Buscar

Atividades aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 NO PORTIFÓLIO 6. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
▪ NÃO separe as questões em aula 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8. ▪ As envie como aula 2, 4, 6, 8.
▪ As envie como aula 2, 4, 6, 8.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
•Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
Atividades das aulas 5 e 6
01. O que significa Departamentalização? Para as organizações é importante adotarem esses subsistemas ou departamentalização? Justifique sua resposta. (Mínimo 5 linhas) (0,5)
	É o agrupamento de funções relacionadas em unidades que são gerenciadas por diferentes gestores com o fim de atingir os objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz, e constitui a estrutura organizacional. É importante adotarem a departamentalização, para entender a estrutura organizacional, suas divisões, sua forma de comunicação e até a sua organização, ou ainda para adquirir conhecimentos para ter competências para criar subsistemas e gerenciá-los. Pois assim cada setor pode ser acompanhado de perto por cada gestor e assim buscando alcançar mais produtividade.
02. Leia as alternativas abaixo: 
I- Essa forma de dividir as funções organizacionais é muito presente em empresas industriais. Na empresa, essa divisão não está muito presente, porque ela se caracteriza pela prestação de serviços. Estamos falando da departamentalização por Produtos II- A departamentalização por mercado é a maneira de se estruturar encontrada pela organização, para oferecer um serviço melhor aos diferentes mercados. III- Essa forma de departamentalização pode criar problemas se os indivíduos com funções especializadas se preocuparem mais com a própria área do que com a empresa como um todo. Estamos falando da forma de departamentalização por Cliente. 
Sobre os tipos de departamentalização, assinale a alternativa correta: (0,5)
( ) As alternativas I e II estão corretas
( ) As alternativas II e III estão corretas
(X) Apenas a alternativa II está correta
( ) Apenas a alternativa III está correta
( ) Todas alternativas estão corretas
3. A Abordagem Humanística passou por duas etapas em seu desenvolvimento. Explique:
	
a) a primeira fase A Analise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho. (0,5) 
	Esta etapa é caracterizada pelo domínio do aspecto meramente produtivo. O objetivo da Psicologia do Trabalho ou Psicologia Industrial era a análise das características humanas que as tarefas exigiam do seu executante e a seleção científica do trabalhador. Os temas predominantes foram: seleção científica do trabalhador, orientação profissional, treinamentos e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.
b) a segunda fase da Abordagem Humanística foi a Adaptação do trabalho ao trabalhador. (0,5)
	Nesta etapa, a Psicologia Industrial esteve focada em aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Os temas predominantes foram: o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho, a liderança, as comunicações e as relações interpessoais e sociais dentro da organização.
c) Faça uma analise com suas palavras explicando como e por que surgiu a Abordagem Humanística Comportamental na Administração. (0,5)
	A abordagem Humanística Comportamental na Administração, surgiu por volta da década de 1930, nos Estados Unidos, com o nascimento da Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo). Foi a primeira teoria administrativa a emprestar um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores, mais como seres humanos e menos como simples empregados. Outro ponto importante, graças ao desenvolvimento das ciências humanas, em particular a sociologia, que permitiu compreender melhor o funcionamento da psicologia do trabalhador. Assim deu origem a ação dos sindicatos criados para defender os trabalhadores contra as ações dos modelos científico e clássico de administração.
Bom trabalho!

Outros materiais