Buscar

Trabalho individual completo

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
42.1	Sociedade Ltda.	�
52.1.1Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)	�
73	Abertura,registro e legislação	�
73.1	Junta comercial	�
83.2	Receita Federal do brasil	�
83.3	prefeitura municipal	�
104	CONCLUSÃO	�
11REFERÊNCIAS	�
12APÊNDICES	�
��
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos aprender a diferença entre a Sociedade Ltda e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).
A Sociedade Ltda é aquela que reúne dois ou mais sócios para explorar atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens ou de serviços,constituindo elemento de empresa.Os sócios respondem de forma limitada ao capital social da empresa pelas dividas contraídas no exercícios da sua empresa perante os seus credores.
No caso da Empresa de Responsabilidade Limitada (EIRELI),uma única pessoa física constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto pelo nome civil do proprietário, completo ou abreviado, podendo aditar ao nome civil uma atividade do seu negócio ou um apelido.
DESENVOLVIMENTO
Sociedade Ltda.
Recebe o nome de Sociedade Limitada ( ou Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada) aquela que é formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente e de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social,ou seja, a responsabilidade de cada sócio é limitada à quantidade de quotas que ele possui.Quotas são a parcela de contribuição do sócio no que diz respeito ao capital social da empresa.
Atualmente,o tipo societário mais comum em território brasileiro é a Sociedade Limitada, sendo seu elemento fundamental o contrato social.Este tipo de sociedade surgiu em meio à complexidade das sociedades anônimas e as responsabilidades limitadas das sociedades familiares.O formato da Ltda, uma pessoa que não faz parte da sociedade poderá ser um dos administradores somente com o consentimento dos sócios.
Suas características são:
- Responsabilidade dos Sócios: a responsabilidade dos sócios em uma limitada é restrita, característica que parece explicar a extrema popularidade desta forma de sociedade no Brasil. Se o capital social subscrito ( permitido pelos sócios ) não estiver integralizado (totalmente pago), o sócio responde solidariamente com os outro pela parte que resta ser integralizada.
- Capital Social: divide-se em quotas iguais ou desiguais,cabendo uma ou mais a cada sócio; a contribuição pode ser dado por meio de dinheiro, bens ou direitos, sendo não autorizada, porém, através da prestação de serviços.
- Exclusão do Sócio: é excluído o sócio que não integralizou de acordo com os prazos e condições previstas no contrato de constituição da Limitada.quando coloca em risco a existência do negocio por meio de uma justa causa, previsto no contrato e um tempo para que o sócio possa justificar ou se defender em reunião de assembleia.
- Prejuízos no Capital: não é permitida a retirada ou distribuição de lucros para o sócio em caso de possível prejuízo do capital.
- Legislação das Limitadas: no Brasil, o Código Civil de 2002 regula seus principais dispositivos, sendo que em caso de lacunas, são seguidas as normas das Sociedades Simples ou Anônimas, caso estabelecido no contrato.
- Conselho Fiscal: órgão facultativo nas sociedades limitadas, mas comum nas anônimas. Os sócios minoritários que representam menos de 1/5 do capital social podem eleger um membro e suplente. Pode o contrato prever ainda o estabelecimento de um conselho fiscal e suplentes (três ou mais membros), sócios ou não. Em relação às demonstrações financeiras, deverão ser elaboradas pelo menos três ao final de cada exercício social.
2.1.1Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
Na EIRELI, um empresário individual atua sem separação jurídica entre os seus bens pessoais e seus negócios, ou seja, não vigora o principio da separação do patrimônio. O proprietário responde de forma limitada pelas dividas contraídas no exercício de sua atividade perante os seus credores com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis, terrenos etc..) e os do seu cônjuge ( se for casado num regime de comunhão de bens).
O inverso também acontece: o patrimônio integralizado para explorar a atividade comercial também responde pelas dividas pessoais do empresário e do cônjuge. A responsabilidade é, portanto, limitada nos dois sentidos.
A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é uma natureza jurídica criada por lei em junho de 2010 e que pode ser constituída desde o dia 9 de janeiro de 2012. Ela possibilita a solução de vários problemas atuais, como a situação de responsabilidade limitada do empresário individual e a formação de sociedades limitadas com a participação de sócios, tais como filho(a), a mulher ou marido, ou terceiros com um percentual mínimo, somente para atender o requisito de se ter um segundo sócio. A EIRELI deve ter um titular, pessoa física maior de 18 anos ( ou menos antecipado ), brasileiro ou estrangeiro, e capital mínimo de 100 vezes o maior salário mínimo do País – totalmente integralizado, sendo a responsabilidade do titular limitada ao valor do capital. O titular pessoa física não poderá ter mais de uma EIRELI. A administração dever ser exercida por uma ou mais pessoas podendo o administrador ser o próprio titular ou não.
O titular, brasileiro ou estrangeiro, residente e domiciliado no exterior devera ter um representante no País com poderes para perceber citação judicial.
O registro da EIRELI será efetuado pelas Juntas Comerciais, órgãos executores do Registro Publico de Empresa Mercantis, mediante arquivamento de ato constitutivo que observará, no que couber, as regras da sociedade limitada.
Abertura,registro e legislação
Junta comercial
Na Junta Comercial o empresário fará o registro individual e seu enquadramento como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Ocasião em que se deve apresentar para arquivamento (registro) o Requerimento de Empresário e o enquadramento como ME ou EPP na Junta Comercial, desde que atenda ao disposto na Lei Complementar 123/2006. Recomenda-se a realização de pesquisa prévia de nome empresarial e consulta prévia de endereço para evitar colidência de nome empresarial e pendências junto a Prefeitura Municipal e aos demais órgãos envolvidos.
A pesquisa do nome empresarial deve ser a primeira providencia a ser tomada antes do registro (Requerimento de Empresário) da empresa. Essa medida é para certifica-se que não existe outra empresa já registrado com nome igual ou semelhante ao que você escolheu. Isso evita que o processo de registro tenha que mudar de nome, após iniciado.
Documentos requeridos:
.Contrato Social;
.Documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).
.Interesse das partes;
.Objetivo da empresa;
.Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das quotas.
.Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto,em três vias;
.Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
.Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial),em uma via;
.FCN (ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
Receita Federal do brasil
Na Receita Federal o empresário fará a inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Em quase todas as Juntas Comerciais essa inscrição pode ser feita com o arquivamento do Requerimento de Empresário. Caso o sistema da cidade ou estado que a empresa esta localizada não esteja integrado, essa inscrição deve ser efetuada após o registro na Junta Comercial.
Documentos Requeridos:
.Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
.Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto,emtrês vias (quatro vias no caso de empresário)
.Cópia autenticada do documento de identidade (RG) do titular ou dos administradores;
.FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
.Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF(CNE) 
.FCPJ (Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica) acompanhada, no caso de sociedades, do QSA (Quadro de Sócios e Administradores). 
prefeitura municipal
Se a empresa exercer atividade de serviços, deverá providenciar a inscrição na Secretaria de Finanças ou de Fazenda da Prefeitura. Em vários municípios essa situação se da simultaneamente com a solicitação do Alvará de Funcionamento. Depois de efetuar o registro e as inscrições físicas da empresa, assim como as exigências para emissão do Alvará, a empresa deverá solicitar à Prefeitura Municipal a emissão do Alvará de Funcionamento, para poder exercer suas atividades. 
Documentos Requeridos:
.Requerimento de Empresário ou Contrato Social registrado;
.Inscrição na Receita Federal – CNPJ;
.Cópia do enquadramento de microempresa ou empresa de pequeno porte registrado;
.Cópia do RG e CPF do titular ou do sócio-administrador;
.Ficha de inscrição da Secretaria Municipal da Fazenda FID 1 e FID 2 – duas vias de cada.
CONCLUSÃO
A manipulação do patrimônio é o objetivo da contabilidade, para isso ela adota ferramentas que possibilitam ,através de seus conhecimentos e princípios, contribuir para a continuidade dos negócios.
Utiliza-la ao Maximo é obrigação do profissional da contabilidade e correta estratégia para administração das sociedades.
REFERÊNCIAS
 Contabilidade Introdutória. 11ª Edição.Editora Atlas, 2010. 
http://www.infoescola.com/administracao_/sociedade-limitada/
http://www.sirecompr.org.br/noticia/33/passo-a-passo-como-abrir-uma-empresa
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/empresario-individual/abertura-registro-e-legalizacao
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Guia-pr%C3%A1tico-para-o-registro-de-empresas
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Legislacao/Ins/2005/Anexo2INRFB5682005.doc
APÊNDICES
ALT TAB MANUTENÇÃO EM PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA
CONTRATO SOCIAL
Julio César da Silva, brasileiro, casado pelo regime de comunhão parcial de bens, em 28/10/1986, administrador, residente e domiciliado na cidade Rural-PR, à Rua Alecrim, 100 – Jardim Hortaliça – CEP 86000-00, portador do documento de identidade civil RG sob nº 123.456.78, expedido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (SSP/MG) em 22/07/1973 e inscrito no CPF/MF sob nº 300.400.500-00, nascido em 15/01/1955 e Marcos Vinicius da Silva, brasileiro, casado pelo regime de comunhão parcial de bens, em 08/02/1988, técnico de informática, residente e domiciliado na cidade Rural-PR, à Rua Afazema, 1000 – Jardim Hortaliça – CEP 86050-000, portador do documento de identidade civil RG sob nº 222.333.44, expedido pela Secretaria de Segurança Publica do Estado do Paraná (SSP/PR) em 29/08/1982 e inscrito no CPF/MF sob nº 000.111.222-33, nascido em 31/08/1966, resolvem por este instrumento particular de contrato social, construir uma sociedade simples por quotas de responsabilidade limitada as cláusulas e condições a seguir. 
CLÁUSULA PRIMEIRA: A Sociedade girará sob o nome comercial de “ Alt Tab Manutenção em Produtos de Informática Ltda” ,com sua sede na Cidade Rural, estado do Paraná,sito a Rua Joaquim Távora,100, Jardim da Poesia,CEP 86000-000.
CLÁUSULA SEGUNDA: O objetivo social da empresa será de: Manutenção de computadores e outros equipamentos voltados para informática.
CLÁUSULA TERCEIRA: A sociedade iniciará suas atividades no dia 01/11/2014, e seu prazo de duração é por tempo indeterminado.
CLÁUSULA QUARTA: O capital social da empresa será de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e R$ 90.000,00 (noventa mil reais), integralizado e distribuído entre os sócios da seguinte forma:
O sócio Júlio César da Silva possui na sociedade 30.000 (trinta mil) quotas no valor de R$ 1,00 (um real) cada uma totalizando o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) cada integralizado em moeda corrente do país no presente ato. O sócio Marcos Vinicius da Silva possui na sociedade 90.000(noventa mil) quotas no valor de R$ 1,00 (um real) cada uma, totalizando o valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) cada uma integralizando em moeda corrente do país no presente ato.
PARÁGRAFO ÚNICO: O capital social da empresa totalmente integralizado fica assim composto e distribuído:
	SÓCIOS
	CAPITAL EM QT
	CAPITAL EM R$
	Júlio César da Silva
	30.000
	30.000,00
	Marcos Vinicius da Silva
	90.000
	90.000,00
	 TOTAL
	120.000
	120.000,00
CLÁUSULA QUINTA: As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento dos demais sócios, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço, o direito de preferência para a sua aquisição. No caso da venda, o direito de preferência será exercido mediante previa notificação aos sócios remanescentes com o prazo de 30 (Trinta) dias para a manifestação sobre o interesse. Qualquer cessão de quotas devera ser efetiva através de Alteração Contratual e devidamente arquivada na junta comercial.
CLÁUSULA SEXTA: A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CLÁUSULA SÉTIMA: A administração da sociedade caberá ao sócio Marcos Vinicius da Silva, ao qual o competente o uso da firma em conjunto, ficando dispensado de caução para administração, com poderes e atribuições de administrador autorizado o uso do nome empresarial, vetado, no entanto, em atividades estranhas ao interesse social, ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros, bem com onerar ou alienar bens móveis e imóveis da sociedade, sem autorização dos demais sócios. Com exceção daqueles que constituem a atividade fim da empresa.
CLÁUSULA OITAVA: Os sócios poderão de comum acordo fixar, uma retirada mensal, a titulo de “pro labore”, observadas as disposições regulamentares pertinentes.
CLÁUSULA NONA: Ao término de cada exercício capital, em 31 de dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados.
CLÁUSULA DÉCIMA: Nos quatros meses seguintes ao término do exercício social, os sócios deliberarão sobre as contas, e designarão administradores assinada por todos os sócios.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: A sociedade poderá a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, mediante alteração contratual assinada por todos os sócios.
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: Falecendo ou interditando qualquer sócio, a sociedade continuará suas atividades com os herdeiros, sucessores e o incapaz. Não sendo possível ou inexistindo interesses destes ou do sócio, remanescente, o valor de seus haveres, será apurado e liquidado com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.
PARAGRÁFO ÚNICO: O mesmo procedimento será dotado em outros casos em que a sociedade se resolva em relação a seu sócio
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: O administrador declara sob a pena de Lei, de que não está impedido de exercer a administração da sociedade, por Lei especial, ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrar sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargo público, ou crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública ou a propriedade.
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: Fica eleitoo foro da Comarca de Londrina-PR para o exercício e o cumprimento dos direitos e obrigações resultantes deste instrumento.
E por estarem justos e contratados, lavram, datam e assinam o presente instrumento de contrato social, em três vias igual teor e forma, juntamente com duas testemunhas, obrigando-se por si e por seus herdeiros a cumpri-lo fielmente em todos os seus termos.
Rural, Paraná, 20/10/2014
Julio César da Silva
RG sob nº 123.456.78
CPF/MF sob nº 300.400.500-00
Marcos Vinicius da Silva
RG sob nº 222.333.44
CPF/MF sob nº 000.111.222-33
João Pereira da Silva Maria Rosa Dias 
RG sob nº 41.279.659-81 RG sob nº 38.289.526-66
CPF/MF sob nº 125.635.555-66 CPF/MF sob nº 333.653.985-99
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contabéis
sulivan ricardo diniz
título do trabalho:
Contabilidade Empresarial
Jaú-SP
2014
Sulivan ricardo diniz
título do trabalho:
Contabilidade Empresarial
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Empresarial e Trabalhista, Noções de Direito, Matemática Financeira, Metodologia Cientifica.
Orientador: Prof. José Manoel da Costa
Alcides José da Costa Filho
Valdeci da Silva Araújo
Carla Patrícia Rodrigues Ramos
Merris Mozer
Marilucia Ricieri
Jaú-SP
2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes