Buscar

Linguagem e Comunicação Jurídica - DINÂMICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
DINÂMICA
ESTUDO DE CASO
*
*
*
VOCÊ É O JUIZ
ATÉ QUE PONTO A LIBERDADE DE IMPRENSA PODE JUSTIFICAR A INVASÃO DE PRIVACIDADE?
*
*
*
DESCRIÇÃO DO CASO
Atriz nacionalmente conhecida ajuíza ação contra repórteres, exigindo que interrompam o cerco à sua casa e privacidade. A autora cobra ainda uma indenização pelos prejuízos causados à intimidade e vida privada dela e de sua família. 
Os conhecidos "paparazzi" são repórteres que vivem de acompanhar o dia-a-dia de pessoas famosas, divulgando fotos em momentos reservados, assim como, os lugares que vão, as pessoas que às acompanham, além de polêmicas com ou sem base fática alguma. 
*
*
*
A legalidade deste ofício é questionada por alguns segmentos da sociedade, pois atenta contra a vida privada das celebridades. Por outro lado, os órgãos da mídia se defendem alegando liberdade de imprensa e conseqüências naturais da fama.
*
*
*
Argumentos do Autor na Petição Inicial
A exposição exagerada de sua vida íntima prejudica o regular desenvolvimento de sua célula familiar. Seus filhos apresentam dificuldade escolar e de relacionamento, visto que, constantemente, alguma notícia os coloca em evidência, ainda que, de forma indireta. Os amigos sempre perguntam a veracidade de alguma publicação, assim como, o assédio restringe suas liberdades e momentos de lazer. 
*
*
*
A série de polêmicas criadas em cima de suposições e boatos cria um clima de instabilidade, o que por inúmeras vezes desencadeia discussões no seio da família. A falta de privacidade impede o repouso tranquilo. Até mesmo as roupas que serão usadas num evento social são motivos para stress. 
*
*
*
O descaso com a privacidade chega ao ponto de embaraços causados por fotos inadequadas, como um cruzar de pernas que exibe uma calcinha, ou o uso de biquínis que causam constrangimento perante familiares, vizinhos e amigos. 
*
*
*
O amparo legal é feito com fundamento no art. 12 do Código Civil, que prevê a defesa dos direitos da personalidade, sem prejuízo da indenização cabível. A constituição, em seu art. 5º, X, estabelece a inviolabilidade da intimidade e vida privada. A Lei de Imprensa, em seu art. 12, aborda ainda a questão do abuso por parte de quem exerça o ofício: 
*
*
*
Lei 5.250/67 - Art . 12. Aqueles que, através dos meios de informação e divulgação, praticarem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e informação ficarão sujeitos às penas desta Lei e responderão pelos prejuízos que causarem.
*
*
*
Argumentos do Réu na Contestação
A liberdade de imprensa é essencial para garantir a democracia, a informação e a divulgação de tudo que for de interesse da população. A partir do momento que a pessoa ganha notoriedade perante a sociedade é natural que a população passe a se interessar por tudo que ela faz. E a mídia tem o dever de informar tudo que a população quiser saber. 
*
*
*
As reportagens são sempre feitas dentro de um patamar de respeito, pois cobrir a movimentação de um artista em ambientes públicos faz parte da profissão. A autora não pode colocar a culpa nos repórteres pela escolha da carreira que fez. Ser bem sucedida num ofício que atrai atenção traz efeitos indiretos para toda a família. 
 
*
*
*
A legislação também é extremamente favorável ao ponto de vista jornalístico: 
	
	Constituição - Art. 5.º (...) 
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; 
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; 
 
*
*
*
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; 
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. § 2.º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. 
*
*
*
	
Art . 27. Não constituem abusos no exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação: VIII - a crítica inspirada pelo interesse público.
*
*
*
Informações Adicionais
A autora apresentou como prova publicações de sua vida íntima, na qual são criadas polêmicas em cima de situações corriqueiras, além de fotos de mau gosto. Trouxe também testemunhas que comprovam o desgaste da família com a situação, e a dificuldade dos amigos de se relacionar com os filhos pelo excesso de rigor que devem ter durante todo o tempo. 
*
*
*
As empresas responsáveis pelas reportagens trouxeram estatísticas e testemunhos de pessoas comuns que gostam de saber sobre a vida das celebridades. Trouxeram também reportagens sobre a censura nos tempos da ditadura, para reforçar a tese de que a mídia tem um papel relevante como informadora e entretenimento. A mesma mídia que gera a fama da atriz, cobra em troca os efeitos naturais desta fama.
*
*
*
SENTENÇA
Trata-se de um quadro de difícil solução. Até que ponto uma reportagem visa informar a população sobre a vida de um artista? A partir de quando esta mesma reportagem extrapola seu caráter informativo e passa a invadir à vida particular da pessoa? A "área cinzenta" que divide a licitude da ilicitude neste caso é bastante tênue, cabendo ao julgador analisar pormenorizadamente as provas constantes dos autos. 
*
*
*
Como tal análise de provas é subjetiva, o importante é avaliar os prejuízos efetivamente sentidos pela autora e sua família. Fotos e reportagens sensacionalistas extrapolam a mera função informativa, e visam atrair a atenção do público de maneira irresponsável. 
*
*
*
 Portanto, na visão deste juiz, a autora deverá ser declarada vencedora na causa, em face de todas as empresas que tiverem abusado de sua posição jornalística para expô-la de forma embaraçosa num ambiente reservado, desde que reúna elementos probatórios suficientes. 
*
*
*
Na hipótese em questão, as inúmeras fotos e reportagens que criaram polêmica em cima de suposições geraram um mal desnecessário apenas com o fim de gerar mais lucro, sem se importar com as consequências de publicar uma informação sem base material para isso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais