Buscar

Direito Constitucional - FADI - Tópico 05 - Direitos Individuais - Vida e Privacidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Tópico V – Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
 
1 – Fundamentos Constitucionais – o art. 5º da CF
 
1.1 – Direitos Individuais – são aqueles que reconhecem autonomia aos particulares, garantindo a iniciativa e independência aos indivíduos diante dos demais membros da sociedade política e do próprio Estado. 
 
1.1.1– Destinatários dos Direitos e garantias individuais
 
1.1.2 – Distinção e Classificação dos direitos individuais – Distinção - direitos individuais expressos; direitos individuais implícitos; direitos decorrentes do regime e de tratados internacionais subscritos pelo Brasil 
Classificação – direito à vida; II direito à intimidade; III – direito de igualdade; IV – direito de liberdade; V – direito de propriedade.
*
*
*
1.2 – Direitos Coletivos - são aqueles que assistem ao homem enquanto membro de uma coletividade - art. 8º, 9º e 37, VI e VII; art. 5º, as liberdades de reunião e de associação ( art. 5º; XVI a XX), o direito de entidades associativas representar seus filiados ( XXI), etc. .
 
1.3 – Deveres individuais e coletivos - art. 5º, XLIX, LXII, LXIII, LXIV .
*
*
*
2– Direito à vida e à privacidade – 
 
2.1 – Direito à vida - elementos materiais, (físicos e psíquicos), e imateriais, (espirituais); amplitude – direito à existência; direito à integridade física; direito à integridade moral (art. 5º, V e X ).
*
*
*
2.2 – Direito à Privacidade (art. 5º, X)
 
Privacidade – é o conjunto de informações acerca do indivíduo que ele pode decidir manter sob seu exclusivo controle, ou comunicar, decidindo a quem, quando, onde e em que condições, sem a isso poder ser legalmente sujeito.
 
Intimidade – é a esfera secreta da vida do indivíduo, na qual ela tem o poder legal de evitar os demais - Nesse sentido mais estrito, engloba a inviolabilidade do domicílio, o segredo da correspondência, e o segredo profissional.
 
Vida privada – é o conjunto do modo de ser e viver, o direito de o indivíduo viver a sua própria vida – direito ao segredo da vida privada; à liberdade da vida privada.
 
Honra – conjunto de qualidades que caracteriza a dignidade da pessoa, o respeito dos concidadãos, o bom nome, a reputação.
 
Inviolabilidade da imagem – consiste na tutela do aspecto físico como é perceptível visivelmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais