Buscar

ativ 30430

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADE:
Aulas 05/ 06 / 07 e 08
	Aluno: Roséli Bueno
	RGM: 103.8065
	Polo: Igrejinha
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2018
	DATA PARA ENTREGA: 17/04/2018
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 5
1. A motivação deve estar presente no nosso dia a dia. Quais os fatores que geram motivação no indivíduo em seu ambiente de trabalho. 
Definir objetivos e fornecer feedbacks, estimular a participação nas decisões, vincular as recompensas ao desempenho, fazer com que as recompensas sejam percebidas como justas, criar um ambiente agradável, cuidar dos fatores físicos, perspectivas de progresso, estimular a reciclagem, instalar um painel de fotos, permitir intervalos, criar um “momento magico” uma vez por semana desenvolva alguma atividade inusitada com sua equipe e criar espaço para desenvolver talentos.
2- Com base na aula 5 sobre Motivação. Explique a teoria das necessidades de Maslow.
Para Maslow as necessidades humanas básicas eram: Auto realização; Estima; Afetivo-social; Segurança e Fisiológicas. A necessidade de auto realização para ele é a mais alta necessidade de sua hierarquia, é o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é capaz de ser. A necessidade de estima uma vez satisfeita a necessidade de afiliação, as pessoas a sentir necessidade de serem estimadas, respeitadas pelos outros. As necessidades sociais por serem sociais, as pessoas tem necessidade de se sentirem aceitas e pertencentes de um grupo. As necessidades de segurança são as necessidades de estra livre do perigo físico, de ter garantia de emprego, de abrigo, de alimentação dentre outros. As necessidades fisiológicas são necessidades básicas para a sustentação da própria vida, tais como, comida, abrigo, sono, sexo, ar. Segundo Maslow, enquanto estas necessidades não estiverem satisfeitas outras necessidades não poderiam motivar as pessoas. 
ATIVIDADES DA AULA 6
1- Acreditava-se que a inteligência podia ser medida por meio de testes padronizados que avaliavam as capacidades, os cientistas acreditaram que a inteligência geral era hereditária. Ao longo do tempo, os estudos sobre inteligência passaram por mudanças radicais e novas teorias têm sido apresentadas.
Baseando-se nas leituras do guia de estudante e nos textos disponibilizados na plataforma, Explique:
A Teoria das inteligências múltiplas; A teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. Portanto, Gardner não entra em conflito com a definição científica de inteligência como sendo “a capacidade de resolver problemas ou fazer coisas importantes”. 
 Teoria da Inteligência Emocional; Definiram inteligência emocional como uma habilidade de monitorar as próprias emoções e as dos demais, de forma a discernir e usar suas informações para guiar os próprios pensamentos e dos demais.
ATIVIDADES DA AULA 7
1- A criatividade é a habilidade de criar. Consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito. Após ter estudado sobre a criatividade na aula 7:
Define criatividade e explique como ocorre o processo criativo.
O pensamento criativo supõe uma atitude e perspectivas para procurar ideias, a manipular conhecimento e experiências. O primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar ideias. O processo criativo tem fatores fundamentais referentes como; percepção de um problema- necessidade-curiosidade; iluminação- momento de criação. Os indivíduos criativos utilizam-se de “gatilhos” ou ideias simples para desenvolver ideias mais complexas. Durantes o processo criativo, eles fazem uso de componentes da criatividade que auxiliam o momento criativo. Dessa forma, as pessoas criativas apresentam atitudes diferenciadas. 
Explique os fatores que geram criatividade e os fatores que bloqueiam a criatividade.
 Existem vários fatores que inibem a criatividade, entre eles estão os fatores psicossociais, estilos de pensamentos, tipos de personalidades, valores pessoais, motivações e auto motivações, que podem influenciar a expressão da criatividade. As principais barreiras, da criatividade os aspectos: emocionais; socioculturais; motivacionais/personalidade; de disponibilidade de tempo; intelectuais. É fácil descobrir quem são as pessoas criativas com as quais você convive é só prestar atenção nas características que as definem; confiança no trabalho, curiosidade, ceticismo saudável, descontentamento construtivo, disposição para enfrentar desafios, disposição para experimentar, perseverança, eterno aprendiz, geram muitas ideias avaliando soluções alternativas, buscam soluções inovadoras e ate então não imaginadas, são ousados na busca de soluções a problemas existentes, tem facilidade de abstrair e conceituar novas ideias. Obtendo informações para propor novas ideias, Network mantendo contato com profissionais da sua área, atenção para estar aberto a novas ideias e lazer mais relaxado sua mente se abrira para novas perspectivas.
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
1- Prette (2006) refere que, além das inteligências múltiplas e teoria da inteligência emocional, estarem voltadas para a área das relações interpessoais, busca-se também o desenvolvimento da competência social. Sobre as competências explique:
 Os esquemas pessoais e grupais;
Os esquemas de pessoas são estruturas cognitivas que descrevem as personalidades dos outros e também nos capacita a criar expectativas a respeito do comportamento alheio. Já os esquemas do eu, consiste nas dimensões que uma pessoa utiliza para pensar a respeito de si mesma. Os esquemas de grupos são esquemas que dizem respeito aos integrantes de um grupo social ou especifico.
Auto exposição e busca de Feedback;
 Auto exposição, consiste em dar feedback aos outros, (passar suas percepções, revelar seus pensamentos, suas ideias; sentimentos e expectativas). 
Busca de feedback, solicitar e receber reações dos outros em termos verbais e não verbais a nosso respeito, para conhecer como o nosso comportamento esta afetando os outros, isto é, ver-se com os olhos dos outros.
Competências duráveis. 
Entendemos por competências duráveis um conjunto de capacidades, conhecimentos, aptidões, e experiências que proporcionam as pessoas suficiente estabilidade e equilíbrio interno para lidar com a instabilidade e a imprevisibilidade externa. 
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das
atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Silvia
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 20/04/2018
Porém, quem entregar as atividades de 5 a 8, no portfólio 2, até o dia 17/04/2018, poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais