Buscar

Atividade Portfólio 4 corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS – 07 e 08:
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Polo: Aupex- Itajaí-SC
Professora: Elizabete Velter Borges 
Tendo como parâmetros os estudos realizados na disciplina de Didática I, observou-se que o excelente professor é aquele que, a partir da realidade, é capaz de apreender os conhecimentos adquiridos e transpô-los em ensinamentos. De acordo, com os saberes pedagógicos necessários à formação profissional, bem como a ação docente mediante a construção da identidade do professor através do saber pedagógico e didático complementando com os pilares da educação. 
Assim, é necessário também, participar e vivenciar da elaboração do Projeto Político Pedagógico organizado coletivamente na escola, contando com a participação de gestores, professores, alunos, funcionários administrativos e comunidade escolar. 
1. Desta forma, desenvolva um texto argumentativo sobre a relevância do projeto Político Pedagógico relacionado aos quatro pilares da Educação proposto por Jacques Delors. (1.5) 
R: Os quatros pilares da educação são fundamentos essenciais para desenvolver e construir a formação do ser humano. São quatro dentre eles: Aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver em conjunto e aprender a ser.
Observa-se, que esses quatros tópicos têm seus significados promissores em provocar alterações na transformação de modos, conceitos de vida do individuo que se encontra inserida em uma sociedade. Isso se dá nas oportunidades ao longo da vida. 
E é por meio da educação de ensino que debruça sobre o domínio de aprender a conhecer em menor escala, do aprender a fazer.
Essas aprendizagens são direcionadas para alcance de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, na qual pode ser consideradas superiores a outros ensinos de aprendizados, pois, cada entidade tem seu caráter, podendo explorar conforme a sua realidade de vista em comum do seu objetivo.
Percebe-se que os pilares são conectados uma o outro, o qual constitui uma interação, com fim único de uma formação do indivíduo.
Nesse sentido, é que a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver as aprendizagens fundamentais, para cada indivíduo superando medos e erros na formação e construção de sua autonomia.
Livro;
BORGES, Elizabete Velter. Didática I. Elizabete Velter Borges. Dourados: UNIGRAN, 2019. Pág. 45. 
Site;
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Os-Quatro-Pilares-Da/445628.html.
Acesso em: 07 mar.2019
2. No contexto contemporâneo, as políticas de educação vêm pontuando “educação para todos”, e para tanto os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito.  Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivencia, com os conhecimentos que a escola deve lhes tornar acessíveis.
Partindo dessa definição de currículo, é correto o que se afirma em:	(Valor 0.5)
a) A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que coloca em desvantagem determinados grupos sociais;
b) O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve multiplicidades de relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponder à foram como foi idealizado;
c) As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para inclusão escolar;
d) A escola não compete incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.
3. AUTO – AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA:
Nessa disciplina de Didática I, estudamos sobre os saberes acerca da organização, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo o planejamento educacional como instrumento de promoção de prática pedagógica consciente e reflexiva. A disciplina esteve pautada na perspectiva histórica do pensamento didático; nas tendências pedagógicas; nas possibilidades e necessidades do planejamento; saberes docentes e pilares da educação; avaliação e construção do Projeto Político Pedagógico.  
Nesse sentido, essa atividade refere-se a uma auto avaliação da nossa disciplina referente à Didática I, respondendo as questões abaixo:	(Valor 0.5)
a) As aulas foram: De boa importância, os vídeos fundamentais, e os exercícios bem elaborados para uma boa aprendizagem.
b) Faltou: Nada a declarar.
c) Aprendi que: Através das aulas em vídeos, facilita a aprendizagem, onde pontua os textos principais, realizando assim, bom resumo do livro.
Obrigada por contribuir, sua opinião é importante!

Outros materiais