Buscar

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
		
	
		1.
		A adoção de Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas deve vir acompanhada de uma mudança cultural, na qual todos estejam envolvidos nessa nova perspectiva. Sobre a gestão de resíduos em uma empresa que possui Sistema de Gestão Ambiental implantado está correto afirmar que:
	
	
	
	A gestão de resíduos não é parte do Sistema de Gestão Ambiental das empresas.
	
	
	A gestão de resíduos deve priorizar incondicionalmente o tratamento ou destinação destes materiais.
	
	
	A gestão de resíduos deve priorizar a redução de resíduos na fonte no lugar de seu tratamento ou destinação final.
	
	
	A gestão de resíduos deve ser direcionada somente a resíduos perigosos.
	
	
	A gestão de resíduos deve priorizar a reciclagem destes dentro da própria unidade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A década de 1960 marcou um período de intenso desenvolvimento industrial no Brasil, o que causou o aumento da população nas áreas urbanas e a intensificação dos impactos no meio ambiente. Durante as três últimas décadas do século XX a sociedade, através de seus representantes governamentais, começa realmente a se importar com as condições ambientais globais e alguns eventos marcam esta nova condição. São eles:
	
	
	
	Estocolmo 72, Rio 92 e Rio+20.
	
	
	Estocolmo 72 e Congresso de Belgrado (1975).
	
	
	Pacto Internacional Sobre os Direitos Humanos (1966), Rio 92 e Rio +20.
	
	
	Estocolmo 72 e Declaração de Haia (1989).
	
	
	Ano Internacional do Meio Ambiente (1991), Rio 92 e Rio +20.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Com base nos conceitos introdutórios de Sistema de Gestão Ambiental, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	Riscos para a saúde de trabalhadores em uma indústria também são considerados Produtos Não Intencionais.
	
	
	O monitoramento de processos de controle ambiental não é imprescindível para o sucesso de um SGA.
	
	
	A integração dos sistemas de gestão favorece o bom relacionamento da organização com a comunidade e a sociedade.
	
	
	A ocorrência de um Efeito Grave é tão mais provável quanto maior for o número de Não - Conformidades anteriormente registradas.
	
	
	A padronização de processos auxilia na previsibilidade de resultados.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao implantar e certificar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é notório que a organização é alçada a um patamar de maior competitividade, pois formaliza seu compromisso com as questões ambientais. No que se refere às oportunidades de negócios para as empresa que adotam um SGA está correto afirmar que:
	
	
	
	As relações comerciais para empresas com SGA certificado somente foram facilitadas na década de 1990.
	
	
	As relações comerciais para empresas que possuem SGA são as mesmas das empresas que não têm o sistema implantado e certificado.
	
	
	As relações comerciais somente são dificultadas para empresas químicas e petroquímicas que não possuam um SGA certificado.
	
	
	As relações comerciais para empresas que possuem SGA são sempre facilitadas junto aos países estrangeiros.
	
	
	As relações comerciais para empresas com SGA certificado somente são facilitadas para negócios realizados com países europeus.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Atualmente, a maioria das decisões empresariais considera os aspectos socioambientais. Novos grupos aparecem preocupados com as causas relacionadas à ecologia, algumas bem conhecidas. Assinale a alternativa que NÃO está coerente com este pensamento e realidade:
	
	
	
	Algumas dessas organizações não governamentais se tornam grandes e fortes, atuando inclusive na denúncia de atos e acidentes danosos ao meio ambiente.
	
	
	A economia capitalista tem como objetivo aferir lucro, com o estabelecimento de metas cada vez mais ousadas.
	
	
	A busca pela sustentabilidade ultrapassa a preferência pelo luxo e pelo progresso a qualquer custo.
	
	
	Atualmente, a maioria das decisões empresariais considera os aspectos socioambientais.
	
	
	A consciência cidadã cresce em torno da causa ambiental, estimulando novas associações e grupos cada vez mais fortes em defesa da biodiversidade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:
	
	
	
	Muitos recursos naturais são finitos e danos ambientais causados pelo homem podem ser irreversíveis.
	
	
	Os recursos naturais são suficientes para muitas gerações e todos os danos ambientais causados pelo homem são reversíveis.
	
	
	Os recursos naturais não são suficientes nem para a geração atual e os danos ambientais causados pelo homem são sempre irreversíveis.
	
	
	Todos os recursos naturais são infinitos e qualquer dano ambiental causado pelo homem é reversível.
	
	
	Os recursos naturais já estão praticamente esgotados e qualquer dano ambiental causado pelo homem é reversível.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciada em 1972, marcou uma etapa muito importante na ecopolítica internacional. Sobre essa Conferência, assinale a alternativa correta. (Fonte: AOCP):
	
	
	
	Foi um movimento que surgiu do interesse na partilha das colônias africanas pelas maiores potências coloniais, resultando em uma divisão territorial.
	
	
	Como resultado dessa grande reunião, foi fundada uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundiais.
	
	
	Nessa reunião foi assinado um acordo internacional onde os países se comprometeram a trocar informações, estudar e proteger a camada de ozônio, substituindo as substâncias que reagem com o ozônio na parte superior da estratosfera.
	
	
	Essa Conferência enfatiza os direitos de solidariedade, o direito à paz, o direito ao desenvolvimento e os direitos ambientais, além da promoção do respeito universal, da observância e da proteção de todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais para todos.
	
	
	Foi basicamente a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente e garantir um quadro de vida adequado, visto que a ação antrópica causa séria degradação ambiental, criando severos riscos para o bem-estar e sobrevivência da humanidade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Mecanismos tradicionais de produção estão sendo substituídos por outros, alinhados a uma política ambiental que preserva o verde e utiliza uma energia limpa. Assinale a alternativa que está condizente com este pensamento:
	
	
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais complexo tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	
	Processos não passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo maior custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	
	Processos não passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais complexo tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais