Buscar

Resenha do filme O Enigma de Kaspar Hauser e do livro O que é Psicologia Social.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras
Resenha: O Enigma de Kaspar Hauser
 O que é Psicologia Social
 
Ipatinga 
Março 2015
INTRODUÇÃO
A resenha foi elaborada a partir da leitura do livro O que é Psicologia Social da autora Sílvia T. Maurer Lane, e do filme O Enigma de Kaspar Hauser do diretor alemão Werner Heizog. 
2. DESENVOLVIMENTO
No livro O que é Psicologia Social da autora Lane, Silvia T. Maurer., logo de início a existe a conceituação de psicologia e psicologia social. Psicologia se define como a ciência que estuda o comportamento do indivíduo, e a psicologia social a que estuda o comportamento do indivíduo em suas relações sociais. 
Cada indivíduo possui características que o diferencia dos outros, segundo a autora essa diferenciação se dá através da influência em que o meio exerce sobre o indivíduo e através da aquisição da linguagem, assim as palavras atribuídas tem um significado que determinam uma visão do mundo. 
A psicologia se preocupa com as características que individualizam o ser humano e o comportamento que o mesmo apresenta socialmente, e a maneira que o indivíduo possa ter sido influenciado. Portanto a psicologia busca meios que possam influenciar através de reforço ou punição o indivíduo para que o seu desenvolvimento e aprendizagem sejam positivos. Mas é o meio social em que o indivíduo está inserido que dirá o que reforçar e o que punir, assim o que é aprendido deve ser determinado socialmente. 
O indivíduo já é considerado um ser social desde os primeiros dias de vida, quando necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência. O seu desenvolvimento e aprendizagem será determinado pela sociedade em que vive (cultura, crenças, valores, leis, normas...), “assim podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais” e somos determinados a agir de acordo com o que as pessoas do nosso meio social julgam adequado. 
Entra em tema o filme baseado em uma historia real: O Enigma de Kaspar Hauser. A história relata a vida de um menino que logo ao nascer até os 16 anos foi trancado em um local escuro, sem nenhum contato com outras pessoas, tinha somente um cavalinho de madeira. Desprovido de qualquer relação social, Kaspar não desenvolveu a capacidade de comunicação, a principio só conhecia a palavra cavalo e o seu significado. Com 16 anos Kaspar foi tirado de seu cárcere. O homem que o alimentava o ensinou a andar e a pronunciar a seguinte frase: “Quero ser cavaleiro, igual ao meu pai”. Mal sabendo andar e pronunciando apenas uma frase, foi deixado em uma praça, com um livro de orações e uma carta escrita pelo seu “cuidador”. Logo Kaspar causou curiosidade e espanto a população local, já que não tinha o domínio da linguagem. 
Ao ser inserido na sociedade era cuidado por uma família, onde uma criança começou a ensinar Kaspar a falar algumas palavras. Somente a partir do início da aprendizagem da linguagem, teve início o despertar da consciência, gerando emoção em Kaspar, foi então que ele teve a consciência de si, começado a pensar em sua realidade e que não era aceito socialmente.
Com esta passagem do filme podemos compreender como é importante a relação de um indivíduo com a família e com o meio social, aliás, ao nascer o indivíduo é totalmente dependente dos pais para sua sobrevivência e aprendizado básicos como andar e falar. Somente com a interação com outras pessoas a criança passa de “um ser biólogo ao um ser social”, tendo acesso aos bens culturais, materiais e espirituais, necessários para a existência humana.
Voltando ao texto, a autora dá imensa importância à família, já que é ela que garante a sobrevivência e reprodução de indivíduos. O indivíduo logo ao nascer depende de outras pessoas para a sua sobrevivência, normalmente a família, este processo é denominado socialização primária, onde a família ensina em relação ao mundo que cerca o indivíduo. “É assim que se formam aqueles valores que sentimos tão arraigados em nós, que até parece termos nascido com eles.”, estes valores são inseridos no indivíduo desde o seu nascimento através da família. 
Na socialização secundária o indivíduo é inserido na escola que atua no processo de reprodução das relações sociais, onde o indivíduo é estimulado ao individualismo e a competição. A competição e o individualismo seguem em toda a vida do indivíduo, seja em sua vida escolar, acadêmica, profissional...
Em seguida no filme, Kaspar passa a ser criado pelo professor Daumer que o ensina ritos de convivência social como a linguagem, música e costumes. A aprendizagem é notável. Com a relação social e a aquisição de linguagem Kaspar se desenvolveu intelectualmente passando a ser um indivíduo mais complexo, chegando a sonhar, questionar papeis sociais, escrever o seu próprio livro, cultivar plantas... 
Kaspar não conseguia contar histórias completas, pois faltava a ele experiências pessoais para agregar ao conto. Isso acontece pelo fato dele ter sido inserido na sociedade tarde, portanto seu aprendizado não seria completo. Claramente, Kaspar mostra reconhecer suas limitações e questiona seu lugar no mundo, logo sofre dois atentados, no segundo falece. Seu corpo é estudado e são encontradas algumas características biológicas que o difere dos demais, os estudiosos põem a culpa da falta de socialização de Kaspar em fatores biológicos. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Portanto com a análise do filme e do livro podemos perceber o quão é importante à inserção da um indivíduo em sociedade logo no primeiro momento de vida. É através da estimulação e conhecimentos que recebemos da nossa família na socialização primária, é onde temos uma base para sermos seres sociais e saber como lidar com o mundo ao nosso redor. Kaspar Hauser como não teve nenhuma relação social na infância e parte da pré-adolescência, portanto não teve as relações de aprendizado básicas para um indivíduo de sua idade. Mesmo sendo inserido na sociedade, Kaspar não foi aceito devido suas dificuldades sociais e a sua história, vemos também o preconceito social referente às diferenças. 
Sem dúvida o filme da vida de Kaspar Hauser demonstra como a influência de um grupo social no desenvolvimento de um indivíduo é mais importante do que o real valor que damos a ela. E podemos perceber com o livro como somos influenciados pela nossa família e pela sociedade em qual estamos inseridos, que possuímos crenças que na maioria das vezes não sabemos o motivo, e como é importante sabermos o nosso papel na sociedade, pois a sociedade de início nos molda, mas podemos e devemos moldar a sociedade em que vivemos. 
 
	4. FONTES
Filme O Enigma de Kaspar Hauser, 1974, do diretor Werner Herzog.
Livre O que é Psicologia Social, da autora Sílvia T. Maurer Lane

Outros materiais