Buscar

Sistemas de Gestão Ambiental - Gestão nas Universidades

Prévia do material em texto

Resenha Crítica
	Dados Gerais
	Disciplina
	Sistema de gestão ambiental e certificação 
	Professor
	Victor Príncipe
	Aluno
	Ingrid Rosa de Assis 
	Turma
	1ª-73
	Telefone
	21981752552
	e-mail
	Ingridrosa_@outlook.com
	Análise do Texto
	Título do Texto
	A Gestão Ambiental em IES: modelo para implantação em cmps. universitário
	Autor (es)
	Joel Tauchen e Luciana Londero Brandli
	Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
	Universidades 
	Campus
	Gestão Ambiental
	Sustentabilidade 
	Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
	 No texto é relatado o objetivo da implementação da sustentabilidade nas universidades para que todos tenham conhecimentos e iniciar um processo de conscientização de todos os níveis seja de um aluno, professor ou um funcionário. Para que as instituições controlem o impacto ambiental e se adéqüe as legislações até no momento de concepção da sua infra-estrutura.
	Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
	 Durante o texto podemos perceber o principal motivo para que seja implantado nas IES a preocupação com as questões do meio ambiente, porque é necessário que incluam nos profissionais que estão sendo formados e serão futuros tomadores de decisões a preocupação com a sustentabilidade, preparando esses novos profissionais para a nova geração sustentável.
 As IES podem ser consideradas pequenos núcleos urbanos, por isso a mudança deve ocorrer principalmente dentro dela como exemplo de legislação e mostrando na prática como se faz. Essa ideologia ambiental surgiu nos anos sessenta nos Estados Unidos, aqui no Brasil a IES que implementou a ISO 14001 (aplicado a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental) foi a Universidade Vale dos Rios Sinos foi a primeira universidade da América Latina a ser certificada.
 Finalmente podemos entender que, para se manter um planeta sustentável precisamos do apoio de todas as organizações, e as universidades mostram resultados que funciona e que reduz custo, melhorando a produtividade e redução de energias, água e materiais de expedientes. 
 
	Paralelo com Exemplos de sua vivência
	. O texto nos mostrou a importância de implantar nas IES esse sistema de redução de consumo como forma de dar exemplo para a próxima geração que está sendo formada e que se tornem pessoas e profissionais que sigam as ideologias que a universidade implantou durante o curso. Não só para os alunos, mas também para todos que trabalham lá e que de alguma maneira puderam ver resultados e de alguma forma passar para a sociedade que é possível sim ser sustentável e agirmos em conjunto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes