TRABALHO >PRÓTESE-BUCO-MAXILOFACIAL

TRABALHO >PRÓTESE-BUCO-MAXILOFACIAL


DisciplinaPrótese Buco-maxilo-facial9 materiais119 seguidores
Pré-visualização1 página
PRÓTESE BUCO MAXILOFACIAL
DEFINIÇÃO 
A Prótese Facial é um dispositivo confeccionado pelo Cirurgião Dentista especialista em Prótese Buco Maxilo Facial que visa a reabilitação de pessoas com defeitos e perdas de estruturas da face por diversos motivos, tais como:
 
1. acidentes
 2. Sequelas de cirurgias oncológicas
 3. malformações congênitas.
Confeccionada em silicone geralmente, e no caso de próteses oculares em resina acrílica, constituem-se em pequenas obras de arte aliadas a ciência, onde o Cirurgião-Dentista precisa unir a habilidade artística ao conhecimento Médico.
Muitos se perguntam o porquê de ser o cirurgião-dentista o profissional habilitado para tais procedimentos. A resposta é clara, porque para reconstruir um pedaço perdido do rosto, usam-se muitos materiais da odontologia. São usados o alginato (aquele gel para moldagem), as resinas, os implantes e várias técnicas da Odontologia.
As próteses faciais podem ser auriculares, nasais, oculares ou óculo palpebrais. Sua retenção pode ser anatômica, com adesivos ou através de implantes ósseo integrados craniofaciais.
A prótese BucoMaxiloFacial é uma especialidade abrangente, pois, ao restaurar tanto a função como a estética, favorece o ajustamento e a reabilitação dos pacientes à sociedade. Assim eficiência, competência e compromisso são aspectos determinantes para o sucesso que é a realização, o bem estar biopsicossocial do paciente.
É preciso conhecer as expectativas e necessidades do paciente considerando suas dúvidas e desejos que são muito simples, mas nem por isso banais. Afinal, a prótese constitui-se numa forma de readaptação do indivíduo à sociedade.
Fabricação de um PBMF
O processo de concepção e de fabricação de uma prótese facial requer várias visitas ao consultório além de muitas horas de trabalho em laboratório especializado. Os seguintes passos serão necessários para a confecção da prótese:
Passo 1: A criação de uma prótese facial personalizada começa com um molde da face do paciente para duplicar a área afetada (orelha, nariz ou área dos olhos). A partir do molde é obtido um modelo de gesso onde é confeccionado um padrão de cera da área perdida.
Passo 2: A escultura do padrão de cera é provada na face do paciente e caracterizada. A cor da pele é tomada para reprodução em silicone.
Passo 3: A prótese em silicone é provada e adaptada. Após ajustes ocorre a pigmentação extrínseca da prótese para dar maior mimetismo com a pele do paciente.
Passo 4: A prótese é fornecida ao paciente após orientação sobre sua higienização e manutenção.
Bibliografia
Orientações psicológicas para o manejo clínico dos pacientes com indicação de prótese ocular / Psychological guidelines for the clinical management of patients with indication for ocular prosthesis (Nicodemo, Denise; Rode, Sigmar de Mello.) Fonte: Biblioteca virtual de saúde
Prótese da Face - Mestre e Especialista em Prótese BMF/ Dr. Ricardo Cardim
(http://protesedaface.blogspot.com.br/) 
Heitor birnfeld \u2013 Prótese bucomaxilofacial
(http://heitorbirnfeld.com.br/facial14.php) 
Reabilitação com prótese BMF (Caso de prótese bucomaxilofacial, feito na UFMG pela Dra. Elisabeth Alfanas e colaboradores. O paciente concordou em divulgar seu caso no meio científico.)