Relatório    EMC   Incompleto
4 pág.

Relatório EMC Incompleto


Disciplina<strong>fisica Experimental</strong> To2 materiais4 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
	
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAl ii:
EQUIVALENTE MECÂNICO DO CALOR
Juazeiro - BA
2019
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
O experimento objetivava obter o equivalente mecânico do calor e a constante do calor específico da água, através do método elétrico. 
MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materiais: 
Béquer;
Calorímetro;
Termômetro;
Cronômetro;
Fonte de alimentação DCC de tensão variável;
Balança analítica.
3.2. Métodos experimentais
Parte 1
Pesar aproximadamente 50mL de água fria e colocar no calorímetro, aquecer até 60ºC e espere a estabilização, logo após medir a temperatura. Pesar 50mL de água fria e misturar com a água quente no calorímetro, esperar atingir o novo equilíbrio e medir a temperatura. Com os dados determinar a capacidade térmica e o equivalente em água do calorímetro.
Parte 2 
Utilizando-se 100 ml de água no calorímetro, procurou-se elevar a temperatura dela, através de uma fonte de alimentação DCC de tensão variável, com uma tensão de 10 V, durante cinco minutos, sendo realizada a leitura da temperatura antes do inicio do aquecimento e após o aquecimento. 
Após a coleta dos dados, será determinado o equivalente elétrico do calor, medindo a energia elétrica dissipada polos resistores imersos. 
CONCLUSÕES
A partir dos resultados obtidos experimentalmente, e utilizando de fórmulas específicas relacionadas a termodinâmica, foi capaz de determinar de forma experimental, quanto vale o calor específico da água, e o equivalente mecânico de calor da água. Embora os resultados sejam satisfatórios, deve-se levar em consideração que os experimentos, não alcançaram os valores teóricos da literatura, pois as condições na qual os experimentos foram feitos estavam o mais próximo possível do usado por cientistas.
REFERÊNCIAS