Buscar

Caso Concreto 04 - Narrativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA 4
TEMA: MODALIZAÇÃO E QUESTÕES GERAIS DE NORMAS CULTAS APLICADAS À LINGUAGEM JURÍDICA
RESPOSTAS:
DISCURSIVAS:
Ana Rosa Coutinho pretende que o Banco Y Vida e Previdência S/A seja condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região a pagar R$50 mil de indenização por assediá-la moralmente. Ana Rosa trabalhou na empresa como vendedora e afirma que a empregadora exigia metas de forma excessiva, humilhando e expondo a sua imagem ao ridículo, e também afirmou que quem não se destacava nas vendas tinha sua foto exposta em painéis e semanalmente sofria ataques com balas de borracha. Fatos que a lavaram a uma grave depressão e uso de medicamentos. E por tais acontecimentos, ainda que ela não tenha um laudo comprovando seu estado de saúde, seu estado de depressão, fica evidente, a caracterização de assédio moral, em virtude do tratamento depreciativo, humilhante e vexatório ao qual ela era exposta por parte de seu empregador. O réu sustentou que a Livre Iniciativa é direito constitucional garantido e que o poder diretivo da empresa, com amparo no art. 2º da CLT, autoriza o empregador a utilizar os recursos à sua disposição para alcançar as metas estabelecidas pela empresa, pois não há qualquer ilicitude nessa conduta.
a) Os autos foram apensados aos da medida cautelar de sustação de protesto, pelo qual, a autora logrou a sustação liminar do protesto.
b) Insta salientar que a informante, Ana Buarque, secretária do demandante, não narra qualquer humilhação que esse tenha sofrido, até mesmo porque era a depoente que ia ao 7º Ofício de Imóvel tentar resolver a pendência, ora sozinha, ora em companhia da Dra. Maria dos Milagres.
c) A culpa, em âmbito penal, precisa ser demonstrada.
d) O advogado apelou, sob a alegação de que o magistrado desconsiderou os documentos de folhas 30-34, os quais, por certo, comprovarão a obrigação do réu.
e) O consumidor que é hipossuficiente, faz jus à inversão do ônus da prova.
f) É inadmissível inovar o pedido em âmbito de recurso, visto que não se pode recorrer do que não foi objeto de discussão e decisão em primeira instância (RT 811/282). 
g) A contestante opõe-se apenas a este item: o pedido de renovação, pois pretende a retomada para uso próprio, posto que seu objeto social é muito mais amplo do que o da autora. 
h) Incumbia à autora provar os fatos, por meio de perícia, que deve ser tempestivamente requerida ao magistrado. 
i) Considerando que os meios de verificação das chamadas telefônicas são informatizados e, não obstante suscetíveis de inúmeras falhas, não resta configurada, in casu, a abusividade que ensejaria a devolução em dobro.
j) Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se neste andar (Lei/DF Nº 3212 de 30.10.03). 
l) Todavia, o registro lhe foi negado, sem o menor fundamento, visto que conforme certidão de ônus reais do imóvel, emitida em 22/06/2010, o imóvel estava livre de impedimentos. 
m) Ocorre que outra indisponibilidade foi averbada no dia 11/09/2008 e, mais uma vez, o autor precisou ingressar com demanda para cancelamento do gravame, o que aconteceu em 04/05/2010.
OBJETIVAS:
Letra A
 
Letra D

Outros materiais