com condições perenes. Caso contrário, poderá haver um armazenamento de água no solo e até mesmo uma lagoa, mas ela não será perene e não terá grandes dimensões.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes