Buscar

Linguagem e Comunicação Jurídica - CURRÍCULO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
CURRÍCULO
PROFESSORA HÉLIDE
LÍNGUA PORTUGUESA
*
*
*
Um currículo é como um cartão de visitas.
Como apresentar-se a uma empresa?
*
*
*
REGRAS BÁSICAS
Resuma todas as informações em uma ou duas páginas, no máximo. Imprima sempre em folhas brancas, para não prejudicar a leitura. Arial ou Times, 11 ou 12.
*
*
*
Faça seu currículo graficamente organizado e atraente; não use letras coloridas, pouco legíveis ou muito pequenas. Para destacar uma palavra, use caixa alta, negrito ou sublinhado. 
*
*
*
Sua pretensão salarial ou sua última remuneração só deve constar no currículo se o anúncio da vaga exigir. Caso contrário, deixe para falar na entrevista. 
*
*
*
CURRÍCULOS NÃO DEVEM SER ASSINADOS
*
*
*
ATENÇÃO
Não coloque fotos no seu CV, a não ser que a empresa exija, sendo assim, escolha uma foto nítida e discreta.
*
*
*
Erros de português no currículo são "inaceitáveis" e podem colocar qualquer processo de seleção a perder. 
Boa escrita, boa gramática, boa apresentação. Pedir para alguém revisar o currículo e aprender com a revisão; isso é fundamental. 
*
*
*
ADJETIVOS FICAM FORA –
	SOU COMPETENTE
	SOU DETERMINADO ETC
*
*
*
Descrever qualidades como dinamismo, interesse e iniciativa no currículo é prática não recomendada pelos consultores, pois pode soar arrogância.
Melhor é deixar que os próprios selecionadores identifiquem suas qualidades na entrevista. 
*
*
*
PARTES DE UM CV
Identificação:
	
	Nome completo, idade, celular, tel. fixo, endereço, email, idade, brasileiro (a), casado(a), solteiro(a).
*
*
*
ATENÇÃO
O email deve ser profissional;
Não coloque o email do seu emprego atual.
*
*
*
OBJETIVO – ÁREA DE INTERESSE
Cite o cargo que você pretende ocupar ou sua área de atuação. Esta orientação pode ser fundamental no momento da triagem de currículo.
Exemplo:
	Colocação na área administrativa / financeira
*
*
*
RESUMO PROFISSIONAL
Faça um resumo de suas qualificações e de tudo que você vivenciou em seus empregos anteriores. Mostre sinteticamente como você pode contribuir para a empresa.
Exemplo:
	Experiência de mais de sete anos na Área Administrativo-Financeira, atuando nas seguintes atividades:
*
*
*
Contas a receber, cobrança e emissão de notas fiscais, escrituração fiscal;
Rotinas contábeis e cadastro de clientes;
Contas a pagar, conciliação bancária, emissão de cheques para pagamentos, controle de entrada de notas fiscais, fluxo de caixa, arquivos diversos, cadastros de bancos e fornecedores.
*
*
*
FORMAÇÃO ACADÊMICA
O nível educacional mais alto deve ser incluído primeiro. Se você ainda estiver cursando uma graduação, por exemplo, informe a previsão da sua formatura. Se você estudou até o 2º grau, cite a instituição e especificação técnica (Ensino Médio, curso técnico, etc.). O 1º grau só deve ser mencionado caso seja o maior nível educacional.
*
*
*
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Cite os cargos que ocupou em cada empresa e em que período os exerceu. Descreva também suas principais atribuições e realizações naquela função. Comece pela empresa e cargo mais recentes (ou o atual, se você estiver empregado).
*
*
*
Exemplo
	SHOCK METAIS LTDA.
	Encarregado de cobrança - 04/10 a 06/12
	Responsável por todo o sistema de cobrança, controle de pagamento a fornecedores e cadastros de clientes. Encarregado da implantação de sistema informatizado na empresa. 
*
*
*
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
Cite os cursos que você realizou, desde que tenham relevância para sua área de atuação. Não inclua os cursos que não são diretamente ligados à sua atividade profissional ou educacional, porque eles não serão considerados.
*
*
*
Exemplos
Informática - Windows 2000 / MS Office 2000 / MS Project - Nome da Instituição, 2009
Matemática Financeira - Nome da Instituição, 2009
Curso Básico de Escrituração Fiscal - Nome da Instituição, 2010
Produtividade em Contas a Pagar – Nome da Instituição, 2011
Formação de Gerentes – Nome da Instituição, 2012
*
*
*
IDIOMAS
Cite os idiomas que domina e especifique o grau de fluência (básico, intermediário ou avançado). Elimine este campo caso você não conheça outros idiomas.
Exemplo:
	Inglês e Espanhol (Domínio da leitura, escrita e conversação).
*
*
*
INFORMÁTICA
Especifique seu nível de familiaridade com informática e ferramentas/softwares que conhece e domina. 
Exemplo:
	Domínio como usuário do Windows, Word, Excel e Internet.
*
*
*
TERMINE COM:
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES - Uma atividade de voluntariado, um intercâmbio etc
*
*
*
Via email
Ao encaminhar seu CV por email, seja breve: Encaminho meu CV para análise.
Atenciosamente 
........
*
*
*
DÚVIDAS
É possível montar um currículo atraente com pouca informação, por exemplo, o fato de a pessoa nunca ter trabalhado?
*
*
*
Nesse caso, a recomendação é de que o candidato aposte em três prioridades para ser bem-sucedido: destaque aos estudos (principal atrativo dos jovens profissionais); boa apresentação (texto limpo e esteticamente apresentável) e honestidade.  
*
*
*
Formação
	Se a prática profissional está em falta, recomendam os especialistas, destaque seus principais “trunfos”: sua formação escolar e/ou acadêmica.
*
*
*
DÚVIDAS
NUNCA TRABALHEI...
*
*
*
Se você nunca trabalhou, expresse, por exemplo, o seguinte: 
*
*
*
NO CAMPO - OBJETIVOS
Entrar no mercado de trabalho, através desta empresa, na qual, as funções serão objeto de minha mais acendrada atenção, buscando competência no fazer, clareza no perguntar e perseverança no produzir. 
*
*
*
Link sobre dicas de formatação:
http://www.efetividade.net/2006/11/15/10-dicas-de-visual-e-formatacao-para-criar-um-modelo-de-curriculum-caprichado/ 
	
*
*
*
Dicas de um consultor
 – Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo – ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado. 
*
*
*
 Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se complementem ao perfil que a empresa deseja. 
*
*
*
Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um” 
*
*
*
Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos).  
*
*
*
Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que você tenha uma boa justificativa – o mínimo que se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de contato. 
*
*
*
Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si.  
*
*
*
 Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou vice-versa – as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está contratando.
O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”. 
*
*
*
Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado. 
*
*
*
 Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal. 
*
*
*
 Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no ensino médio. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado.  
*
*
*
 Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista… 
*
*
*
Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios – incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional:  
*
*
*
Como, participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida! 
*
*
*
Capriche no visual do seu CV. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado. 
*
*
*
E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio! 
Essas dicas são do consultor – criador do site www.efetividade.net

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais