Buscar

Modelo de gestão de Cooperativa de Crédito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Modelo de gestão de Cooperativa de Crédito
Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros.
Nas cooperativas de crédito, os integrantes são respectivamente donos, consumidores e ofertantes dos fundos de empréstimo, sendo que em alguma delas ocorre a administração das ações a serem organizadas por intermédio da autogestão, essas peculiaridades são o diferencial em comparação a bancos comerciais.
Assim as cooperativas de créditos possuem uma autogestão, equilibrada, organizada, controlada, visando os princípios do Cooperativismo.
Cooperativas de Crédito possui administração democrática, ou seja, é feita pelos próprios associados, que tomam decisões e elegem seus representantes, A Assembleia Geral é o órgão supremo da Cooperativa que conforme o prescrito da legislação e no Estatuto Social, tomará todas as decisões da sociedade. No Conselho de Administrativo é tomada a decisão sobre qualquer interesse da Cooperativa e de seus cooperados nos termos da legislação, do Estatuto e da determinações da Assembleia Geral. Por fim o Conselho Fiscal tem a função de fiscalização da administração operações e atividades da Cooperativa.

Outros materiais