A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
atividade 3 didatica   corrigida

Pré-visualização | Página 1 de 1

�
Nome: Sandra Cristina Giconetti
RGM: 053.17716
Polo: Horizontina R.S
Professora: Elizabete Velter Borges
1. A professora Maria propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para um personagem. Ao longo da tarefa, a ela percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa.
 	De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?			(Valor 0.5)
 a) Diagnóstica - conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.
b) Formativa - acompanhar o processo individual de aprendizagem das crianças.
c) Mediadora - intervir nas aprendizagens realizadas pelas crianças.
*d) Classificatória - medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita.
Resposta (d)
2. Em relação aos procedimentos didáticos que um professor, no contexto contemporâneo, deve assumir, Perrenoud (2000) sinaliza a existência de dez competências profissionais para ensinar. E neste sentido qual o conceito COMPETENCIA segundo Perrenoud? (máximo 10 linhas) (valor 0.5)
A formação dos educadores, para melhor desenvolver as competências no processo de ensino-aprendizagem, passa por um momento importante, que é a potencializarão de suas competências. Rever algumas práticas e ampliar as competências em diversas outras áreas do processo educativo é fundamental para atingir-se uma ampla formação educacional. Perrenoud, preocupado com este debate sobre as competências dos educadores, desenvolveu alguns referenciais sobre o assunto. Ele propõe uma série de competências específicas agrupadas em famílias de competências fundamentais para os educadores no processo pedagógico, com o intuito de melhor desempenhar e desenvolver suas ações no campo da educação.
Enfim, as competências são fundamentais na discussão sobre os processos de ensino-aprendizagem, assim como para a relação entre educação e realidade.
2. Analise os quadros I e II relacionados ao conceito e formação do Pedagogo, de acordo com suas competências e habilidades na atuação profissional.
Quadro I
Quadro II
, De acordo com as análises realizadas no Quadro I e II, elabore um texto argumentativo entendendo a Pedagogia como pratica cultural e como forma de trabalho que envolve uma prática intencional de produção de significados por meio de competências e habilidades necessários, ao fazer profissional no âmbito educacional. (Valor 1,5) 
O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica. Para tanto, é necessário ter humildade para admitir que não se sabe tudo e avaliar atitudes positivas e negativas. Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância. 
 Na escola pode-se dizer que a relação professor- aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Assim, quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estarão conquistando em relação aos alunos, pois desse modo, sentir-se-ão mais curiosos e mobilizados para transformarem a realidade. Quando o professor atua nessa perspectiva, ele não é visto com um mero transmissor de conhecimentos, mas como um mediador, alguém capaz de articular as experiências dos alunos com o mundo, levando- os a refletir sobre seu entorno, assumindo um papel mais humanizador em, sua pratica docente. Portanto, precisamos vencer a visão tradicional em que o aluno não sabe e o professor é o dono da verdade, passando a tratar os alunos como sujeitos e agentes de mudança. É através da relação dialógica que faremos cidadãos críticos e autônomos, capazes de agir e interagir, construindo uma sociedade mais justa e humana.
Ausência de referências no final das atividades.
Exemplo:
BORGES, Elizabete Velter. Didática 1. Guia de estudos do curso de Pedagogia – aula 07 e 08. Dourados: UNIGRAN, 2019, p. 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 05 e 06, deverão ser enviadas no portfólio nº. 03