Buscar

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
CEL0144_A1_201602563837_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno:
	Matrícula: 
	Disc.: PSICOLOGIA INSTITUC. 
	2019.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Quanto aos objetivos da instituição e do psicólogo, ambos têm que ser perfeitamente conhecidos como prerrogativa de um ponto de partida para um trabalho profissional. O objetivo final do psicólogo institucional configura-se num objetivo de psico-higiene. A psico-higiene consiste na:
	
	
	
	obtenção da melhor organização e condições as quais possam promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição.
	
	
	atividade psicoterápica (doente e cura)
	
	
	extensão da psicologia aplicada.
	
	
	decadência tanto no aspecto investigativo quanto no desenvolvimento da prática profissional da psicologia.
	
	
	passagem dos enfoques sociais aos individuais.
	
Explicação:
Psico-higiene, saúde e bem estar de todos os membros integrantes da instituição; saúde física e psicológica.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A técnica de grupos operativos caracteriza-se por estar centrada em uma:
	
	
	
	dramatização.
	
	
	enquete.
	
	
	entrevista.
	
	
	tarefa.
	
	
	atuação.
	
Explicação:
Questão válida.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O termo Psicologia Institucional foi criado por Bleger e segundo ele, este ramo da Psicologia deve recorrer ao que já foi acumulado pela Psicologia: teoria, método, técnicas. Especificamente irá utilizar as contribuições da Psicologia Social e da Psicanálise. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta. I- O papel do psicólogo deve ser o de investigador das relações interpessoais, ele deve conhecer e buscar a compreensão das variáveis manifestas e latentes que determinam o comportamento humano nessas relações. II- . O objetivo mais geral do psicólogo no campo institucional, segundo Bleger, é o da psico-higiene, ou seja, conseguir a partir de sua intervenção uma melhor organização no ambiente de trabalho e promover maior bem-estar para os integrantes da Instituição. III- Para Bleger , a sociedade como um todo, na sua forma objetiva apresenta em sua estrutura uma alienação fundamental onde o que é produzido socialmente (bens de consumo, cultura) é distribuído de forma desigual entre seus membros.
	
	
	
	Todos os itens estão corretos
	
	
	Somente o item II está correto
	
	
	Somente os itens I e III estão corretos.
	
	
	Somente os itens II e III estão corretos.
	
	
	Somente os itens I e II estão corretos.
	
Explicação:
 I- O papel do psicólogo deve ser o de investigador das relações interpessoais, ele deve conhecer e buscar a compreensão das variáveis manifestas e latentes que determinam o comportamento humano nessas relações. VERDADEIRO, HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM COMPREENDER AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS INSTITUIÇÕES, OS CONTEÚDOS NÃO MANIFESTOS, AS RAZÕES DOS COMPORTAMENTOS
II- . O objetivo mais geral do psicólogo no campo institucional, segundo Bleger, é o da psico-higiene, ou seja, conseguir a partir de sua intervenção uma melhor organização no ambiente de trabalho e promover maior bem-estar para os integrantes da Instituição. VERDADEIRO, TEM COMO OBJETIVO O BEM ESTÁR FÍSICO E PSICOLÓGICO DOS INTEGRANTES DA INSTITUIÇÃO
III- Para Bleger , a sociedade como um todo, na sua forma objetiva apresenta em sua estrutura uma alienação fundamental onde o que é produzido socialmente (bens de consumo, cultura) é distribuído de forma desigual entre seus membros. VERDADEIRO, E MUITOS PROBLEMAS PESSOAIS SURGEM DESSA MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E BENS MATERIAIS, DESIGUALDADE SOCIAL
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A proposta de Bleger nas Instituições é a psico-higiene, isto significa dizer que:
	
	
	
	A psico-higiene é a promoção da saúde e do bem -estar dos integrantes da Instituição.
	
	
	A psico-higiene não é adequada para se alcançar nos grupos.
	
	
	A psico-higiene é uma técnica para ouvir os grupos da Instituição.
	
	
	A psico-higiene é uma técnica para ouvir a Direção da Instituição.
	
	
	A psico-higiene é maneira prófilática do indivíduo não entrar em surto psicótico.
	
Explicação:
Questão válida sobre psico-higiene.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A perspectiva de Bleger sobre a intervenção do psicólogo nas instituições é sempre _______________. Esta perspectiva é entendida como em termos de relações de poder que delimitam a vida dos grupos e das classes sociais. No entanto, o autor se esforça em demonstrar que esse trabalho é uma forma de fazer ciência, mas ciência no sentido de investigação que não se desvincula do cotidiano e que está relacionada à subjetividade do indivíduo nas relações humanas.
	
	
	
	multifatorial
	
	
	matricial
	
	
	política
	
	
	hierárquica
	
	
	positivista
	
Explicação:
Para Bleger, toda atuação é política na medida em que transita pelas relações de poder existente mos grupos e instituições.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		É inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos em uma equipe de trabalho. Assim, faz-se necessário reconhecer que o conflito existe e precisa ser enfrentado. Considere as afirmativas abaixo quanto aos conflitos em equipes de trabalho:
I. Considera-se a procura pelo entendimento entre os membros da equipe um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das equipes, pois o exercício do diálogo e o estímulo à expressão abrem caminho para o respeito às diferenças pessoais e de pontos de vista.
II. Os conflitos passam a ser uma grande oportunidade para praticar a busca do consenso. Neste sentido, deve-se procurar a decisão por votação, ou que uma ¿instância superior¿ decida pelas pessoas em divergência.
III. Para conciliar, é preciso que os membros da equipe sejam ¿assertivos¿ e cooperativos, na tentativa de satisfazer os interesses de todos os envolvidos no conflito.
Estão corretas:
	
	
	
	apenas as afirmativas I e III
	
	
	apenas as afirmativas I e II
	
	
	apenas a afirmativa III
	
	
	apenas as afirmativas II e III
	
	
	todas as afirmativas
	
Explicação:
I. Considera-se a procura pelo entendimento entre os membros da equipe um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento das equipes, pois o exercício do diálogo e o estímulo à expressão abrem caminho para o respeito às diferenças pessoais e de pontos de vista. VERDADEIRO, POIS PARA QUE O GRUPO SEJA COESO, FUNCIONE, É PRECISO QUE TODOS SE RESPEITEM EM SUAS OPINIÕES E PARA ISSO É FUNDAMENTAL O DIÁLOGO.
II. Os conflitos passam a ser uma grande oportunidade para praticar a busca do consenso. Neste sentido, deve-se procurar a decisão por votação, ou que uma ¿instância superior¿ decida pelas pessoas em divergência. FALSO, POIS QUANDO SE FALA EM COESÃO DO GRUPO, OBJETIVOS COMUNS, DIÁLOGO, RESPEITO AS DIFERENÇAS, LOGO AS DECISÕES SÃO DEMOCRÁTIZADAS, COLETIVAS E AÍ NÃO SE TRATA DE TER UM LÍDER AUTOCRÁTICO QUE TOME AS DECISÕES PELO GRUPO; OS MEMBROS DO GRUPO DEVEM TOMAR DECISÕES EM CONJUNTO E EM CASO DE DIVERGENCIA, ABRIR PARA VOTAÇÃO
III. Para conciliar, é preciso que os membros da equipe sejam ¿assertivos¿ e cooperativos, na tentativa de satisfazer os interesses de todos os envolvidos no conflito.VERDADEIRO, DECISÕES COLETIVAS,SENSO DE DEMOCRACIA E ENFRENTAMENTO DE CONFLITOS.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No campo institucional, de acordo com Bleger, o psicólogo tem como objetivo promover a psico-higiene que tem como proposta as seguintes afirmações, exceto:
	
	
	
	ser um técnico das relações interpessoais ou um técnico dos vínculos humanos;
	
	
	conseguir melhor organização e condições que tendam a promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição;
	
	
	ser o técnico da explicitação do implícito, ajudando a compreender os problemas e todas as variáveis possíveis dos mesmos;
	
	
	contribuir para a solução dos conflitos, na condição de funcionário na instituição para um maior envolvimento afetivo com os integrantes.
	
	
	ser um agente de mudança e um catalisador ou depositário de conflitos a fim de reconhecê-los e não agir em função deles, mas agir sobre eles.
	
Explicação:
Não há que se ter envolvimento afetivo, coleguismo, é senso de profissionalismo que se tem que ter.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para José Bleger, alguns requisitos são indispensáveis para que os conceitos da Psicanálise possam ser utilizados na atuação do psicólogo institucional. Entre eles temos como elemento relevante
	
	
	
	As consultas institucionais
	
	
	O enquadramento da atuação
	
	
	As regras institucionais
	
	
	O salário do psicólogo
	
	
	O horário do profissional
	
Explicação:
Para Bleger, o enquadramento reúne as condições específicas do trabalho do psicólogo institucional , da mesma maneira que é utilizado na clínica

Outros materiais

Perguntas Recentes