Buscar

LAUDO TÉCNICO DE Leite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LAUDO TÉCNICO DE AULA PRÁTICA Analistas:
Aurélia Regina Araújo da Silva Emmily de Carvalho Rodrigues Gilvan Borges
Raquel Oliveira Aleixo de Lima Cuiabá, 02 e 04/06/2014
Supervisora: Profª Drª Adriana Paiva de Oliveira
Objetivos:
Verificar a qualidade do leite pasteurizado produzido na cidade de Cuiabá – MT; Observar as causas de possíveis fraudes;
Procedimento de coleta da amostra:
A amostra foi comprada no mesmo dia da análise em seguida foi trazida para o laboratório e seu conteúdo foi transferido para um béquer de 500 mL.
Informações sobre a amostra: Marca: Leitbom – Comajul Lote: 594 A Fabricação: 30/05/2014 Validade: 04/06/2014
LAUDO TÉCNICO/Análise de Alimentos 2 Preparo de amostra e Técnica(s) analítica(s) utilizada(s):
• Materiais: 7 tubos de ensaio, conta-gotas, pipeta volumétrica de 2 mL, pipeta de 10 mL, pipetador, béquer de 250 mL, mL e chapa de aquecimento.
• Reagentes: álcool etílico a 68%; solução de alizarol a 2%; solução de guaiacol a 2%;
NaOH a 10 %; floroglucina a 1%; álcool etílico P.A., ácido oxálico a 1%; água destilada, água iodada a 1%; ácido clorídrico concentrado; ácido nítrico P.A. e água oxigenada.
No 1º tubo adicionou-se 2 mL de leite, seguido de 2 mL de álcool etílico a 68% com auxílio de uma pipeta volumétrica, o tubo foi tampado com uma rolha, agitado e o resultado observado e anotado na folha de análise. No 2º tubo também foi adicionado a medida de 2 mL de leite, seguido de 2 mL de solução de alizarol 2%, tampado, agitado e seu resultado observado e anotado na folha correspondente. No 3º tubo, foi misturado 5 mL de leite e juntamente com 2 mL de solução de guaiacol 1%, deixou-se a mistura descansar sem agitação. Ao 4º tubo adicionouse 5 mL de leite, 2 mL de NaOH 10% e 0,5 mL de floroglucina a 1% , agitando-se bem a mistura. No 5º tubo com o uso de pipeta foram transferidos 10 mL da amostra, em seguida adicionou-se 10 mL de álcool etílico P.A., homogeneizado e adicionou-se 3 gotas de ácido oxálico 1%. Dando sequencia às análises, em um béquer de 20 mL, adicionou-se 10 mL de leite, em seguida foi fervido lentamente, deixado resfriar e depois foi adicionado 20 mL de água estilada seguido de 20 mL de água iodada 1%. No 6º tubo de ensaio adicionou-se 5 mL da amostra, 5mL de ácido clorídrico concentrado e 5 mL de álcool P.A., seguido de 10 gotas de ácido nítrico P.A. No 7º e último tubo colocou-se 10 mL de leite, em seguida foi aquecido em banho-maria a 45°C por 5 minutos, a seguir foi adicionado pelas paredes do tubo 2 mL de solução alcoólica de guaiacol 1% e 3 gotas de água oxigenada.
Resultados e discussão A tabela a seguir ilustra os resultados obtidos na análise de leite pasteurizado:
Prova do álcool Positivo Prova do alizarol Positivo Água oxigenada Negativo
Formol Positivo
Bicarbonato de
Sódio Negativo
Amido Negativo Urina Negativo Peroxidase Negativo
Na amostra analisada, foi detectada a presença de formol, o que foi de grande surpresa, uma vez que essa substância é proibida por lei. O formol é usado como agente bactericida, e por ser uma substância alcalina provoca a redução da acidez nas bebidas já azedas ou estragadas. Sua ingestão traz sérios danos à saúde. Outro ponto que deve ser ressaltado é de que o leite analisado possui o selo SIF – Sistema de Inspeção Federal, ou seja, é autorizado para ser consumido em todo o território nacional, o que é incoerente com um dos resultados obtidos no teste de formol, pois, deduz-se que já que o produto tem o SIF, ele foi encontrado em condições para o consumo. As demais análises obtiveram resultados satisfatórios não apresentando adulterações.
Conclusão:
O leite pode ser considerado como um dos alimentos com concentração elevada de muitos nutrientes aos quais se pode destacar: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas (em especial a vitamina A). Fatores como a espécie do animal, alimentação, estação do ano e época de lactação contribuem para a proporção desses nutrientes. As análises realizadas foram de grande importância para observar que a adição de certas substâncias ao leite além daquelas naturalmente já presentes pode prejudicar e muito sua qualidade e eficácia além de torná-lo uma fonte de transmissão de doenças quando da sua ingestão. Os testes serviram para mostrar a situação do processamento do leite, e verificar se o produto estava com boa qualidade para ser consumido, pois a amostra possuía o selo de aprovação federal, o que deveria ser suficiente para não duvidar de sua procedência. Mas, o que se viu foi algo bem diferente, pois a amostra continha uma das substâncias que são proibidas por lei, no caso em questão o formaldeído, o que já torna o produto impróprio para o consumo humano.
Referências: PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e dietética. 2 ed. São Paulo: Manole, 2006. P. 108-1.

Continue navegando