Buscar

DESPESAS PÚBLICAS-CONTABILIDADE PÚBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contabilidade Pública
DESPESA PÚBLICA
DESPESA PÚBLICA
Financeira: desembolso de recursos voltados para o custeio da máquina pública, bem como para investimentos públicos, que são denominados gastos de capital;
Econômica: gasto ou promessa de gasto de recursos em função da realização de serviços que visam atender às finalidades constitucionais do Estado.
DESPESA PÚBLICA
	Classificação segundo a categoria econômica, conforme a Lei 4.320/64:
Despesas extra-orçamentárias
 Despesas Orçamentárias
DESPESA PÚBLICA
	Despesas extra-orçamentárias
	Independem de autorização do Poder Legislativo, pois se constituem em saídas do passivo financeiro, compensatórias de entradas no ativo financeiro. 
DESPESA PÚBLICA
	Despesas extra-orçamentária
 As despesas extra-orçamentárias constituem-se nas diversas formas de saidas do Tesouro de recursos numerários retidos transitoriamente de terceiros pelo poder público, por motivos legais ou contratuais, assim como nos pagamentos dos restos a pagar e dos serviços da dívida a pagar inscritos em exercícios anteriores e no resgate das operações de crédito por ARO. 
DESPESA PÚBLICA
	Despesas extra-orçamentária
 As principais despesas extra-orçamentárias são referentes às cauções e garantias diversas, às consignações a crédito de terceiros, retidas por ocasião dos pagamentos de despesas orçamentárias, pagamentos dos restos a pagar e dos serviços da dívida a pagar, inscritos em anos anteriores, e aos resgates das operações de crédito por ARO. 
DESPESA PÚBLICA
		Despesas Orçamentárias:
	Dependem de autorização legislativa e não podem se efetivar sem crédito orçamentário correspondente. 
DESPESA PÚBLICA
	Despesas Orçamentárias dividem-se em:
Despesas Correntes
Despesas de Capital
DESPESA PÚBLICA
	Despesas Correntes
	São as de natureza operacional realizadas para a manutenção dos equipamentos e para o funcionamento dos órgãos governamentais. Dividem-se em:
despesas de custeio:, 
transferências correntes:
DESPESA PÚBLICA
Despesas Correntes
Despesas de Custeio	
 São dotações fixadas pata atender “a manutenção dos serviços anteriormente criados, inclusive obras de conservação e adaptação de bens imóveis” (art. 12, § 1º, da Lei nº 4.320/64), compreendendo os gastos com pessoal civil e militar, obrigações patronais, material de consumo, serviços de terceiros.
DESPESA PÚBLICA
Despesas Correntes
Transferências Correntes	
 São as dotações fixadas pata atender àquelas despesas para as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado. (art. 12, § 1º e 3º e ats. 16-19 da Lei nº 4.320/1964).
DESPESA PÚBLICA
	Despesas de Capital
	Têm o propósito de formar e/ou adquirir ativos reais, envolvendo o planejamento e a execução de obras, a compra de instalações, equipamentos, material permanente, títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza; bem como as amortizações de dívida e concessões de empréstimos 
PROGRAMAÇÃO
LICITAÇÃO
EMPENHO
LIQUIDAÇÃO
PAGAMENTO
DE ACORDO COM A DOUTRINA CONTÁBIL
DE ACORDO COM A LEI 4.320/64
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
Programação
Visa assegurar aos órgãos e às entidades do Estado, oportunamente, os recursos necessários e suficientes para uma melhor execução de suas atividades, assim como para manter, durante o exercício, o equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada. 
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
Licitação
Representa o procedimento administrativo destinado a escolher entre fornecedores previamente habilitados e qualificados, aquele que apresentar proposta mais vantajosa para a contratação de obras, serviços, compras e para a realização de alienações. 
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
Empenho
É o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição (art. 58 da Lei n.º 4.320/64). 
Nota de empenho
MODALIDADES DE EMPENHOS
Empenho ordinário;
Empenho por estimativa;
Empenho global.
EMPENHO ORDINÁRIO
Destinado a atender despesas com montante previamente conhecido e cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez.
MODALIDADES DE EMPENHOS
MODALIDADES DE EMPENHOS
EMPENHO POR ESTIMATIVA
Destinado a atender despesas cujo valor não se possa determinar previamente, de base não homogênea. Como se trata de valor estimado, pode ser feito reforço de empenho.
EMPENHO GLOBAL
Destinado a atender às despesas com montante previamente conhecido (tais como as contratuais), mas de pagamento parcelado (§ 3º do art.60 da Lei 4.320/64).
MODALIDADES DE EMPENHOS
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
Liquidação
É o estágio que consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. 
A liquidação tem por finalidade reconhecer ou apurar:
a origem e o objeto do que se deve pagar;
a importância exata a ser paga;
a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
Pagamento
Representa a fase final do processo da despesa pública. 
O pagamento somente poderá ser efetuado quando ordenado após sua regular liquidação. 
ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA
RESTOS A PAGAR
Constituem Restos a Pagar ou resíduos passivos as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, que não tenham sido canceladas pelo processo de análise de depuração e que atendam aos requisitos previstos em legislação específica, podendo ser inscritas como tal por se tratar de encargos incorridos no próprio exercício.
RESTOS A PAGAR CONFORME A NATUREZA
Restos a pagar processados.
Restos a pagar não processados
RESTOS A PAGAR
RESTOS A PAGAR
RESTOS A PAGAR PROCESSADOS
São restos a pagar processados as despesas em que o credor já tenha cumprido suas obrigações, entregando o material, prestado os serviços ou executado a etapa da obra, dentro do exercício, tendo, portanto, direito líquido e certo, estando em condições de pagamento imediato. Representam os casos de despesas já liquidadas, faltando apenas o pagamento.
RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS
São restos a pagar não processados as despesas que dependem, ainda, da prestação do serviço ou do fornecimento do material, ou seja, cujo direito do credor não foi apurado. Representam, portanto, as despesas ainda não liquidadas.
RESTOS A PAGAR
Dívida Pública são os compromissos de entidade pública decorrentes de operações de créditos, com o objetivo de atender às necessidades dos serviços públicos em virtude de orçamentos deficitários ou de realização de empreendimentos de vulto.
DIVIDA PÚBLICA
Os empréstimos que caracterizam a dívida pública são de curto ou longo prazo. A dívida pública pode ser proveniente de outras fontes, tais como depósitos( fianças, cauções), e de resíduos passivos (restos a pagar). A dívida pública classifica-se em consolidada ou fundada(interna ou externa) e flutuante ou não consolidada.
DÍVIDA PÚBLICA
DÍVIDA FLUTUANTE PÚBLICA (NÃO CONSOLIDADA)
Contraída pelo Tesouro Nacional por um breve e determinado período de tempo, quer como administrador de terceiros, confiados à sua guarda, quer para atender às momentâneas necessidades de caixa.
DÍVIDA PÚBLICA FUNDADA (CONSOLIDADA)
Compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou financiamento de obras e serviços públicos.
DÍVIDA PÚBLICA INTERNA
Quando contratada junto a credores situados no País, a dívida é denominada operação de crédito interna.
Quando contratada com países, organismos internacionais ou instituições financeiras estrangeiras não pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional, é denominada de operação de crédito externa.
DÍVIDA PÚBLICA EXTERNA
REGISTRO CONTÁBIL DA FIXAÇÃO DA DESPESA
REGISTRO CONTÁBIL DA FIXAÇÃO DA DESPESA
REGISTRO CONTÁBIL DA FIXAÇÃO DA DESPESA
REGISTRO CONTÁBIL DA FIXAÇÃO DA DESPESA
REGISTRO
DA LIQUIDAÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA VINCULADA A CONTRATO
REGISTRO DA EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS
PAGAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA (SAÍDA DE RECURSO FINANCEIRO)
PAGAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA (SAÍDA DE RECURSO FINANCEIRO)
RESTOS A PAGAR
RESTOS A PAGAR
RESTOS A PAGAR
O processo da despesa pública é constituído dos estágios de fixação, programação, empenho, liquidação e pagamento. 
 As despesas públicas constituem-se no conjunto dos dispêndios realizados pelo Estado para o atendimento dos serviços e encargos decorrentes da responsabilidade do Poder Público em satisfazer aos interesses gerais da coletividade, nos termos da Constituição Federal e das leis, oo em decorrência de contratos ou ajustes similares.
RESUMO
RESUMO
As despesas orçamentárias integram os orçamentos e se subdividem em despesas correntes, ou despesas efetivas (pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida e outras despesas correntes) e despesas de capital (operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstmos concedidos e outras receitas de capital).
RESUMO
As despesas extra-orçamentárias são constituídas das restituições feitas pelo Tesouro de valores numerários ou creditícios, pertencentes a terceiros, que por motivos legais ou contratuais permaneceram transitoriamente depositados nos cofres públicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes