Buscar

O Pedagogo e a Função Social da Escola Atividade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
A figura abaixo mostra uma atividade muito comum no processo de alfabetização. Ela diz respeito ao aprendizado de escrita do próprio nome do aluno. Veja a figura e clique na alternativa correta:  
Fonte: http://claudiapilotto3.blogspot.com.br/2013/02/projeto-nomes-proprios-nomes-proprios-1.html
	
	a.
	A escrita do próprio nome tem referentes que indicam seres plurais e abstratos, consequentemente, dificulta a criança no processo de alfabetização. 
	
	b.
	A escrita do próprio nome não colabora para a criança refletir sobre o sistema linguístico e dificulta o processo de alfabetização. 
	
	c.
	A escrita do próprio nome é uma atividade de pouca importância  para a compreensão do funcionamento do sistema da escrita.
	
	d.
	A escrita do próprio nome permite a criança refletir sobre o sistema linguístico e não permite mais que uma interpretação. 
	
	e.
	A escrita do próprio nome permite a criança refletir sobre o sistema linguístico, mas cria múltiplas interpretações. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Veja a imagem:
Poesia, parlenda, cantigas de roda são exemplos de gêneros textuais que possuem uma linguagem específica que retrata emoções expressas em versos, com rimas produtoras de certa musicalidade sonora, como a abaixo:
Sobre esses gêneros textuais na alfabetização, considere as afirmações:
I - Cabe à escola possibilitar situações que propiciem e favoreçam o processo de apropriação do conhecimento literário e poético.
II - Como exemplos de práticas pedagógicas para aprendizagem desses textos podemos utilizar projetos didáticos, porque têm como produtos finais situações ideais como: recitais , gravações ou publicação dos materiais produzidos.
III - O uso desses gêneros textuais, que possuem uma linguagem específica com rimas produtoras de certa musicalidade sonora, facilita a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e por isso devem ser utilizados na alfabetização.
Estão corretas:
	
	a.
	II e III
	
	b.
	I e II
	
	c.
	Apenas I
	
	d.
	I, II e III
	
	e.
	I e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Sabendo que para a criança uma palavra é tomada mais como uma propriedade do que um símbolo do objeto, veja a charge abaixo e clique na afirmativa correta:  
Fonte: https://tiagochagas.wordpress.com/2011/08/09/charge-os-diferentes-significados-que-o-tempo-da-as-palavras/
	
	a.
	A criança possui a capacidade de apropriar a estrutura externa e simbólica da palavra simultaneamente, consequentemente, a criança da charge identificará o computador e um órgão de um ser humano como cérebros. 
	
	b.
	A criança apropria-se primeiro da estrutura externa da palavra, consequentemente, o menino da charge associará cérebro como um órgão do ser humano.
	
	c.
	A criança apropria-se primeiro da estrutura externa da palavra, consequentemente, o menino da charge associará cérebro com um computador. 
	
	d.
	A criança apropria-se primeiro da estrutura simbólica da palavra, consequentemente, o menino da charge observará de forma generalizada e ampla o significado da palavra cérebro. 
	
	e.
	A criança apropria-se primeiro da estrutura simbólica da palavra, consequentemente, o menino da charge associará cérebro com um computador.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Podemos afirmar que a escrita do próprio nome é:
I - É uma escrita livre de contexto.
II- Não oferece a quantidade de letras necessária para escrever os nomes.
III - Oferece informação à criança sobre a forma e o valor sonoro convencional das letras.
Após reflexão das alternativas acima, podemos afirmar que:
	
	a.
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	b.
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	c.
	As alternativas I , II e III estão corretas.
	
	d.
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	e.
	Somente a alternativa III está correta
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
“Mais do que uma ‘ferramenta’, o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. (...) Ao brincar, as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencializa o desenvolvimento, fazendo com que a criança aprenda a conhecer, aprenda a fazer, aprenda a conviver e, sobretudo, aprenda a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, o brincar proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção”.
(Extraído de “A importância do brincar no desenvolvimento da criança.” http://aconversacompais.blogspot.com.br/2008/03/importancia-do-brincar-no.html. Acessado em 19/04/2016, 20h21).
A partir do que foi exposto, podemos considerar que:
	
	a.
	a brincadeira também é uma linguagem de segunda ordem, responsável, apenas, pelo desenvolvimento lúdico das crianças.
	
	b.
	apesar de ter grande importância para o desenvolvimento motor das crianças, a brincadeira não interfere no desenvolvimento da escrita.
	
	c.
	a brincadeira também é uma linguagem de segunda ordem e precede a escrita, para as crianças.
	
	d.
	a brincadeira não é uma linguagem de segunda ordem, pois ocupa um papel de ordem irrelevante no desenvolvimento das crianças.
	
	e.
	a brincadeira também é uma linguagem de segunda ordem, mas não precede a escrita, para as crianças.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
A figura abaixo corresponde a uma atividade muito comum no processo de alfabetização. Nela, a criança escreve as letras e  o nome dos objetos apresentados na folha. 
Fonte: http://caminhosuado.blogspot.com.br/2010/03/cruzadinhas-campo-semantico.html
Clique na afirmativa correta: 
	
	a.
	A figura mostra uma atividade relacionada ao processo de alfabetização e que utiliza palavras do mesmo campo semântico. 
	
	b.
	O uso de atividades que trabalham palavras com o mesmo campo semântico constitui uma atividade desnecessária, pois não contribui para o aprendizado. 
	
	c.
	A figura mostra uma atividade que não está relacionada ao processo de alfabetização, porém utiliza palavras do mesmo campo semântico.
	
	d.
	O uso de atividades que trabalham palavras com o mesmo campo semântico prejudica o aprendizado e alfabetização da criança. 
	
	e.
	O uso de atividades que trabalham palavras com o mesmo campo semântico e relacionadas ao universo infantil prejudicam o processo de letramento. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Teberosky recomenda que o professor encoraje os seus alunos a produzirem um jornal. Ele afirma que ao trabalhar com jornais, a criança pode explorar a organização das páginas e das notícias e também incorporar elementos gráficos, exercendo ao mesmo tempo um exercício de leitura e sua compreensão no domínio cognitivo.
Com base nisso, assinale a alternativa correta sobre o trabalho com jornais no processo de letramento:
	
	a.
	A elaboração de um jornal pode atingir diversos níveis importantes como o cognitivo, o gráfico, o linguístico e o pragmático.
	
	b.
	
Ao escrever para um jornal o aluno em processo de letramento deverá produzir textos nos diversos gêneros textuais como crônica, editorial e notícia.
	
	c.
	Essa atividade só deve ser usada no processo de letramento de adultos, visto que crianças são inocentes demais para entender a relação entre a notícia e o fato relatado por ela.
	
	d.
	
O aluno não deve trabalhar com relatos de coisas reais no processo de letramento. Deve deter-se a relatos ficcionais.
	
	e.
	
A elaboração de um jornal contribui para que o aluno as vozes presentes no discurso jornalístico, tomando o sentido como uma construção histórica.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Observe as duas versões para essa famosa cantiga de roda:
Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato tô tô
Mas o gato tô tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu:
Miau!
 
Não atire o pau no gato
Não atire o pau no gato (to-to)
Porque isso (Isso-Isso)
Não se faz (faz-faz)
O gatinho (Gatinho-Gatinho)
É nosso amigo (Amigo)
Não devemos maltratar
Os Animais
Miau!!!
 Uma tendência atual e polêmica com relação aos contos de fadas e cantigas de roda é a de se retirar o mal, o medo e o castigo das suas narrativas. No entanto, há quem afirme que essa não é uma prática saudável. Quais das alternativas abaixo correspondem a argumentos que refutam ou afirmam essa tendência atual? 
I - Não é saudável que as crianças enfrentem tais temas, psicologicamente pode trazer traumas futuros
II - A criança sente prazer na sensação de viver, por empréstimo, grandes aventuras, grandes amores e grandes crueldades, também.
III - A criança pode ainda não estar preparada para passar pela experiência de entendimento do que é o ‘mal’.
IV - Não podemos descaracterizar a história retirando suas situações desastrosas ou maldosas, pois muitas deles trazem um conteúdo moral ligado a essas situações.
	
	a.
	As afirmativas I e IV são contrárias a essa tendência; as alternativas II e III são favoráveis.
	
	b.
	As afirmativas II e IV são contrárias a essa tendência; as alternativas I e III são favoráveis.
	
	c.
	As afirmativas III e IV são contrárias a essa tendência; as alternativas I e II são favoráveis.
	
	d.
	
As afirmativas II e III são contrárias a essa tendência; as alternativas I e IV são favoráveis.
	
	e.
	As afirmativas I e III são contrárias a essa tendência; as alternativas II e IV são favoráveis.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Reportagem é um dos elementos necessários para que caracterize um texto como jornalístico. Assim sendo, podemos definir reportagem como:
	
	a.
	uma forma de organizar, por assuntos, as matérias do jornal.
	
	b.
	o trabalho que desenvolve a notícia, enriquecendo-a com pormenores e informações complementares.
o trabalho que desenvolve a notícia, enriquecendo-a com pormenores e informações complementares, com gráficos, mapas, tabelas, fotos etc. Exige pesquisa e investigação, levando, portanto, mais tempo que a notícia para ser elaborada.
	
	c.
	situações sistemáticas e habituais que propiciem a criação literária.
	
	d.
	Texto curto para identificar o quê ou quem apareceu na foto.
	
	e.
	uma situação de interação em que dois indivíduos exercem influência mútua. Ela é a base da reportagem.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Sobre as diferentes atividades a serem realizadas utilizando os nomes próprios, o professor deve considerar:
I- Os conhecimentos prévios das crianças;
II- O grau de habilidade no uso do sistema alfabético;
III- As diferenças individuais dentro do grupo.
Estão corretas:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	Apenas I.
	
	e.
	I e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes