Atividade Estruturada Software Proprietário
8 pág.

Atividade Estruturada Software Proprietário


DisciplinaAdministração em Software Proprietário12 materiais196 seguidores
Pré-visualização1 página
ATIVIDADE ESTRUTURADA I
Inicio instalação Sistema Operacional Windows Server 2008R2
Após iniciar o boot pelo DVD o sistema solicita a escolha de idioma de instalação.
Agoraescolheremos a versão que será instalada.
O sistema nos informa agora as informações do disco
	Temos que escolher se iremos particionar o disco ou instalar no disco inteiro.
	Devemos escolher o tipo de instalação
Agora é apresentada a tela determos de uso do sistema.
Neste momento o sistema iniciará sua instalação e teremos que aguardar o término, para iniciarmos suas configurações.
Após o sistema concluir a instalação nos será solicitado a troca de senha pela primeira vez, esta senha deverá ser usada pelo administrador do sistema, que no nosso caso por padrão será utilizada a seguinte senha:
	P@ssword
	Após selecionar usuário e senha, inicia-se o primeiro logon do sistema.
	Assim o sistema é liberadopara que o administrador inicie suas configurações.
Inicio configuração.
Clique no menu iniciar (Start), painel de controle (control panel), ao abrir o painel de controle, devemos clicar em configuração de sistema (System end Security), sistema (system),e na próxima tela, configurações (change setings)
Na tela de propriedades do sistema, clique em alterar configurações (change) e iremos agora alterar o nome do nosso servidor para SRVESTACIO, confirme na opção ok, e logo o sistema nos solicita ser reiniciado para aplicar as configurações.
Após logar novamente, digitamos usuário e senha, e devemos partir para as configurações de interface de rede.
Clique em menu iniciar, configurações, painel de controle.
Em painel de controle, escolhemos a opção, centralde redes e compartilhamento.
Na janela de configuração, selecionar a opção configurações do adaptador, após abrir a tela de configuração de propriedades de rede, devemos desmarcar a opção, protocolo TCP/IP versão 6 (TCP/IPv6), para que nosso servidor não priorize o Ipv6, já que no nosso caso iremos utilizar o Ipv4.
Selecionamos a opção protocolo TCP/IP versão 6 (TCP/IPv4), clique em propriedades, logo irá abrir a janela de configuração.
	Agora iremos configurar a faixa de IP do nosso servidor com IP fixo,mesmo que tenha um	servidor DHCP na sua rede, pois não é padrão deixarmos servidores sem IP fixo.
	Na opção utilizar IP fixo digite como exemplo:
Endereço ip: 192.168.0.100
	Mascara de rede 255.255.255.0
Gateway de sua rede: 192.168.0.1
Tambémdevemos configurar o DNS preferencial 192.168.0.1
Agora temos que reiniciar o servidor para que as configurações sejam aplicadas.
Bem, agora nosso servidor já esta com nome na rede e com as configurações de rede prontas, mais para que ele realmente se torne um servidor, iremos iniciar o processo de configuração do AD.
Clique em menu iniciar, executar, e digite: DCPROMO
Abrise então a tela do assistente de configuração Active Directory Domanin Server, clicamos em avançar, nos éapresentada a telacominformações de compatibilidade do sistema, clique em avançar.
Na próxima tela, teremos duas opções, o sistema nos pergunta se iremos configurar em uma floresta existente, ou se será em uma nova floresta, que é o nosso caso.
Na próxima tela devemos digitaro nome que será escolhido para nosso domínio, e devemos digitar um nome no padrão FQDN, no nosso caso por padrão Microsoft será (CONTOSO.COM), e clicamos em avançar, logo o sistema realiza uma checagem e temos então que definir o nível funcional de nossa floresta, e como não teremos nenhuma dependência de softwares mais antigos, podemos escolher a opção WINDOWS 2008 R2, clique em avançar e logo o sistema solicita que seja configurado um servidor DNS.
Logo o sistema nos traz as informações de onde será armazenado as configurações de nosso AD, como usuários, senhas, scriptis, e nos informa também em quais pastas estas informações ficaram guardadas. Pastas (NTDS, SYSVOL).
NA próxima tela o sistema nos solicita que seja adicionado uma senha para uma possível recuperação de nosso servidor, logo nos será mostrado um resumo das configurações que escolhemos, e caso esteja tudo conforme escolhemos, o sistema inicia então a configuração do AD, assim que o sistema termina, nos solicita que seja reiniciado para aplicar as configurações.
Após ser reiniciado, o sistema nos mostra a nova tela de logon, agora que já temos um dom ínio, devemos utilizar as seguintes opções para logar:
usuário: administrator
senha: P@ssword
domínio: contoso.com
Após o logon, podemos configurar nossos domínio.
Vá no menu iniciar, ferramentas administrativas e selecione a opção (usuários e computadores do AD, com o botão direito do mouse, clique em cima do nome do domínio e clique em nova unidade organizacional (OU).
Damos um nome para nossa Unidade Organizacional (Estagiários) e clicamos em OK, pronto OU já aparece na arvore do nosso domínio.
Temos agora que criar os usuários para logar na estação cliente, clique com o botão direito domouse, em cima da OU estagiários, na opção novo, usuário,
Iremos criar dois usuários somente para testes. (João Silva) e (Maria da Dores).
		Na tela de usuário cadastramos o João com nome de login podemos usar de várias formas, ou (joão.silva), (jsilva), (j.silva) etc.
	A Maria,utilizamos os mesmos procedimentos.
		Agora iremos criar o grupo de usuário, que por padrão do sistema torna-se mais fácil para a correta administração depoliticasde segurança e contas de usuário.
	Clique cm direito do mouse novamentesobre a OU estagiários, vá em novo, grupo, logo se abre a tela para digitarmos o nome do grupo, que não será aceito o mesmo nome da OU, então no nosso caso será (est01), confirme e pronto, grupo de usuários criado com sucesso. De modelo Global e como Grupo desegurança.
	Agora temos ainda que adicionar nossos dois usuários (João e Maria), em seu grupo.
Clique sobre o nome do grupo (est01) duas vezes, após a tela se abrir, vá na opção membros, e adicione os dois, clique em adicionar e na próxima tela digite o nome dos dois usuários separado por, ponto e vírgula, exemplo. (joao.silva; maria.dores), confirme e pronto.
Mapeamento de pastas
Nosso servidor também será servidor de arquivos para nossos usuários da rede, no nosso caso iremoscriar uma pasta de nome (Teste), que será compartilhada a outros usuários da rede.
Esta pasta será criado na raiz do disco local.
Temos agora que compartilhar esta pasta para que ela fique disponível na rede, iremos seguir os seguintes passos.
Clique com o botão direito em cima da pasta, vá em propriedades, e na próxima tela clique na aba sharing (compartilhamento), e em advanced sharing, na próxima tela, marque a opção sharing this folder, e logo em permissions, se abre a tela para adicionarmos os usuários.
No nosso caso por padrão e porque fica mais fácil a administração como disse anteriormente, adicionaremos o grupo dos usuários (est01), e deixamos marcado a opção somente leitura.
No nosso caso por padrão e porque fica mais fácil a administração como disse anteriormente, adicionaremos o grupo dos usuários (est01), e deixamos marcado a opção somente leitura.
PRONTO NOSSO SERVIDORESTACONFIGURADA E LIBERADAPARA QUE OS CLIENTES POSSAM TRABALHAR, LOGO TEREMOS QUE CONFIGURAR AS POLITICAS DE SEGURANÇA DE NOSSO DOMINIO, MAIS NÃO É O FOCO DESTA ATIVIDADE.
Carlos
Carlos fez um comentário
boa noite Marcos vc tem esse trabalho
0 aprovações
Carregar mais