Buscar

Direito Constitucional - FADI - Tópico 05-B - Direitos Individuais - Liberdade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Tópico V – Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
 
4 – Direito de Liberdade –
 
4.1 – Liberdade interna e liberdade externa - 
 
4.2 – Conceito – consiste na possibilidade de coordenação consciente dos meios necessários à realização da felicidade pessoal.
 
4.3 – Liberdades ( formas de liberdade) – são as várias expressões externas da liberdade.
 
I – liberdade da pessoa física (liberdade de locomoção e circulação); II – liberdade de pensamento, com todas as suas liberdades (opinião, religião, informação, artística, comunicação do conhecimento); III – liberdade de expressão coletiva em suas várias formas ( de reunião, associação); IV – liberdade de ação profissional (livre escolha e exercício de trabalho, ofício e profissão); V – liberdade de conteúdo econômico e social ( liberdade econômica, livre iniciativa, liberdade de comércio, etc. – serão tratadas quando do estudo dos direitos econômicos e sociais, porque agora se estuda os direitos individuais).
*
*
*
4.4 – Liberdade de ação em geral (liberdade de ação e legalidade) - art. 5º, II .
 
4.5 – Liberdade da Pessoa Física – é a possibilidade jurídica que se reconhece a todas as pessoas de serem senhoras de sua própria vontade e de locomoverem-se desembaraçadamente dentro do território nacional. (liberdade de locomoção e liberdade de circulação)
*
*
*
Tópico V – Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
 
4.5.1 – Liberdade de locomoção – art. 5º, XV
É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer, ou dele sair com seus bens.
 
Liberdade de locomoção no território nacional em tempo de paz – consistente no direito de ir, vir, ficar e permanecer, sem necessidade de autorização.
 
Liberdade de a pessoa entrar no território nacional, nele permanecer, e dele sair com seus bens - é o direito de ir e vir através da fronteiras nacionais.
 
4.5.2 – Liberdade de circulação – consiste na faculdade de deslocar-se de um ponto para outro através de um via pública ou afetada ao uso público.
*
*
*
*
*
*
4.6 – Liberdade de Pensamento – é o direito de exprimir, por qualquer forma, o que se pense em ciência, religião, arte, ou o que for. 
4.6.1 – Liberdade de opinião – é a liberdade de o indivíduo adotar a atitude intelectual de sua escolha, quer um pensamento íntimo, quer seja a tomada de posição pública; liberdade de pensar e dizer o que se creia verdadeiro.
 
Íntimo – liberdade de consciência e crença - (art. 5º, VI e VIII )
Formas de expressão – liberdade de comunicação, de religião, de expressão intelectual (artística, científica ou cultural), e de transmissão e recepção de conhecimento.
*
*
*
 
*
*
*
4.6.1.1 – Liberdade de Comunicação - Noção e Princípios - consiste num conjunto de direitos, formas, processos e veículos, que possibilitam a coordenação desembaraçada da criação, expressão e difusão do pensamento e da informação. Art. 5º, IV, V, IX, XII e XIV; e 220 a 224.
Princípios – art. 220 caput, § 1º, § 2º, § 5º, § 6º e art. 223 caput e § 1º.
 4.6.1.1.1 – Liberdade de manifestação de pensamento – art. 5º, IV e 220.
Ônus - a - obrigação de identificar-se (vedação do anonimato)
 b - responsabilidade por eventuais danos a terceiros – art. 5º, V
4.6.1.1.2 – Liberdade de informação – em geral; jornalística - Compreende a procura, o acesso, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo, cada qual, pelos abusos que cometer - art. 5º, XIV (sigilo da fonte); informação jornalística o § 1º do art. 220 da CF(compromisso com a verdade).
*
*
*
*
*
*
4.6.2 - Liberdade religiosa – 
 
- liberdade de crença art. 5º, VI e VIII – aderir, indiferença; negar. 
 
- liberdade de culto - liberdade de orar e a de praticar os atos próprios das manifestações exteriores em casa ou em público, bem como de receber contribuições para isso (art. 5º, VI).
 
- liberdade de organização religiosa - liberdade que diz respeito á possibilidade de estabelecimento e organização de igrejas e suas relações com o Estado. (art. 19 I).
 
Outros aspectos interessantes - obrigação de assistência religiosa (art. 5º, VII), o ensino religioso (art. 210, § 1º), e a validade civil ao casamento religioso (art. 226, §§1º e 2º ).
*
*
*
*
*
*
Tópico V – Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
 
4.6.1.3 - Liberdade de expressão intelectual, artística e científica e direitos conexos - art. 5º, IX da CF.
 
obras intelectuais - científica e filosófica –
 
expressão artística –
 
 A - artes plásticas, música, literatura - gozam de ampla liberdade. 
 B - diversões e espetáculos públicos (rádio televisão) - 220, § 3º, I, II proteção especial - art. 5º, XXVII e XXVIII. 
*
*
*
Liberdades de expressão conexas – 
 
a) expressão cultural – arts. 215 e 216 
b) transmissão e recepção de conhecimento – art. 206, II e III da CF - dimensão subjetiva ( que se dá entre os sujeitos da relação de ensino, ou seja, a liberdade de transmitir conhecimento, que cabe ao professor, e o direito de receber o conhecimento ou ir buscá-lo, que cabe aos alunos e pesquisadores); dimensão objetivo (relacionada coma liberdade de o professor escolher o objeto relativo do ensino a transmitir). 
4.7 – Liberdade de ação profissional - art. 5º, XIII
Regras de contenção - art. 22. XVI
Acessibilidade à função pública - mais restrito que a regra geral - art. 12. § 3º (natos), em outras situações, não faz distinção entre natos ou naturalizados art. 37, I e II.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes