Disciplina Història Moderna primeira avaliação
4 pág.

Disciplina Història Moderna primeira avaliação


DisciplinaHistória Moderna845 materiais6.755 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	História Moderna (HIS28)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:424724) ( peso.:1,50)
	Prova:
	7996636
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a Idade Média houve um processo de descentralização do poder político. A Igreja Católica era uma das poucas instituições que dava uma certa unidade no contexto medieval da Europa Ocidental. Essa característica fazia com que o alto clero acumulasse grandes poderes, cometendo vários abusos, dentre eles a prática da simonia. Sobre as simonias, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o nome atribuído à relação da Igreja Católica com a monarquia francesa.
	 b)
	Termo atribuído à venda das indulgências durante a Idade Média.
	 c)
	Simonia é o nome que se dá à prática de se pagar por uma nomeação a um alto cargo sacerdotal.
	 d)
	Reação popular relacionada aos privilégios monárquicos durante a Idade Média.
	2.
	Hoje em dia é comum a cobrança de juros, que parece difícil acreditar que os juros também têm uma historicidade. Houve tempos em que a cobrança não era comum e havia vários entraves para que a sua prática se tornasse algo aceito. Sobre a cobrança de juros, no final da Idade Média, analise as sentenças a seguir:
I- Denominada usura, era condenada pela Igreja Católica, que entendia ser essa uma prática imoral e anticristã.
II- Embora fosse uma prática comum, os banqueiros não foram capazes de criar justificativas convincentes para ela.
III- Só fazia sentido na época em que o dinheiro não circulava e, portanto, era muito perigoso seu manuseio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	De 1348 a 1350, a temível Peste Negra dizimou aproximadamente um terço da população europeia. Neste cenário de tragédia ocorriam várias mudanças no contexto social e econômico da Europa medieval que contribuíram para a decadência do feudalismo. Sobre a relação da Peste Negra com a decadência do sistema feudal, analise as sentenças a seguir:
I- O alto índice de mortalidade entre os senhores feudais ocasionado pela Peste Negra contribuiu para a rebelião dos camponeses e o fim do sistema feudal na Europa. 
II- A Peste Negra matou cerca de um terço da população europeia, diminuindo drasticamente o número de trabalhadores nos feudos. Este fato contribuiu para a decadência do sistema feudal na Europa. 
III- A tentativa senhorial de frear a libertação dos servos ocasionou o surgimento de inúmeras rebeliões camponesas, comprometendo a autoridade dos senhores feudais. 
IV- O fato de a Peste Negra ter sido proliferada apenas entre os camponeses, acarretando a escassez de mão de obra, foi decisivo para a decadência do feudalismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	A modernidade é um tempo de descobertas e inventividade. O renascimento artístico e cultural explora as potencialidades do ser humano. No contexto das descobertas da modernidade, há a expansão marítima europeia que também faz parte de um amplo campo de descobrimentos científicos. As grandes navegações resultaram em consequências bem diversas para o velho e para o novo mundo.  Acerca desse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- A modernidade, época de tanto progresso para a sociedade europeia, foi em grande parte resultado da exploração dos demais povos do mundo, submetidos ao domínio europeu.     
II- Ao perceberem a brutalidade dos atos sobre as populações indígenas, os europeus rapidamente promoveram missões de paz, no intuito de estabelecer boas relações com os nativos da nova terra. 
III- Ao chegarem às novas terras, os europeus estavam mais preocupados em converter os nativos às suas próprias crenças ou a matá-los, se não obtivessem êxito na missão. 
IV- Os poucos europeus preocupados com os indígenas eram geralmente missionários religiosos, mas mesmo esse interesse era motivado por ideais utópicos de uma sociedade perfeita nos conceitos europeus.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Assentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Renascimento é um termo amplo que está relacionado com o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. É mais conhecido pelas mudanças ocorridas nas manifestações artísticas, mas diz respeito a diferentes áreas. Sobre o Renascimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Um período de enormes transformações na cultura e na sociedade europeia.
(    ) Politicamente, foi o período histórico caracterizado pela perda da hegemonia da Igreja Católica e a consolidação de estruturas políticas mais amplas do que os feudos. 
(    ) Consolidação do sistema feudal no Continente Europeu.
(    ) Economicamente, foi o momento em que o comércio ressurgiu no Ocidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	Por grande parte da Idade Média, o pensamento platônico foi predominante. Principalmente a partir do século XII que começam significativas mudanças nessa tendência. Antigas obras que foram preservadas pelos muçulmanos começam a ser lidas. Os tratados de Aristóteles comentados por Averróes, por exemplo, trazem diferentes perspectivas religiosas. São Tomás de Aquino (1225-1274) é um dos precursores da Escolástica, tendência filosófica que vai se tornado importante no final do período medieval. Sobre o Escolasticismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Preceitos filosóficos defendidos por Platão, utilizados para explicar a existência humana.
	 b)
	A investigação minuciosa das questões filosóficas e religiosas, realizadas por especialistas, seguidas de regras acadêmicas muito rígidas, denominou-se escolasticismo.
	 c)
	Explicação cristã para a origem do mundo.
	 d)
	Movimento filosófico que caracteriza o mundo terreno como um lugar de sofrimentos, do qual o ser humano deveria se esforçar para escapar através da fé.
	7.
	Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a invenção da imprensa, depois classifique-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(   ) A invenção da imprensa permitiu a difusão do pensamento filosófico clássico e, com isso, o desenvolvimento do humanismo. 
(   ) Contribuiu para a difusão de novas obras filosóficas e a sua pronta divulgação pela Europa.
(   ) A Reforma Religiosa do século XVI se beneficiou amplamente da imprensa, ao permitir que as ideias de Lutero, Calvino e outros reformadores se tornassem conhecidas por um público muito amplo em pouco tempo.  
(   ) Criada por Johannes Gutenberg em 1436, a imprensa de tipos móveis representou uma das mais expressivas invenções do período.
	 a)
	A sequência correta é: V - F - F - V.
	 b)
	A sequência correta é: V - F - V - V.
	 c)
	A sequência correta é: V - V - V - V.
	 d)
	A sequência correta é: F - F - V - V.
	8.
	No final da Idade Média foi possível perceber um grande afluxo de pessoas do campo para as cidades. Foi o chamado renascimento urbano. Neste contexto, existiu um processo de diferenciação entre cidade e campo em que a cidade vai atrair uma diversidade de trabalhadores com diferentes especialidades necessárias para o seu desenvolvimento e funcionamento. Estes trabalhadores especializados vão se organizar para defender seus interesses em corporações de ofício. Sobre as corporações de ofício, classifique