Buscar

exercicios a2

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sábado, 16 maio 2015, 18:40
	Estado
	Finalizadas
	Concluída em
	sábado, 16 maio 2015, 19:05
	Tempo empregado
	25 minutos 52 segundos
	Avaliar
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia os textos referentes à incorporação das identidades indígena e negra à identidade nacional na formação da nação brasileira no século XIX.
- No processo de reconhecimento e, principalmente, de construção de uma identidade indígena pela sociedade nacional abrangente devemos destacar o século XIX quando, com o advento do Império e com o processo de formação do Estado brasileiro, os índios passam a ser associados à identidade nacional que se preconizava construir enquanto símbolos de essa identidade.
- Após a abolição da escravidão e a proclamação da República, no século XIX, o negro permanecia sendo percebido como um elemento negativo. As teses do embranquecimento racial justificavam o abandono que se seguiu a abolição dos escravos sem nenhum tipo de indenização ou políticas compensatórias. Ao contrário, imputavam a eles os males que impediam o nosso desenvolvimento enquanto país e nação.
De acordo com os textos acima é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. Que índios e negros foram incorporados à sociedade brasileira de forma diferenciada. Os índios tornaram-se símbolos da identidade nacional antes dos negros, que passaram a ser valorizados após a implantação da política de branqueamento.
b. A formação da identidade nacional do povo brasileiro valorizou sobremaneira a presença indígena em detrimento da presença branca e negra.
c. Enquanto o negro não foi visto de forma positiva no processo de formação da identidade nacional, a identidade indígena, por sua vez, simbolicamente foi exaltada. 
d. Indígenas e negros juntamente com os brancos formam as três raças que deram identidade nacional ao povo brasileiro garantindo assim a democracia racial no Brasil.
e. Os males que impediam nosso desenvolvimento enquanto povo foram mais imputados aos negros, pois aos índios esses males foram atribuídos somente de forma simbólica.
Feedback
A resposta correta é: Enquanto o negro não foi visto de forma positiva no processo de formação da identidade nacional, a identidade indígena, por sua vez, simbolicamente foi exaltada..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um breve mapeamento das análises de diversos cientistas e estudiosos sobre a pós-modernidade nos permite afirmar que a ideia INCORRETA é:
Escolha uma:
a. Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas. 
b. Fredric Jameson identifica a pós-modernidade como braço cultural da lógica neoliberal.
c. Jean-François Lyotard, pioneiro na utilização do termo, apresenta a pós-modernidade como fim dos sistemas explicativos grandiosos e generalistas.
d. Zygmunt Bauman substituiu o uso da palavra pós-modernidade por modernidade líquida, sintetizando a ideia de fluidez em relação à modernidade.
e. Jürgen Habermas atribuiu em sua análise um caráter conservador a pós-modernidade, indicando o ataque direto desta aos ideais iluministas.
Feedback
A resposta correta é: Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
 Veja a imagem abaixo e marque a alternativa que indique qual o conteúdo central dela.
Escolha uma:
a. Cotas Raciais
b. Xenofobia
c. Multiculturalismo 
d. Discriminação
e. Políticas hegemônicas de raça.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Multiculturalismo.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as afirmativas abaixo sobre etnia, racismo e preconceito:
I - Etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.
II - O racismo é crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural.
III - O preconceito é um conjunto de valores e crenças estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo a alimentar opiniões negativas a respeito de outro, com base em informações incorretas, incompletas ou por ideias preconcebidas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. I e II estão corretas e III está incorreta.
b. I, II e III estão corretas. 
c. II e III estão corretas e I está incorreta.
d. I, II e III estão incorretas.
e. II está correta e I e III estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
1. Qual é a interpretação biológica atual do conceito de raça.
Escolha uma:
a. O conceito de raça deve ser utilizado para descrever diferenças culturais ou étnicas. 
b. Existem raças naturalmente hierarquizadas
c. Toda raça é multicultural e deve ser compreendida conforme suas diferenças próprias.
d. O conceito de raça não pode ser usado para descrever diferenças culturais ou étnicas.
e. O conceito de raça é fundamentado segundo uma compreensão biológica atualizada, que garante que há diferenças raciais entre os homens.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O conceito de raça não pode ser usado para descrever diferenças culturais ou étnicas..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a condição da população indígena no Brasil Colônia é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. A Igreja afirmava serem os índios verdadeiros entes humanos como os demais homens, opondo-se, portanto, aqueles que os consideravam não dotados de alma, ou seja, nativos passíveis de escravização, abrindo assim campo para a catequização.
b. A escravização dos povos indígenas era permitida através da guerra justa - combate aos grupos indígenas considerados insubmissos.
c. As principais causas que permitiam a escravização dos povos indígenas eram a recusa à conversão ou o impedimento da propagação da Fé, a pratica de hostilidades contra vassalos e aliados dos portugueses e a quebra de pactos celebrados.
d. A Igreja não considerava os índios verdadeiros homens e livres, aliando-se, portanto, aqueles que os consideravam não dotados de alma e os tratava como negros da terra, ou seja, nativos passíveis de escravização. 
e. Durante o período Colonial no Brasil, a Coroa portuguesa proibia a escravidão indígena, escravidão essa que não era aceita pela Igreja Católica, mas a autorizava basicamente em duas situações, através da guerra justa ou através do resgate.
Feedback
A resposta correta é: A Igreja não considerava os índios verdadeiros homens e livres, aliando-se, portanto, aqueles que os consideravam não dotados de alma e os tratava como negros da terra, ou seja, nativos passíveis de escravização..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O apartheid chegou ao fim quando um negro foi eleito presidente, em 1994. Mas antes de ser presidente, ele foi um rebelde que lutou armado contra o regime sul-africano. Qual o nome dele?
Escolha uma:
a. Nelson Ned.
b. Nelson Mandela.
c. Zumbi dos Palmares.
d. Thabo Mbecki. 
e. Barack Obama.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Nelson Mandela..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as afirmativas abaixo referente ao regime de tutela das populações indígenas no Brasil:
I - O regime de tutela imposto aos índios como instrumento de proteção foi positivo, pois estava associado à proposta de integração das sociedades indígenas à "comunhão nacional",o que implicava o projeto de levar os povos indígenas a se incorporarem à sociedade nacional abrangente, isto é, à aculturação e assimilação. 
II - Sob a inspiração positivista, foi criado em 1910 o Serviço de Proteção Indígena (SPI), órgão governamental através do qual o Estado brasileiro tomou como sua responsabilidade a proteção e a tutela dos indígenas. Em 1911, seguindo essas diretrizes, o exercício da tutela foi concedido aos funcionários do SPI, mas essa instituição enfrentou uma série de problemas, perdendo sucessivamente sua eficácia.
III - O regime de tutela imposto aos índios como instrumento de proteção seria positivo, não estivesse associado à proposta de integração das sociedades indígenas à "comunhão nacional", o que implicava o projeto de levar os povos indígenas ao desaparecimento por intermédio de sua incorporação à sociedade nacional abrangente, isto é, à aculturação e assimilação.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. I e III estão corretas e II está incorreta.
b. I está correta e II e III estão incorretas.
c. II e III estão corretas e I está incorreta. 
d. I e II estão corretas e III está incorreta.
e. III está correta e I e II estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: II e III estão corretas e I está incorreta..
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A inserção da economia brasileira no movimento de globalização teve início na década de 1990. É INCORRETO afirmar que essa inserção foi acompanhada pela
 
Escolha uma:
a. consolidação de um modelo econômico estruturado na liberalização comercial e na atração de investimentos estrangeiros diretos.
b. criação de agências de fiscalização das empresas privadas que se tornaram concessionárias de serviços públicos.
c. adoção de processo industrial voltado para a substituição de importações, que reduziu a dependência do mercado interno por produtos manufaturados.
d. implantação de um programa de privatização das estruturas produtivas estatais – indústrias siderúrgicas e empresas de telecomunicações, entre outras.
e. Estatização de empresas privadas 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: adoção de processo industrial voltado para a substituição de importações, que reduziu a dependência do mercado interno por produtos manufaturados..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Igreja Católica em 1537, afirmava serem os índios “verdadeiros homens e livres”, “entes humanos como os demais homens”, opondo-se, portanto, aqueles que os consideravam não dotados de alma e no discurso que os tratava como “negros da terra”, ou seja, nativos passíveis de escravização e abrindo campo para o projeto catequético. Qual foi o papa que fez esta afirmativa.
Escolha uma:
a. João Paulo II
b. João XXIII 
c. Paulo VI
d. Paulo III
e. Pio XII
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Paulo III.
	niciado em
	sábado, 16 maio 2015, 19:08
	Estado
	Finalizadas
	Concluída em
	sábado, 16 maio 2015, 19:21
	Tempo empregado
	12 minutos 6 segundos
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 10,00(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as afirmativas abaixo sobre etnia, racismo e preconceito:
I - Etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.
II - O racismo é crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural.
III - O preconceito é um conjunto de valores e crenças estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo a alimentar opiniões negativas a respeito de outro, com base em informações incorretas, incompletas ou por ideias preconcebidas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. I e II estão corretas e III está incorreta.
b. I, II e III estão corretas.
c. I, II e III estão incorretas. 
d. II está correta e I e III estão incorretas.
e. II e III estão corretas e I está incorreta.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No processo de reconhecimento e, principalmente, de construção de uma identidade indígena pela sociedade nacional abrangente e, com o advento do Império e com o processo de formação do Estado brasileiro, os índios passam a ser associados à identidade nacional que se preconizava construir enquanto símbolos de essa identidade. Em que século isto ficou evidenciado:
Escolha uma:
a. Século XII 
b. Século XX
c. Século XIX
d. Século XV
e. Século XXI
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Século XIX.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As medidas compensatórias têm como objetivo reverter de fato, um quadro social fundamentado em discriminação racial e exclusão social da população negra, visam a ressarcir, os descendentes de africanos negros, dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime da escravidão, bem como em virtude das políticas explícitas ou tácitas de branqueamento da população, de manutenção de privilégios exclusivos para grupos com poder de governar e de influir na formulação de políticas, no pós-abolição.
Sobre o texto acima é CORRETO afirmar:
Escolha uma:
a. Refere-se à promulgação da Lei Áurea no Brasil.
b. Refere-se à implementação da democracia racial no Brasil. 
c. Refere-se à política de incentivo à miscigenação no Brasil.
d. Refere-se à implementação de políticas de ação afirmativa no Brasil.
e. Refere-se às ideias de Gobineau após a libertação dos escravos no Brasil.
Feedback
A resposta correta é: Refere-se à implementação de políticas de ação afirmativa no Brasil..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia abaixo as afirmativas sobre DISCRIMINAÇÃO e responda a questão.
I - A discriminação tem por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em um mesmo plano de igualdade e condição, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
II - A palavra discriminação possui diversos significados. O mais comum, no entanto, tem a ver com o uso sociológico da palavra discriminação que significa que a discriminação pode ser social, racial, religiosa, sexual, por idade, nacionalidade, etc.
III - A palavra discriminação possui diversos significados. No entanto, quando usamos a palavra discriminação sociologicamente estamos nos referindo especificamente à discriminação racial.
É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. III está correta e I e II estão incorretas.
b. II e III estão corretas e I está incorreta.
c. II está correta e I e III estão incorretas.
d. I e II estão corretas e III está incorreta. 
e. I está correta e II e III estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: I e II estão corretas e III está incorreta..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o IBGE, contrastando com a literatura antropológica - que identifica cerca de 220 etnias indígenas falantes de cerca de 180 línguas no Brasil – no país haveria 305 etnias indígenas e seriam faladas 274 línguas. Qual seria a etnia de maior contingente.
 
 
Escolha uma:
a. Aimoré
b. Tikuna 
c. Caeté
d. Ianômami
e. Carijó
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Tikuna.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Censo de 2010 registrou que a nossa população ultrapassou 190 milhões de pessoas, dentre as quais 47,7% são brancos, 7,6% negros, enquanto o número de pardos atingiu 43,1%.
De acordo com a leitura do gráfico é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. Os dadosmostram que o número de pessoas que se classificam como pardas ou pretas cresceu, enquanto o número de brancos caiu.
b. Os dados evidenciam que a população que se autodeclara branca ainda é a maioria no Brasil.
c. A diminuição da população que se autodeclara branca é decorrente da diminuição da expectativa dos mesmos. 
d. Percentualmente a população indígena no período manteve-se estável, mas isso não significa que, em números absolutos, não houve aumento da população autodeclarada indígena.
e. O aumento de população que se autodeclara preta é decorrente de um processo de valorização e de aumento da autoestima dessa população.
Feedback
A resposta correta é: A diminuição da população que se autodeclara branca é decorrente da diminuição da expectativa dos mesmos..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as afirmativas abaixo e assinale a ideia INCORRETA:
Escolha uma:
a. O racismo é crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural.
b. Originariamente, a palavra raça foi utilizada para classificar as diferenças da cor da pele, da forma do nariz, dos lábios, do queixo, do formato do crânio e do ângulo facial.
c. A palavra raça veio do italiano razza, que por sua vez veio do latim ratio, que significa sorte, categoria, espécie. Nas ciências naturais, o conceito de raça foi primeiramente usado na Zoologia e na Botânica para classificar as espécies animais e vegetais. 
d. O preconceito é um conjunto de valores e crenças estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo a alimentar opiniões negativas a respeito de outro, com base em informações incorretas, incompletas ou por ideias preconcebidas.
e. Etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.
Feedback
A resposta correta é: Originariamente, a palavra raça foi utilizada para classificar as diferenças da cor da pele, da forma do nariz, dos lábios, do queixo, do formato do crânio e do ângulo facial..
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nos últimos anos, leis foram promulgadas na direção de combater o racismo e reparar as dívidas históricas da sociedade brasileira com sua população afrodescendente. A lei que Institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica é:
 
Escolha uma:
a. Lei nº 9.459/1997
b. Lei n˚ 3.627/2004 
c. Lei nº 6.067/2011
d. Lei nº 12.288/2010
e. Lei nº 10.639/2003
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Lei nº 12.288/2010.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O apartheid chegou ao fim quando um negro foi eleito presidente, em 1994. Mas antes de ser presidente, ele foi um rebelde que lutou armado contra o regime sul-africano. Qual o nome dele?
Escolha uma:
a. Nelson Ned.
b. Zumbi dos Palmares.
c. Nelson Mandela. 
d. Barack Obama.
e. Thabo Mbecki.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Nelson Mandela..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um breve mapeamento das análises de diversos cientistas e estudiosos sobre a pós-modernidade nos permite afirmar que a ideia INCORRETA é:
Escolha uma:
a. Jürgen Habermas atribuiu em sua análise um caráter conservador a pós-modernidade, indicando o ataque direto desta aos ideais iluministas.
b. Zygmunt Bauman substituiu o uso da palavra pós-modernidade por modernidade líquida, sintetizando a ideia de fluidez em relação à modernidade.
c. Jean-François Lyotard, pioneiro na utilização do termo, apresenta a pós-modernidade como fim dos sistemas explicativos grandiosos e generalistas.
d. Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas. 
e. Fredric Jameson identifica a pós-modernidade como braço cultural da lógica neoliberal.
Feedback
A resposta correta é: Gilles Lipovetsky substitui o termo pós-modernidade por modernidade líquida objetivando demonstrar que determinadas características da modernidade passaram a ser exacerbadas..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes