Buscar

A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO PUBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO PUBLICA
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL E CONSELHO DE GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS
RA
BELÉM-PARÁ
2014
CONSELHOS DE GESTORES
 Os Conselhos Gestores surgem como um novo padrão de interação entre governo e sociedade, exigindo-se dos cidadãos uma atuação efetiva, por meio de processos interativos, no âmbito da gestão pública. Esse modelo de gestão absorve em sua estrutura vários segmentos da sociedade, passa a se constituir o novo lócus de articulação política na defesa pela democratização da gestão das políticas públicas, através dos quais sujeitos diversos interagem no processo de deliberação, gestão e controle social das políticas públicas, nas diversas áreas sociais.
 É muito importante que analisemos a importância da participação popular nesses conselhos, Temos que fazer valer o esforço de se promover a efetivação da democracia participativa no Brasil e o reconhecimento do desafio do cidadão ativo em sua missão de corresponsabilidade pela gestão pública, apoiando na assunção de novas políticas sociais.
 
A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE 
 A participação da sociedade civil na gestão da coisa pública ganha novos contornos e dimensões, com a inclusão de vários atores sociais no processo de deliberação pública. Trata-se de uma tendência que se contrapõe à forma centralizada e autoritária que, por mais de duas décadas, prevalecerá na estrutura política brasileira. A partir desse marco, temas como descentralização e reordenamento institucional seriam recorrentes e vitais para a revalorização da participação política e do poder local.
 A gestão participativa pressupõe um Estado democrático, que tem seus eixos fundamentais nos direitos de cidadania, sintetizados na igualdade dos cidadãos e na soberania popular. Daí que a construção de uma gestão democrática seja a busca de um modelo em que Estado e Sociedade
se confirmem como partes constitutivas do processo de definição de políticas públicas.
GONVERNANÇA
 Governança é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
 As boas práticas de governança corporativa
convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
A governança corporativa está relacionada à gestão de uma organização, sua relação com os acionistas e demais partes interessadas: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entre outros. Sua essência está baseada em mecanismos de solução para o conflito de agência, decorrente da assimetria informacional e conflito de interesses entre as partes envolvidas.
SIGNIFICADO E A IMPORTANCIA DOS CONSELHOS DE GESTORES 
 Os conselhos são instâncias de exercício da cidadania, que abrem espaço para a participação popular na gestão pública. Sendo assim, é considerado como forma de organização administrativa que possibilita a participação do povo na gestão das políticas públicas.
 
 
 A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de politicas publicas. 
 
A IMPORTANCIA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE
CAMPANHA DE PREVENÇÃO
INTERVENÇÃO SOCIAL
Tema: Prevenção Contra o Câncer de Próstata
 Público Alvo: Homens à partir dos 40 anos.
Objetivos da Ação Planejada: sensibilizar o homem a importância da prevenção toque retal e Antígeno prostático Específico (PSA, por sua sigla em inglês) e ultrassonografia transretal (nos casos suspeitos).
Conceitos: Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. 
Princípios: Tratamento local cirurgia e radioterapia, Tratamento sistêmico: quimioterapia.
Direitos que serão trabalhadas na devida ação: Chamar atenção do Estado para disponibilizar especialistas nessa área.
Estratégias de Intervenção: palestras, distribuição de folheto informativo.
O Significado e a Importância dos Conselhos Municipais de educação 
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS 
(Fonte eletrônica: drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-prostata/ às 12:37 de 24/11/2014)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes