A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Atividade 2   Gestão Financeira e Orçamentária

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para muitas organizações, mais difícil do que integrar seus processos de negócio e gerar informações sobre seu desempenho, é utilizar esses dados para elaborar projeções financeiras que possam demonstrar com adequada assertividade sua visão de futuro. Por outro lado, os acionistas efetuam cada vez mais pressão para verem atendidas as suas expectativas de resultado, estando a ausência ou má-elaboração e/ou acompanhamento do orçamento entre as principais razões para o não atendimento dessas expectativas. Os sintomas de um processo ineficiente de orçamento são usualmente óbvios: distanciamento das ações operacionais dos objetivos estratégicos do negócio, surpresas nas revisões periódicas ou anuais, aumento do envolvimento das áreas operacionais sem trazer melhoria para os resultados, falta de comprometimento das áreas envolvidas, aumento nos níveis de itens a serem analisados, lentidão na coleta e consolidação dos dados sem tempo para análise e simulações e uma exagerada confiança nos softwares utilizados para sua preparação.
Acesso: Acesso 29 Abr. 2017 < http://www.kpmg.com.br/images/OE.pdf>
Considerando o texto exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando vamos iniciar um planejamento e orçamento, temos que ter em mente as premissas necessárias que vão dar a direção para organização. Para que isso aconteça os cenários de cada setor deve ser observado para elaboração do orçamento.
Porque 
II. As premissas promovem um dimensionamento das estratégias a serem seguidas para definição das metas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	a. 
As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Feedback correto: As asserções I e II são corretas. – Porque , como mencionado as premissas que vão nortear as etapas a serem seguidas para elaboração do orçamento, e deve estar alinhados com os setores para atingimento de suas metas.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O orçamento na administração pública tem a mesma função que aquela admitida na esfera privada. Desse modo, serve como direcionador e coordenador das atividades do governo. A Srta. Luana é uma nova funcionária da Secretaria de Planejamento do governo. Desse modo, ela deseja conhecer a estrutura de um orçamento público. A Sra. Flávia, chefe da Srta. Luana, explica que, no âmbito do orçamento público no Brasil, a estrutura é a seguinte:
• Plano Plurianual (PPA);
• Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
• Lei Orçamentária Anual (LOA).
Nesse sentido, a Sra. Flávia comenta com a Srta. Luana que o processo orçamentário público é norteado por princípios.Sobre o orçamento na administração pública, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Possui como princípio a “universalidade”, que determina que as receitas e as despesas devem ter previsão legal.
	Resposta Correta:
	a. 
Possui como princípio a “universalidade”, que determina que as receitas e as despesas devem ter previsão legal.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Possui como princípio a “universalidade”, que determina que as receitas e as despesas devem ter previsão legal. Dentre os princípios do Orçamento na Administração Pública, tem-se o princípio da universalidade. De acordo com este princípio, receitas e despesas devem ter previsão em lei. Desse modo, não podem ser orçadas receitas ou despesas sem previsão legal.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As vendas são muito importantes para qualquer empresa, pois sua função é a cobertura de todos os gastos realizados para sua obtenção, gerando ainda um lucro aos acionistas. No âmbito orçamentário, o orçamento das vendas favorecerá a elaboração dos demais orçamentos, como o de produção, o de gastos fixos e o de investimentos. Dessa forma, para elaborar o orçamento de vendas da Companhia AUDAX Ltda. foram utilizadas as seguintes informações:
Preço praticado: $17,50. 
Volume de vendas: 20 mil unidades. 
Política de cobrança: 50% à vista, 30% em 30 dias e o restante em 60 dias. 
Assinale a alternativa que descreve corretamente os valores orçamentários para as vendas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A receita total calculada é de $350 mil, com $175 mil de recebimentos previstos à vista, $105 mil a prazo em 30 dias e o restante em 60 dias.
	Resposta Correta:
	c. 
A receita total calculada é de $350 mil, com $175 mil de recebimentos previstos à vista, $105 mil a prazo em 30 dias e o restante em 60 dias.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A receita total pode ser obtida da seguinte forma: $17,50 x 20.000 = $350.000,00. Os recebimentos previstos são: 50% à vista ($175.000,00); 30% a prazo em 30 dias ($105.00,00) e o restante em 60 dias.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O orçamento público faz parte do nosso cotidiano, pois todas a arrecadações recebidas pelo governo saem dos contribuintes, de forma direta ou indireta. São repassados através de compras e ou serviços que estão embutidos os impostos no preço. Além destes, temos os impostos diretos, que é o caso do imposto de renda retido na fonte e que é pago por milhões de contribuintes que recebem salário ou quando prestam serviços para pessoas jurídicas ou físicas. Considerando que o orçamento público se compõe de receitas e despesas. Por receitas públicas, compreendemos “os recursos recebidos necessários à efetivação das políticas públicas através dos programas de governo” (BEZERRA FILHO, 2013, p. 83). Despesas públicas, por sua vez, são “o conjunto de gastos públicos autorizados por intermédio do orçamento” (BEZERRA FILHO, 2013, p. 134).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.  
I - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
Porque
II -  Uma das principais funções da LDO é estabelecer parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das metas e objetivos contemplados no PPA.  É papel da LOA ajustar as ações de governo, previstas no PPA, às reais possibilidades de caixa do Tesouro Nacional e selecionar dentre os programas incluídos no PPA aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	Feedback correto: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um processo orçamentário deve seguir um procedimento adequado com vistas a auxiliar o alcance inegável dos benefícios gerados pelo orçamento. A Companhia TYON Ltda. está em pleno processo de elaboração do orçamento. Desse modo, as áreas de Controladoria e Planejamento são responsáveis pela coordenação de todas as atividades para o processo orçamentário da companhia. Os gerentes resolvem apresentar para todos os envolvidos no processo os passos de elaboração do orçamento até a etapa de produção. Desse modo, a figura a seguir representa o processo de elaboração orçamentária que será utilizado pela empresa
Com base na figura, é correto afirmar que:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.