Buscar

O SUS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SUS 
O SUS pode ser entendido, como uma “Política de Estado”, adotada pelo Congresso Nacional, em 1988, de considerar a Saúde como um “Direito de Cidadania e um dever do Estado”. 
O SUS é o sistema de saúde brasileiro formado por serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas e administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, orientado por um conjunto de princípios e diretrizes que lhe dão funcionamento, incorporando, em sua estrutura organizacional e decisória,espaços e instrumentos para a democratização e o compartilhamento da gestão do sistema de saúde. 
Os avanços e as dificuldades são percebidos pela população brasileira. A percepção da população é mediada por inúmeros fatores, entre eles sua própria experiência na utilização dos serviços, a experiência de outros membros da família ou da comunidade, sua visão sobre como deveria ser o atendimento prestado pelos profissionais de saúde, a formação de uma opinião geral a partir daquilo que é divulgado nos meios de comunicação, entre outros.
Conforme o art. 5°, I da Lei Orgânica da Saúde, é objetivo do SUS: 
1º - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; Assim, para propiciar a redução do risco doença e outros agravos, o SUS deve identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde. 
2º - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômicos e sociais, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei; propiciam a prevenção, proteção e recuperação no campo da saúde, segundo o art. 5°, III da Lei Orgânica da Saúde: 
3º - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das açõesassistenciais e das atividades preventivas. 
Baseando nos preconceitos constitucionais, a construção do SUS se nomeia pelos seguintes principios
1-Universalidade: É a garantia de atenção a saúde, por parte do sistema, a qualquer cidadão.
2-Equidade: É asegurar assoções e serviços de todos os níveis de acordo com todas as complexidades que cada caso requeira saúde assim com aqueles contratados pelo poder público.
3- Integridade: As unidade prestadoras de serviços forma um todo indivíduo e deve ser capazes de prestar assistencia integral.
Os príncipios que reagem a organização.
- Regionalização
- Hieraquização 
- Resolubilidade
- Descentraliazação
- Participações dos cidadões
Regulação é a ordenação do acesso aos serviços de assistência à saúde. Esta ordenação atua pelo lado da oferta, buscando aperfeiçoar os recursos assistenciais disponíveis, e pelo lado da demanda, buscando garantir a melhor alternativa assistencial face às necessidades de atenção e assistência à saúde da população

Outros materiais