Buscar

Cenário e gestão de segurança privada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Romulo Tose
Curso: MBA Executivo em Segurança Privada - Safety e Security
Disciplina: Gestão em Segurança Privada
Qual é o cenário da segurança privada no brasil e no mundo atualmente? 
A sensação de insegurança é geral e afeta a vida da população, que se vê obrigada a buscar novas e mais eficazes formas de proteção como a segurança privada, que tem como objetivo fornecer serviços de proteção pessoal e patrimonial. Este é um mercado que vem passando por amplo crescimento nacional e mundial. 
O setor de segurança privada está recebendo recursos e investimentos em diversas segmentações, somente os sistemas eletrônicos de segurança, por exemplo, a expansão média anual foi de 8% no país. Somente nos Estados Unidos, o crescimento estimado para este setor é de U$ 34 bilhões e até 2020, a projeção é de que a receita do setor deve atingir US$ 240 bilhões.
No Brasil, o crescimento do setor de segurança privada emprega cerca de 700 mil trabalhadores formalizados. Este número já supera a quantidade do efetivo do exército e da polícia brasileira. A situação é parecida em todo o planeta, já existem mais de 20 milhões de profissionais de segurança privada no mundo. Atualmente, mais da metade do mundo já tem o efetivo de segurança privada que supera a pública.
O que é pouco divulgado é que a área de segurança é hoje o quarto maior setor empregador no país, ficando atrás somente da construção civil, serviços domésticos, limpeza e zeladorias. Um dos motivos para o crescimento acelerado do setor é a elevação dos índices de violência em todo o país, somado à deficiente segurança pública existente, fazendo com que empresas e indivíduos procurem na Segurança Privada a proteção de que tanto necessitam. 
E para isso, uma das soluções mais viáveis é a terceirização de serviços em Segurança Privada, que oferece profissionais especializados e treinados em diferentes ramos.
Com toda a necessidade apresentada acima dos serviços de segurança privada, junto com esta demanda é necessário que exista uma pessoa qualificada capaz de gerir recursos humanos e materiais envolvidos. Este profissional é o gestor de segurança privada, durante a gestão é necessário realizar perícias, avaliar e emitir laudos em questões que envolvem segurança. 
No setor de segurança, o gestor deve planejar e supervisionar a segurança da pessoa/patrimônio, prevenir furtos, assaltos, roubos e outros tipos de ações violentas contra o patrimônio de uma organização. Coordenar esquemas de vigilância e definir controle de acessos a áreas restritas.
Além disso, ainda é responsável por atuar na segurança de residências e imóveis privados para evitar riscos à sua integridade patrimonial. Muitas vezes é seu deve também garantir a segurança de empresários e suas famílias, montando o esquema de acompanhamento que deve prevenir assaltos e sequestros.
De maneira geral, o gestor de segurança é preparado para identificar e analisar riscos de segurança e definir as diretrizes de ação de prevenção. É ele que planeja, opera e controla tudo o que se relaciona à proteção de uma organização ou indivíduo.
Atualmente o setor de segurança é enxergado como uma ferramenta fundamental para agregar competitividade e estabilidade aos processos empresariais. Através da segurança é possível com que as empresas alcancem sua missão, siga sua visão e mantenha seus valores.

Outros materiais