Buscar

relatório aula prática 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. Hediberto Nei Matiello Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: 6º
Aluno: Jackson Gurtler_____________________________________ Data 30/09/2012
Título: Efeito da temperatura na produção de O2 
N◦ da prática: 03
1-Resultados e Discussão
A maioria dos processos biológicos é afetada por fatores ambientais, com o processo fotossintético não é diferente, apresentando diferenças ao passo que ocorre a mudança de temperatura, visando medir tal influência foi elaborado um experimento onde foram observados os dados dispostos na tabela abaixo: 
Pode-se notar que não houve alteração na quantidade de luz porém houve significativa mudança na temperatura ao longo do desenvolvimento do experimento, podemos observar que o nº de bolhas foi maior entre 33°C e 35°C, podendo estes valores serem caracterizados como valores ótimos de temperatura para o processo de fotossíntese. 
Como observado no gráfico: 
O gráfico se apresenta em um modelo de J invertido, onde os processos assumem valores muito alto rapidamente atingindo o ápice e em seguida caindo, o ponto mais alto ou ápice é a melhor temperatura de reação, uma vez que seu valor é o mais expressivo em quantidade de O2 liberado.
2- Conclusão
O processo fotossintético é influenciado por questões ambientais, como por exemplo, a temperatura uma vez que as enzimas envolvidas nesse processo apresentam um nível ótimo de temperatura para agir.
No caso da Elodea Sp, essa temperatura se encontra entre 33°C e 35°C, ou seja, a enzima responsável pela fixação de CO2 apresenta sua maior eficiência nesta temperatura. 
3- Respostas aos questionamentos:
1- Em que fase da fotossíntese e enzimas a temperatura está atingindo para liberar mais oxigênio nesta espécie?
Como a absorção de CO2 atmosférico ocorre por meio de enzimas (carboxilase ou rubisco) e esse processo ocorre na etapa bioquímica, é nesta fase que a temperatura atua naturalmente, influenciando diretamente a maior ou menor produção de O2.

Outros materiais