A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
prova online   planejamento estrategico

Pré-visualização | Página 1 de 2

A+A-A
	
	
	
	Acadêmico:
	Lara Soares de Almeida (1480094)
	Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:431887) ( peso.:1,50)
	********************
Prova Objetiva:
	9027390
	Anexos:
	IMAGEM PE 2 NEAD
	1.
	A função produção indica qual a quantidade máxima de produto que pode ser produzida dada uma determinada quantidade de fatores produtivos e uma determinada tecnologia. Para Oliveira (2011), na função produção é importante considerar internamente alguns aspectos. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os índices para medir: lucratividade, liquidez, dívidas e giro financeiro.
( ) A instalação industrial: localização, tamanho, conservação das máquinas e prédios.
( ) O processo produtivo: produtividade, capacidade instalada e o arranjo físico.
( ) O marketing: tamanho do mercado, nível de concorrência, preço de venda e canais de distribuição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
	+ a)
	V - F - F - V.
	
	 b)
	F - V - V - V.
	
	 c)
	V - V - F - V.
	
	 d)
	F - V - V - F.
	
	 
	 
	2.
	Segundo Souza (2010), a análise ambiental é o monitoramento e a avaliação dos ambientes que visa, na parte externa, identificar as oportunidades e ameaças que estão fora da organização e, no ambiente interno, avaliar as forças e as fraquezas ou pontos fortes e fracos, que estão na própria organização. Considerando as ameaças externas, oportunidades externas, pontos fortes internos e pontos fracos internos da organização, analise as sentenças a seguir:
I- Vendedores bem treinados são um ponto forte da organização.
II- Os clientes são uma ameaça externa da organização.
III- O capital de giro insuficiente é um ponto fraco da organização.
IV- Os concorrentes são uma oportunidade externa da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, D. L. de. Planejamento estratégico em organizações públicas: planejamento de longo prazo em organizações públicas com a utilização do Balanced Scorecard e de cenários prospectivos. Universidade Gama Filho. Brasília. 2010. Disponível em: <http://
portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2507576.PDF>. Acesso em: 8 fev. 2016.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	 
	 
	3.
	Quando os gestores de uma empresa desejam observar a situação interna da organização, eles começam por meio da uma análise interna. Isto é feito a partir do diagnóstico das funções operacionais, logísticas e financeiras. Quanto aos aspectos que devem ser levados em consideração na análise da situação financeira interna, analise as afirmativas a seguir:
I- As políticas de recrutamento e seleção devem ser levadas em consideração na análise da abordagem financeira.
II- O potencial de gerar lucro é um aspecto que deve ser levado em consideração na análise da situação financeira.
III- O clima de trabalho deve ser levado em consideração na análise da abordagem financeira.
IV- As políticas de concessão de créditos oferecidos aos seus clientes devem ser consideradas na análise do capital de giro e período de cobrança das vendas a prazo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	 
	 
	4.
	As cinco forças de Porter é um modelo para a análise da competitividade do ambiente externo de uma empresa e o setor em que está inserida. Este modelo foi criado por Michael Porter na década de 1970. O método também demonstra que compreender as forças rivais de um ramo de negócio é de extrema importância para que o desenvolvimento do seu plano estratégico seja bem-sucedido. O modelo das cinco forças de Porter possibilita checar o grau de atratividade de um setor da economia. Esta ferramenta ajuda a identificar quais são os fatores que interferem na competitividade, dentre as quais uma das forças faz parte do próprio setor, enquanto que os outros são externos (NOVO NEGÓCIO, 2018). Sobre as forças de Porter, analise as sentenças a seguir:
I- A rivalidade entre os concorrentes acontece por meio de preços, serviços ao consumidor, utilização do produto, sofisticação técnica e propaganda.
II- A rivalidade com produtos substitutos acontece porque o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e em consequência os lucros.
III- O poder de barganha dos compradores e fornecedores é evidenciado quanto mais os clientes barganham os preços, menor eles tendem a ficar; mas se isso acontece com os fornecedores a tendência é que os custos fiquem mais baixos. A união destes dois fatores de barganhar aumentam os lucros da empresa.
IV- Quanto mais empresas no mesmo ramo de atuação, mais opções de escolhas os clientes têm e assim há o risco de a sua empresa ser mais atrativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NOVO NEGÓCIO. As Cinco Forças De Porter E Como Aplicá-Las No Seu Negócio. Disponível em: <http://www.novonegocio.com.br/lideranca-e-gestao/as-cinco-forcas-de-porter/>. Acesso em: 28 jun. 2018.
	 a)
	I e II.
	
	 b)
	II e III.
	
	 c)
	I e IV.
	
	 d)
	I, III e IV.
	
	 
	 
	5.
	Com base na participação e crescimento de mercado, a Matriz BCG classifica os produtos de uma empresa em quatro tipos: estrela, ponto de interrogação ou criança problema, vaca leiteira e abacaxis. Este produto é bem-sucedido e consolidado, normalmente é o líder de mercado e apresenta boa lucratividade. Como pode ser classificado, segundo a Matriz BCG, um produto que apresenta essas características?
	 a)
	Ponto de interrogação ou criança problema.
	
	 b)
	Estrela.
	
	 c)
	Vaca leiteira.
	
	 d)
	Abacaxi.
	
	 
	 
	6.
	A gerência precisa estar envolvida no estabelecimento de valores compartilhados, convicções e premissas para que os empregados saibam se comportar" (LUSSIER, 2010, p. 52). A criação e a manutenção da cultura de uma empresa é uma das mais importantes responsabilidades do gestor. Lussier ilustra os três níveis de cultura tendo a base os pressupostos subjacentes (o que se crê e pratica); o segundo nível corresponde pelas normas e valores (o que se diz); e o nível superior os artefatos e comportamentos (o que se vê). Sobre a cultura, analise as seguintes sentenças:
I- O nível de comportamento inclui as coisas que podem ser observadas, o que é feito e o que se diz, bem como as ações dos funcionários. Os artefatos por sua vez são o resultado do comportamento incluindo a linguagem escrita e falada, os objetos materiais, o vestuário e até mesmo o arranjo físico da organização. 
II- O segundo nível, dos valores representam a forma como as pessoas acreditam que devem se comportar. Estes fatores podem ser percebidos de maneira direta.
III- O nível das premissas é o profundo arraigamento dos valores e convicções, são considerados verdadeiras sem qualquer questionamento. Raramente são discutidas, mas amplamente compartilhadas, estas servem de manual do comportamento. 
IV- Percebe-se que a base da pirâmide são os comportamentos, os valores e convicções que oferecem a sustentação as premissas da cultura, ou seja, o efeito é de cima para baixo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUSSIER, R. N. Fundamentos de administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
	 a)
	I e III.
	
	 b)
	II e IV.
	
	 c)
	I, III e IV.
	
	 d)
	II e III.
	
	 
	 
	7.
	No contexto da cultura organizacional, a funcionalidade da organização é como o ecossistema de uma floresta, na qual a flora e fauna,