Buscar

Avaliação Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Curso: Geografia (Centro de Ciências Exatas e da Natureza)
Disciplina: Introdução à Sociologia
Professor: Aécio Amaral
Período: 2015.1
EXERCÍCIO AVALIATIVO DA UNIDADE I
1 – Qual é, segundo Vila Nova, a distinção entre sociologia e senso comum? Procure o exemplo de um fenômeno que possa ser explicado pelas duas formas de conhecimento, e defina a forma de proceder de um e de outro.
2 – Qual é, segundo Vila Nova, a distinção entre problema social e problema sociológico? Dê um exemplo de problema social que pode ser também problema sociológico, e outro exemplo de um problema sociológico que não é necessariamente um problema social. Justifique cada exemplo.
3 – Qual é a relação geral entre norma e controle social? Em termos de eficácia, há diferença entre norma explícita e norma implícita? Se sim, explique. Em seguida, dê um exemplo que ilustre as duas perguntas.
4 – Defina em termos gerais o que diferencia o sistema de estratificação social baseado em classes sociais dos sistemas baseados nas castas e estamentos. Dê um exemplo prático em que a desigualdade social seja tratada na sociedade de classes de uma forma diferente em relação às castas ou ao estamento.
Boa sorte!

Outros materiais