Buscar

abdome pelve e períneo

Prévia do material em texto

*
Unidade 5. Abdome
Músculos do abdome
São eles: m. reto do abdome, m. piramidal, m. oblíquo externo do abdome, m. oblíquo interno do abdome, m. transverso do abdome e m. quadrado do lombo.
*
*
Pelve e Períneo
O termo pelve é usado para designar várias estruturas: uma região, o cíngulo do membro inferior e a cavidade pélvica. No uso comum, a pelve é a parte do tronco ínfero-posterior ao abdome e é a área de transição entre o tronco e os membros inferiores. Anatomicamente, a pelve é o espaço ou compartimento circundado pelo cíngulo do membro inferior (pelve óssea), que é parte do esqueleto apendicular inferior.
*
*
Pelve e Períneo
O períneo refere-se tanto à área da superfície do tronco entre as coxas e as nádegas, que se estende do cóccix até o púbis, quanto ao compartimento superficial situado profundamente (superior) a essa área e inferior ao diafragma da pelve. O períneo inclui o ânus e os órgãos genitais externos: o pênis e o escroto no homem e o pudendo feminino, na mulher.
*
 Pelve óssea
Os ossos do cíngulo do membro inferior formam a pelve óssea. São eles os ossos do quadril e o sacro. Os ossos do quadril são formados pela fusão de três ossos, o ílio, o ísquio e o púbis. O sacro, como já foi visto, é formado pela fusão de cinco vértebras sacrais.
*
Pelve óssea
A pelve é dividida em pelve maior (“falsa”) e pelve menor (“verdadeira”). A pelve maior oferece proteção às vísceras abdominais inferiores. A pelve menor oferece a estrutura óssea para os compartimentos da cavidade pélvica e do períneo no tronco, separados pelo diafragma da pelve musculofascial. A pelve possui duas aberturas: a abertura superior da pelve e a abertura inferior da pelve.
*
*
Diafragma da pelve
O assoalho da pelve é formado pelo diafragma da pelve, que tem forma de tigela ou funil, formado pelos músculos isquiococcígeo e levantador do ânus e pelas fáscias que recobrem as faces superior e inferior desses músculos. O m. levantador do ânus é a parte maior e mais importante do assoalho da pelve. O m. levantador do ânus é dividido em três partes: m. puborretal, m. puboccocígeo e m. iliococcígeo. Existem outros músculos e estruturas que fazem parte do estudo do diafragma da pelve que não serão abordados.
*
*
*
Músculos do períneo
São músculos localizados no espaço superficial e profundo do períneo que apresentam funções esfincterianas para manutenção da continência fecal e urinária, fixação e sustentação do corpo do períneo/assoalho pélvico, que por sua vez, sustenta o diafragma da pelve, dando sustentação também às vísceras abdominopélvicas. Exemplos: m. esfíncter externo do ânus, m. bulboesponjoso, m. isquiocavernoso, m. transverso superficial do períneo, m. transverso profundo do períneo.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Outros materiais