Buscar

Aula 5 Comunicação e Terceiro Setor

Prévia do material em texto

Aula 5 Comunicação e Terceiro Setor 
O conceito de terceiro setor é comumente usado com bastante simplicidade e clareza, mas há um debate acadêmico em torno de sua imprecisão e o real sentido para a sociedade.
Se por um lado coloca-se o terceiro setor como esfera que se destina a enfrentar os grandes problemas nacionais, por outro aponta-se essa proposta como artimanha do capital para abrandar as responsabilidades que cabem ao Estado e as próprias empresas dentro de suas áreas de competências.
No âmbito do terceiro setor, as ações têm caráter benemérito e de emancipação cidadã. Estas ações são centradas no compromisso com a redução das desigualdades, de modo a resolver ou, pelo menos, amenizar problemas graves que afetam grandes segmentos populacionais.
Historicamente, as atividades de comunicação se desenvolvem de forma amadora e são feitas basicamente por membros ativistas dos próprios movimentos sociais e ONGs. Aos poucos, porém, introduz-se a ideia da necessidade de profissionalização das organizações, tendo em vista a complexidade do fenômeno e a importância do uso competente de instrumentos e técnicas de comunicação para a conquista de resultados mais eficientes.
*Objetivo da comunicação e terceiro setor 
Os processos comunicativos – desde os interpessoais e grupais até aqueles que se servem de suportes impressos, eletrônicos e digitais – perpassam as atividades visando:
• Mobilizar os segmentos beneficiários da ação; 
• Efetivar as mudanças pretendidas; 
• Tornar as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; 
• Angariar apoios e recursos financeiros; 
• Tornar públicas as propostas fundantes da razão de ser da instituição e assim mudar a cultura e solidificar propostas transformadoras da sociedade.
Outros processos comunicativos visam ainda:
• Instruir e motivar a ação de voluntários; 
• Dirimir conflitos internos e externos; 
• Prestar contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas, entre outros objetivos
CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE COMUNICAÇÃO
Há que se distinguir os espaços da comunicação no âmbito das organizações do terceiro setor entre a comunicação institucional e a comunicação mobilizadora direta que se entrelaça às atividades concretas de promoção da cidadania. Assim sendo, uma organização tem a necessidade de desenvolver seus próprios canais de comunicação institucional e, ao mesmo tempo, os materiais usados nas relações educomunicativas com seu público beneficiário, ou ainda valer-se das produções realizadas por terceiros, e que se adaptam às suas necessidades comunicacionais.
Comunicação= Transformação 
A comunicação realizada dentro dos movimentos sociais e das organizações de base se norteia pela participação direta das pessoas. No caso dos meios de comunicação populares e comunitários, a participação ocorre na criação do meio, na discussão sobre seu perfil editorial, na produção, difusão de conteúdos e assim por diante. 
 A estratégia é a transformação da sociedade, mas para sua efetivação é necessário dar passos concretos na direção do empoderamento social por meio do conhecimento especializado e dos canais de comunicação.

Outros materiais