simulado de D. do Trabalho 2
6 pág.

simulado de D. do Trabalho 2


Disciplina<strong>direito do Trabalho</strong> 32 materiais2 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a Questão (Ref.:201711357321)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Acerca do aviso prévio marque a opção correta:
I - O aviso prévio é devido nas dispensas sem justa causa do empregado.
II - A cada ano de contrato de trabalho o aviso prévio é acrescido em 3 dias até o limite máximo de  60 dias. 
III - O aviso prévio é rrenunciável.
IV - É ilícito o pagamento de horas extras em substituição da redução da jornada no aviso prévio trabalhado pelo empregado.
		
	
	I, III e IV
	 
	I, II e IV
	
	II e III
	 
	I e IV
	
	III e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201711368453)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(FCC-2018) Com relação ao aviso prévio, considere:
 
I. Conta-se o prazo do aviso prévio excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento.
II. Ao aviso prévio serão acrescidos 3 dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 30 perfazendo um total de até 60 dias.
III. É possível e legal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho no aviso prévio trabalhado, pelo pagamento das horas correspondentes.
IV. O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.
 
De acordo com a legislação competente, bem como com entendimento sumulado do TST, está correto o que se afirma APENAS em 
 
		
	
	I, II e IV. 
	 
	II, III e IV. 
	
	I e III. 
	 
	I e IV. 
	
	II e III. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201711314359)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Alice, repositora no Supermercado Alegria Ltda. manifestou sua intenção de rescindir seu contrato de trabalho por prazo indeterminado, pedindo para ser feito um acordo com seu empregador. Tendo em vista as novas disposições introduzidas pela Lei nº 13.467/2017, o contrato de trabalho  
		
	
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, não sendo devido o aviso prévio, sendo que as demais verbas trabalhistas serão devidas em sua integralidade, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, sem direito à indenização sobre o seu saldo e não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	 
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido metade do aviso prévio, se indenizado, e metade da indenização sobre o saldo do FGTS e as demais verbas trabalhistas em sua integralidade, podendo sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS, não podendo ingressar no Programa de Seguro-Desemprego. 
	
	poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, sendo devido apenas o saldo de salário e as férias vencidas acrescidas de 1/3, podendo Alice sacar 80% do valor dos depósitos do FGTS e ingressar no Programa de Seguro-Desemprego.
	
	não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, uma vez que as verbas trabalhistas representam direitos indisponíveis.  
	
	não poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, necessitando, para tanto, obrigatoriamente de autorização do Ministério do Trabalho para sua homologação. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201711398007)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito do direito às férias, é correto afirmar o seguinte:
		
	
	É facultado ao empregado converter metade do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.     
	
	O empregado perceberá, durante as férias, apenas 1/3 da remuneração que lhe for devida na data da sua concessão. 
	
	 Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno, insalubre ou perigoso não serão computados no salário que servirá de base ao cálculo da remuneração das férias.  
	
	O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido serão efetuados até 24 horas antes do início do respectivo período.   
	 
	Quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos 12  meses que precederem à concessão das férias.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201711368440)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(VUNESP-2018) Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até
		
	
	2 (dois) períodos, exceto para o empregado adolescente.
	
	3 (três) períodos, exceto para o maior de 60 (sessenta) anos de idade.
	
	2 (dois) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos.
	 
	3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 (quatorze) dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 (cinco) dias corridos, cada um. 
	
	2 (dois) períodos, exceto para o maior de 50 (cinquenta) anos de idade.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201711390387)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2018, Banca: FCC, Órgão: TRT - 2ª REGIÃO, Prova: Técnico Judiciário - adaptada): Com relação às férias, considere:
 
I. Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até 3 períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos, cada um.
 
II. É vedado o início das férias no período de 2 dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.
 
III. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado, sendo que os membros de uma família, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, terão direito a gozar férias no mesmo período, se assim o desejarem e se disto não resultar prejuízo para o serviço.
 
IV. Os empregados maiores de 60 anos de idade gozarão das férias sempre de uma só vez, assim como o empregado estudante, menor de 18 anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.
 
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, está CORRETO o que se afirma APENAS em:
 
		
	
	IV.
	
	III e IV.
 
	 
	I e II.
 
	
	I e IV.
	
	I e III.
 
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201711314356)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em relação ao término do contrato por prazo determinado no Direito do Trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
II. Se o empregado der causa ao término do contrato, antes do prazo fixado, deverá pagar indenização ao empregador, pelos prejuízos que esse desligamento antecipado causar à empresa.
III. Havendo termo estipulado, o empregado não poderá se desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.
Estão corretas as afirmativas
		
	
	I e II, apenas.
	
	Todas estão corretas
	
	I, II e III.
	 
	II e III
	 
	I e III, apenas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201711331832)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2018) O aviso prévio
		
	
	é devido na proporção de 50% na despedida indireta, havendo expressa disposição legal neste sentido.
	
	será de cinco dias quando o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior. 
	 
	é direito irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador de serviço obtido novo emprego. 
	
	não é devido o aviso prévio na despedida indireta, havendo expressa disposição legal neste sentido. 
	
	indenizado, não possui como integrante de sua base de cálculo horas extras habituais. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201711361333)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Jerônimo é empregado na sociedade empresária Produtos Baianos Ltda., exercendo a função de entregador.
No ano em que completou 18 anos, Jerônimo