Buscar

RESUMO O Método de Observação na Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
O Método de Observação na Psicologia: 
Considerações sobre a Produção Científica.
O resumo abaixo fornece uma visão ao todo da produção científica que usou o método observacional como pesquisa. 
MÉTODO 
Através de bases de dados nacionais: Index Psi e Scielo, foi realizado o levantamento. Os artigos e pesquisas foram encontrados como os termos observação e observacional e a expressão método observacional, no título, resumo e/ou palavras-chave. Quando havia dúvidas sobre, o método era totalmente consultado. Reforçando que a palavra observação estava sendo utilizada no sentido de perceber, verificar, e não como método. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Através da seleção dos trabalhos, foi permitido identificar dados de pesquisas que utilizaram o método observacional. 
Período de publicação: Distribuição dos artigos sobre observação considerando os períodos de publicação. O método de observação passou a considerar os primeiros meses de vida e a infância. Artigos em periódicos: Distribuição dos artigos considerando os períodos em que foram publicados. Temas abordados: Principais temas abordados nos artigos, dissertações e teses.
Os assuntos mais frequentes nos artigos referem-se a crianças em diferentes situações, à relação mãe- bebê, ao método de observação na formação dos psicólogos, e a conceitos e técnicas relacionadas ao método observacional. Esses assuntos se repetiram nas dissertações e teses consultadas. Aprendizagem do método de observação na formação de psicólogos, considerações sobre o método de observação, relação aluno-professor, adolescentes institucionalizados e abrigados e entre outros. 
CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS 
Pesquisas foram realizadas e observadas no ambiente natural. Esse tipo de observação é diferente da observação sistemática (ou de laboratório), porque, nesse caso, comportamentos específicos são selecionados para serem observados num ambiente particular. 
As observações realizadas em campo natural, permite características comportamentais mais livres e reais, que pouco provável apareceriam nos laboratórios. Embora, a presença do observador possa comprometer no comportamento. Por isso, a importância dele ser mais objetivo e definir, de fato, todos os aspectos que serão alvos de observação.
USO DE VÍDEO 
Recurso riquíssimo que facilita a observação e coleta de dados detalhados, é o uso de áudio-visual. Vale ressaltar que, alguns cuidados quanto ao rigor metodológico devem ser mantidos para assegurar maior validade ao estudo. As críticas por falta de objetividade nas pesquisas observacionais não podem ser sustentadas, visto que a utilização do vídeo garante a preservação da situação tal qual observada, permitindo que seja revista durante o processo de análise, inclusive focalizando diferentes aspectos do mesmo recorte. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A necessidade de análise, de questionamentos sobre a veracidade e validade dos dados deve ser uma característica permanente nas pesquisas observacionais, para que se possa estar sempre aprimorando seu método. A observação é um importante ferramenta de pesquisa, não podendo ser somente avaliado por suas limitações. 
Primeiramente, para que o conhecimento seja produzido em apoios confiáveis e criativos deve ser entendido pela história, da importância, vantagens e limitações que um método oferece, para que a pesquisa seja bem proveitosa eticamente e seja útil para outras construções.

Outros materiais