avaliação 2 teoria
5 pág.

avaliação 2 teoria

Pré-visualização2 páginas
1.
	Os usuários da contabilidade buscam, cada um a seu modo, satisfazer as suas necessidades, quanto às informações geradas pelos relatórios contábeis, e onde são mais úteis a sua aplicação. Com relação aos acionistas, não é diferente. O que vale é o retorno do investimento. Diante disto, cada tipo de acionista tem a sua prioridade. Sobre os tipos de acionistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Acionista minoritário.
II- Acionista majoritário ou com grande participação.
III- Acionista preferencial.  
(    ) Fluxo de dividendos mínimos ou fixos.
(    ) Fluxo regular de dividendos.
(    ) Fluxo de dividendos, valor de mercado da ação, lucro por ação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	Com base nos princípios contábeis, o Princípio da Oportunidade gera o processo de valores e apresenta os componentes patrimoniais para produzir informações contábeis. Sendo assim, a tempestividade tem como aspecto:
	 a)
	Aceitar e gerar informações contábeis cadastradas no sistema.
	 b)
	Considerar que as atividades contábeis produzam relatórios gerados a qualquer tempo.
	 c)
	Garantir que as variações patrimoniais sejam registradas contabilmente quando acontecem.
	 d)
	Indicar e mostrar as oscilações do patrimônio, através de relatórios gerenciais.
	3.
	O Princípio da Prudência também é um dos integrantes dos Princípios Fundamentais de Contabilidade adotados pela legislação brasileira. Um exemplo clássico deste princípio é a Estimativa para Perdas com Créditos de Liquidação Duvidosa. Sobre o Princípio da Prudência, analise as seguintes sentenças:
I- A aplicação do princípio da prudência sempre provocará uma diminuição do ativo, e será observada sempre que houver dúvidas quanto ao valor a ser registrado no ativo e no passivo.
II- Um fator importante a ser relacionado no princípio da prudência é quanto ao cuidado que se deve ter ao decidir pelo ajuste, e também ao decidirmos pelo valor a ser ajustado, pois deve ser feito com critérios técnicos à luz dos demais princípios e normas contábeis.
III- O princípio da prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo e do menor para os do passivo, sempre que apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	4.
	Os princípios se constituem em formas, regras, diretrizes, linhas mestras etc., tendo como objetivo informar o usuário quanto à formação e à variação do patrimônio. Ao aplicar o Princípio do Registro pelo Valor Original, é interessante estudar cada uma de suas possibilidades. Sobre estas possibilidades, analise as sentenças a seguir:
I- Modifica o valor e sua contabilização no ativo é pelo valor de mercado e, no passivo, o valor de hoje é identificado como o custo original.
II- O valor de venda estimado é no curso normal de negócios, deduzindo os custos estimados para sua venda, e dos gastos estimados para a realização da venda, tratando-se do valor realizável.
III- Para o ajustamento dos valores originais em uma determinada data e a atualização Monetária, se dá através de indexadores ou elementos aptos a apontar a variação do poder aquisitivo em moeda estrangeira, quando do fechamento do balanço.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Existem situações em que as condições necessárias para o reconhecimento das receitas não são suficientes, sendo então preciso entender os fatos para interpretá-los à luz do princípio. Segundo Iudícibus (2000), para reconhecer a receita após o ponto de venda, podemos partir de duas justificativas. Sobre estas justificativas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se for impossível avaliar os ativos recebidos em troca da venda com um bom grau de afiançabilidade.
(    ) Se esperamos despesas adicionais irrelevantes após a venda, e se estas não puderem ser estimadas com um bom grau de afiançabilidade.
(    ) Se esperamos despesas adicionais relevantes após a venda, e se estas não puderem ser estimadas com um bom grau de afiançabilidade.
(    ) Se for possível avaliar os ativos recebidos em troca da venda com um bom grau de afiançabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IUDÍCIBUS, Sergio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2000 p. 65.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Para garantir a qualidade dos registros contábeis, e que suas informações finais sejam expressas em forma inteligível, surgem os princípios, postulados e convenções. Entre as convenções, destaca-se a Consistência. Em relação a esta convenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um dos mais importantes, senão o mais importante entre todos, pois está vinculado à integridade das informações e à possibilidade de comparabilidade entre as mesmas informações de mais de um exercício.
(    ) Na aplicação do conceito de consistência, não é necessário garantir que todos os critérios de mensuração utilizados pela contabilidade sejam aplicados igualmente.
(    ) Esta convenção estará na maioria da vezes ligada diretamente à convenção da materialidade, ambas obrigam as empresas a evidenciar, para os usuários, as mudanças ocorridas.
(    ) Nessa convenção não se faz necessária a comparabilidade entre no mínimo dois exercícios sociais, pois a integridade não é característica relevante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Um contador foi analisar as informações contábeis de um futuro cliente, para saber como estavam os registros. Com isso, ele percebeu que, nos lançamentos de despesas com energia elétrica, constavam os gastos da propriedade particular de um dos sócios, assim como também observou que havia registros de retiradas de caixa para uso particular dos sócios. Diante disso, este profissional percebeu que esta situação estava prevista nos princípios fundamentais de contabilidade. Com relação aos princípios, analise as seguintes afirmativas:
I- O princípio da continuidade prevê que as receitas e as despesas devam ser contabilizadas conforme a data da ocorrência.
II- O princípio da entidade considera que a contabilidade deve separar bens, direitos e obrigações da empresa dos bens, direitos e obrigações dos sócios.
III- O princípio da prudência atua com o pressuposto de que a empresa não será extinta, portanto terá prudência.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	8.
	Cada usuário da contabilidade busca suprir diferentes necessidades e objetivos com relação aos negócios, possuindo modelos decisórios próprios, a fim de buscar um conjunto de informações mais eficiente para a tomada de decisões. Sabendo que cada usuário busca metas que deseja maximizar ou o tipo de informação mais importante, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acionista minoritário se interessa apenas pelo fluxo regular de dividendos.
(    ) Empregados em geral, como assalariados, buscam o retorno sobre o patrimônio líquido e a situação de liquidez.
(    ) Entidades