Buscar

Av1 Geografia da População

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) O Brasil, até as décadas de 1940 e 1950, apresentava um padrão demográfico relativamente estável, de caráter secular. Desde o Século XIX, tanto os níveis de fecundidade como os de mortalidade mantinham-se, com pequenas oscilações, em patamares regularmente elevados, embora já se pudessem observar, desde o início, pequenos declínios dos níveis de fecundidade. O comportamento reprodutivo da família brasileira, durante todo esse período, se caracterizava por uma concepção numerosa, típica de sociedades precariamente urbanizadas e industrializadas. As transformações no padrão demográfico até então vigente iniciaram-se de forma tímida, a partir dos anos 1940, quando se nota um consistente declínio dos níveis gerais de mortalidade, não acompanhados, concomitantemente, por uma redução dos níveis de natalidade. Esse quadro de mudanças se acentuou após a década de 1960, em decorrência de quedas expressivas nos níveis de fecundidade, redução esta que, quando comparada com situações vivenciadas por outros países, mostra o Brasil realizando uma das transições da fecundidade mais rápidas do mundo. Embora este fenômeno e suas consequências venham sendo debatidos pelos especialistas e estudiosos da área de população, continua sendo pouco compreendido por parcela significativa da população e, também, em parte, pelos formuladores de políticas públicas. (IBGE)
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos, faça uma análise da população brasileira considerando as asserções abaixo:
I. Nas últimas décadas a população brasileira tem passado por diversas transformações importantes em sua estrutura;
II. A estrutura da população brasileira vem se modernizando, com amplo predomínio da população idosa e quase sem crescimento da população absoluta;
III. A estrutura da população brasileira vem se mantendo já há muitos anos, com pequeno crescimento populacional, queda da mortalidade e aumento da natalidade;
IV. A população brasileira passa por um processo de transição, em que a fecundidade e o crescimento vem caindo, ao passo que a população idosa tem aumentado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) I e II.
d) I e IV.
e) I, II, III.
2) O Brasil, até as décadas de 1940 e 1950, apresentava um padrão demográfico relativamente estável, de caráter secular. Desde o Século XIX, tanto os níveis de fecundidade como os de mortalidade mantinham-se, com pequenas oscilações, em patamares regularmente elevados, embora já se pudessem observar, desde o início, pequenos declínios dos níveis de fecundidade. O comportamento reprodutivo da família brasileira, durante todo esse período, se caracterizava por uma concepção numerosa, típica de sociedades precariamente urbanizadas e industrializadas. As transformações no padrão demográfico até então vigente iniciaram-se de forma tímida, a partir dos anos 1940, quando se nota um consistente declínio dos níveis gerais de mortalidade, não acompanhados, concomitantemente, por uma redução dos níveis de natalidade. Esse quadro de mudanças se acentuou após a década de 1960, em decorrência de quedas expressivas nos níveis de fecundidade, redução esta que, quando comparada com situações vivenciadas por outros países, mostra o Brasil realizando uma das transições da fecundidade mais rápidas do mundo. Embora este fenômeno e suas consequências venham sendo debatidos pelos especialistas e estudiosos da área de população, continua sendo pouco compreendido por parcela significativa da população e, também, em parte, pelos formuladores de políticas públicas. (IBGE)
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos, faça uma análise da população brasileira considerando as asserções abaixo, como Verdadeiras ou Falsas:
( ) O padrão demográfico brasileiro não sofre alterações desde 1940.
( ) Nas últimas décadas a população brasileira tem passado por diversas transformações importantes em sua estrutura;
( ) A estrutura da população brasileira vem se modernizando, com amplo predomínio da população idosa e quase sem crescimento da população absoluta;
( ) A estrutura da população brasileira vem se mantendo já há muitos anos, com pequeno crescimento populacional, queda da mortalidade e aumento da natalidade;
( ) A população brasileira passa por um processo de transição, em que a fecundidade e o crescimento vem diminuindo, ao passo que a população idosa tem aumentado.
Analisando as asserções acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) F, F, F, F, V.
b) F, F, V, V, F.
c) V, V, V, F, F.
d) F, V, F, F, V.
e) F, V, V, V, V.
3) Nas últimas décadas a população brasileira vem passando por diversas alterações. Essas mudanças tem sua origem em fatos socioeconômicos verificados em nossa sociedade. Estes fatos são:
- Fortes deslocamentos migratórios do campo para a cidade, levando ao crescimento do espaço urbano;
- Avanços no processo de assalariamento da economia brasileira e engajamento crescente da mulher no mercado de trabalho urbano;
- Disseminação de um modelo econômico voltado para o consumo de bens duráveis em íntima associação com a generalização das relações de mercado;
- Elevação dos custos de reprodução familiar e social.
Sobre as mudanças na estrutura da população brasileira, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As mudanças da população brasileira estão intimamente ligadas a processos e mudanças socioeconômicas ocorridas no Brasil das últimas décadas.
b) Trata-se de um processo contraditório ao nosso desenvolvimento sócio econômico, difícil de ser explicado.
c) Tais mudanças demonstram a grande influência das questões culturais na demografia brasileira.
d) O processo demográfico no Brasil é contrário à situação econômica, pois quanto mais crises e dificuldades, maior o crescimento populacional.
e) Nossa estrutura demográfica não tem apresentado mudanças. Ela tem se mantido com relativamente pouca evolução.
4) O Regime Demográfico de População Envelhecida, também apresenta características distintivas próprias. Os países nesse regime apresentam industrialização consolidada, marcada pelo alto desenvolvimento tecnológico e humano.
Analise as características desse Regime Demográfico citadas nas afirmativas abaixo:
I. Baixa taxa de natalidade.
II. Alta taxa de mortalidade.
III. Pequeno crescimento vegetativo ou ausência de crescimento.
IV. Alta taxa de natalidade.
V. Baixa taxa de mortalidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas IV, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
5) A transição demográfica muito mais do que apenas promover alterações na estrutura etária da população, promove um impacto socioeconômico considerável nos países. Este processo pode apresentar dois fenômenos que são conhecidos nos estudos populacionais: o bônus ou o dividendo demográfico.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao dividendo demográfico.
Alternativas:
a) O dividendo demográfico está associado àqueles países que apresentam uma população adulta, em idade economicamente ativa, maior em comparação aos grupos etários teoricamente dependentes, ou seja, crianças e idosos.
b) Dividendo demográfico expressa um conceito segundo o qual o crescimento da população é muito rápido, o que impacta de forma bastante positiva o país e suas finanças.
c) Para a demografia quando a população tem um equilíbrio entre as diferentes faixas etárias da população, demonstrando que essa é uma sociedade socialmente equilibrada, isto constitui o dividendo demográfico.
d) O dividendo demográfico é quando um país apresenta uma grande população idosa, já não economicamente ativa, que acaba impactando na economia nacional devido ao peso do sistema previdenciário.
e) O dividendo demográfico é muito negativo e se faz presente em um país quando há uma situação de explosão demográfica,inviabilizando o desenvolvimento econômico e social.

Outros materiais