Buscar

Fórum Temático andragogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum Temático: Andragogia: Contexto histórico e suas práticas pedagógicas 
A andragogia surgiu no século XX, onde Linderman em 1926 percebeu a falta de adequação dos métodos e práticas pedagógicas para educação de adultos. Knowles em 1973 trouxe a tona o termo ANDRAGOGIA (do grego: andros = adultos e gogos = educar), assim ficou conhecida como a arte e a ciência de ajudar adultos a aprender. Diante disso, a andragogia vem ganhando espaço na educação de adultos, proporcionando novos métodos e práticas a serem trabalhadas, em que o estudante adulto não pode ser tratado pelos professores como se fosse um adolescente e estivesse apenas começando seu mundo acadêmico agora. Desse modo, faz-se necessário ter um olhar diferenciado sobre a educação de adultos, conhecer as características que fundamenta este ensino e suas necessidades.  
Meu caro(a), você acredita que a educação de adultos está sendo exercida dentro dos termos andragógicos? Quais as características que motiva essa prática pedagógica? Compartilhe a sua opinião no fórum, e comente as opiniões dos seus colegas. 
Com isso, sugiro que leia o texto “Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto” de Carvalho et al (2000), disponível neste link http://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/viewFile/108/107, como esclarecimento e norteador para sua resposta. 
Aguardo sua produção e tenha um bom estudo. 
A educação de adultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios:
A necessidade dos adultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens
A facilidade dos adultos em aprender pela experiência.
A percepção dos adultos sobre a aprendizagem como resolução de problemas.
A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata.
Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
No modelo de educação andragógico, os alunos participam das diversas fases do processo de ensino-aprendizagem, tais como: Diagnóstico das necessidades educativas; elaboração de plano e estabelecimento de objetivos a partir do diagnóstico; e formas de avaliação. A metodologia é voltada para a participação ativa dos alunos, e a organização curricular é flexível, visando atender as especificidades de cada adulto.
O professor é considerado um facilitador, e como tal, sua relação com os alunos é horizontal, tendo como principal característica o diálogo, o respeito, a colaboração e a confiança. O clima propício para a aprendizagem, segundo o modelo andragógico, tem como características o conforto, a informalidade e o respeito, garantindo assim, que o aluno se sinta seguro e confiante.
A andragogia, enquanto modelo para a educação de adultos, é caracterizada pela participação dos alunos, pela flexibilidade e pelo foco no processo, ao invés da ênfase no conteúdo.

Outros materiais