Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 1 E 2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	 1a Questão (Ref.: 201408467242)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fernando iniciou sua atividade docente na educação infantil da escola Nossa Senhora de Fátima. Ao participar da primeira reunião de planejamento pedagógico, ouviu a explicação da orientadora educacional dizendo que, no projeto político pedagógico, os professores de escola optaram por fundamentar a sua prática pedagógica na concepção de aprendizagem e desenvolvimento elaborado por Jean Piaget, adotando os pressupostos conceituais e didáticos que foram organizados sob o nome de construtivismo. Das respostas abaixo, qual delas não pertence ao projeto político-pedagógico da escola já que ela se propõe a trabalhar com o construtivismo?
		
	
	As disciplinas são trabalhadas de forma integrada e contextualizada através de projetos em que o mais importante no processo de aprendizagem não é o resultado final, mas o processo de construção individual do aluno.
	
	O erro não é visto como uma falha do aluno, mas como uma forma de raciocinar, que está relacionada com a lógica do conhecimento.
	 
	As avaliações são individuais, classificatórias e obedecem ao princípio de meritocracia, pois os mais bem preparados terão melhores resultados.
	
	A disciplina vem do próprio aluno que, se percebendo como sujeito ativo na construção do conhecimento, tem um compromisso próprio com o estudo.
	
	Durante as aulas o aluno é desequilibrado pelo professor com o objetivo de desencadear novos processos de assimilação e acomodação e, por fim, construir novos esquemas cognitivos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408425268)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pensando em utilizar a Epistemologia Genética, ou seja, a teoria de Jean Piaget para explicar como os alunos da educação básica constroem conhecimento sobre o mundo, a gestora do colégio trabalhou as características do estágio pré-operatório. Marque a alternativa em que todas as características fazem parte do estágio pré-operatório.
		
	 
	Simbolização, linguagem oral, escrita e desenho.
	
	Reações circulares, noção de causalidade e de conservação da massa.
	
	Desenho, expressão oral, raciocínio matemático abstrato e pensamento hipotético dedutivo.
	
	Conservação da massa, do volume e da substância.
	
	Representação, conservação de massa e volume.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408425263)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que corresponda corretamente ao conceito de Acomodação na obra de Jean Piaget:
		
	
	Déficit cognitivo existente entre o sujeito do conhecimento e os demais sujeitos que interagem na sala de aula.
	
	Tornar-se um sujeito bastante acomodado e pouco interessado em novas construções cognitivas.
	
	Mostrar-se resistente à mudança de ponto de vista, conservando o egocentrismo intelectual e, sobretudo, a imaturidade cognitiva.
	 
	Mudanças na estrutura cognitiva do sujeito para incluir novas informações.
	
	Após algum empenho cognitivo, demonstrar fadiga, tornar-se acomodado e, por conseguinte, ter prejuízo acadêmico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408467253)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao escrever o planejamento político pedagógico da creche Pimpolho, os educadores lançam um olhar mais sensibilizado para o desenvolvimento afetivo das crianças e, neste, para a expressão do desenvolvimento psicossexual. No que se refere à transição das fraldas para a utilização do banheiro, qual das assertivas abaixo faz menção à teoria de desenvolvimento psicossexual elaborado por Sigmund Freud.
i) Ao retirar as fraldas, a criança descobre que existe um órgão fálico e que ele é diferente nos mínimos e nas mínimas.
ii) Na fase anal, as regras morais que começam a ser apresentadas para a criança têm relação com a descoberta do órgão fálico e da projeção dos sentimentos de amor nos progenitores.
iii) A retirada da fralda na fase anal acontece porque a criança já apresenta maturidade tanto no controle dos esfíncteres quanto na compreensão da higiene. Informações que são transmitidas e processadas graças ao desenvolvimento da linguagem.
Estão corretas:
		
	 
	i e iii
	
	i, ii, iii
	
	apenas ii
	
	i e ii
	
	apenas iii
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408467249)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em se tratando da avaliação no paradigma construtivista, sabe-se que há uma mudança tanto conceitual quanto metodológica na forma de compreender a lógica da avaliação. Das alternativas abaixo, qual está correta na intenção de responder sobre o objetivo da avaliação e a concepção de aluno no paradigma construtivista.
		
	 
	Aluno é uma tábula rasa, pronta para participa de toda a dinâmica rica e intensa de construção de conhecimento com o professor e, depois, realizar avaliações classificatórias em que o principal objetivo seja a capacidade de o aluno propor solução para os problemas apresentados pelo professor.
	
	Como o aluno é um sujeito que precisa ir para a escola para aprender e conhecer os conceitos científicos, sua avaliação precisa ser classificatória e levar em conta o processo de construção de conhecimento, pois o mais importante na didática do paradigma construtivista é o processo.
	
	Como alguém que já tem dons para serem desenvolvidos, o aluno chega ao colégio e precisa da ajuda do professor para aprender e memorizar todos os conteúdos importantes que farão parte das pesquisas realizadas no paradigma construtivista. A memória é uma importante função psicológica a ser avaliada no paradigma construtivista.
	
	Em se tratando que vivemos numa sociedade competitiva, o sujeito deste paradigma é o mesmo que reconhecemos em nossas interações diárias, por isso, a avaliação do paradigma construtivista é pautada na meritocracia e na aprendizagem significativa.
	 
	O aluno é um sujeito ativo que constrói seu conhecimento na interação com objetos e teorias que são apresentados na escola. Neste processo, tudo é avaliado, inclusive a disciplina pessoal do aluno e sua capacidade de resolver conflitos no grupo e sistematizar todo o conhecimento que fora produzido.
	 1a Questão (Ref.: 201408424892)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela, estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
	
	a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
	
	professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança.
	
	uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar distrações.
	 
	alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408424890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	À medida que a criança cresce, o corpo fica mais forte e ela adquire maior controle e coordenação. A criança entre 2 e 6 anos de idade movimenta-se com maior velocidade e torna-se mais capaz de dirigir e aperfeiçoar suas próprias atividades. Com relação às habilidades motoras está INCORRETO afirmar que:
		
	
	pais e professores podem estimular hábitos de higiene como usar o guardanapo e lavar as mãos após as refeições.
	
	enquanto uma criança tem aoportunidade de brincar em um espaço adequado e tem os colegas e estruturas apropriadas, as habilidades motoras grossas desenvolvem-se rapidamente.
	
	o principal motivo de as crianças terem dificuldades com as habilidades motoras finas é que elas simplesmente ainda não desenvolveram o controle muscular, a paciência e o discernimento necessários.
	
	de um modo geral, as crianças aprendem as habilidades motoras básicas ensinando a si mesmas e aprendendo com outras crianças.
	 
	coisas como despejar o suco de uma jarra no copo, cortar a comida com garfo e faca costumam ser fáceis para crianças de 2 a 6 anos que frequentam creches desde bebê, pois são treinadas para isso.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408424891)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Muitos pais costumam ficar ansiosos a respeito da aquisição da língua escrita para crianças a partir dos 3 anos de idade. Qual poderia ser a resposta CORRETA de uma educadora de crianças dessa faixa etária ao ser abordada por um pai que indaga a respeito de que atividades estão sendo oferecidas na creche e quais dessas atividades ele pode fazer em casa para acelerar esse processo?
		
	
	Acho que você tem razão, e, por estar preocupada com isso, vou começar a oferecer atividades que envolvam cópias repetidas das letras do alfabeto.
	 
	Eu não desejo criar ansiedades quanto às habilidades que devem ser desenvolvidas com alegria. Para a aquisição da língua escrita ofereça atividades que explorem a linguagem falada, leitura de livros com figuras, contação de histórias.
	
	Peça para a criança repetir várias vezes a tarefa, até que ela apresente o resultado esperado.
	
	Evite incentivá-la fazer desenhos em casa; incentive-a a escrever as letras isoladamente, pois assim ela irá memorizar todo o alfabeto.
	
	Aconselho você, em casa, a ajudar a criança a cobrir as letras e, caso seja necessário, a segurar o lápis junto com ela durante a realização da atividade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408449188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando ocorre aquisição ou modelação de um comportamento de alguém, de modo relativamente permanente, como resultado da observação dos atos de outro, denomina-se aprendizagem por:
		
	
	Cognitivismo
	 
	Imitação
	
	Produtivismo
	
	Criativismo
	
	Significação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408425469)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O apego, ou vínculo emocional, é formado nos seres humanos ao longo de muitas horas de interação, durante as quais os bebês e os pais constroem uma estreita relação. Como consequência do apego inseguro, desenvolvido através de relações onde os bebês nem sempre têm suas necessidades satisfeitas, temos crianças cujos comportamentos se apresentam:
		
	
	confiantes na sua autonomia e capacidade.
	
	confiantes em outras pessoas e em si mesmos.
	
	mais sociáveis e mais positivas em seu comportamento em relação aos outros.
	
	com vínculos fortes em relação a seus pais.
	 
	medrosas e ansiosas com relação à sua própria segurança.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes