Buscar

Praticas corporais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Douglas Rodrigues Maria
Práticas Corporais Alternativas 
Atividade de Portfólio 7ª semana da Disciplina de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas, professora MS. Marciana Roberta de Oliveira.
 
Curitiba
2018
 
Descrição da atividade.
Com base em todo o conteúdo apresentado até agora no CRC de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas, responda às questões a seguir:
 1) Qual o significado de Práticas Corporais Alternativas (PCAs)?
 A importância das Práticas Corporais Alternativas (PCAS) na educação física escolar é de proporcionar aos estudantes um maior numero de vivencias possíveis, reflexões e conhecimentos dos mais diversos componentes da cultura corporal.
 2) Conceitue holismo e pluralidade. 
Holismo: esta relacionado ao fato, pensamento, algo ou alguém percebidos na sua completude, e não na soma de suas partes.
Pluralidade: que é justamente o inverso de unidade ou fato percebido apenas de um único ponto de vista.
3) Cite os percussores das PCAs abordando brevemente sobre cada um deles:
Emile Jaques Dalcroze:trabalhou a fim de mudar o método tradicional de formação do ator e do bailarino,rompendo com os padrões tradicionais da dança clássica. Criou o método de eurritmia, que visava desenvolver e aperfeiçoar a sensibilização corporal de atores e ginastas.
François Delsarte:sofreu problemas com a voz e decidiu estudar a relação entre o gesto, as emoções e a natureza em toda a sua exuberância, ele não procurava a perfeição, mas 
a humanidade com todas as suas irracionalidades, defeitos e possibilidades.Ele acreditava na união corpo/ mente/alma/movimento/, pois estes fatores faziam parte de uma mesma dimensão, de uma mesma realidade.
Wilhelm Reich:embora seu campo de ação fosse a Medicina, ele conseguiu influenciar profissionais das mais diferentes formações e abordagens corporais.Ele defendia uma ação pedagógica de natureza política e afirmava que a neurose era resultado de questões sociais, cujo remédio estava na leitura correta da linguagem corporal, que por mais que os indivíduos quisesse revelava oque o inconsciente queria esconder ou não podia mostrar.
Elza Gindler:considerada uma das criadoras da ginástica harmônica, e o seu único texto 
conhecido é Saúde, trabalho social e atividade física, datado de 1926.Ela apresentava uma maneira peculiar e humanista de enxergar o corpo humano e foi uma das primeiras professoras a desenvolver a prática da Educação Física baseada na compreensão de 
que exercícios feitos de forma mecânica não produzem mudanças definitivas, produtivas e significativas no organismo.
Alexander Lowen:foi discípulo de Wilhelm Reich e deu continuidade aos seus estudos, trabalhos e práticas clínicas por meio de um método que ele chamou de bioenergética, visando compreender e dissolver as tensões crônicas apresentadas pela musculatura das 
pessoas, fruto de forças irracionais pessoais, sociais e políticas.A perspicácia e determinação de Lowen, observada em suas obras, levavam-no a acreditar que a saúde não admitia limites na expressão e criação individual emocional em quaisquer dos seus 
campos (amor, medo, sexo, raiva), enquanto o excesso de limites no comportamento humano poderia conduzir o indivíduo à depressão.
Moshe Feldenkrais: registra mais um caso de pesquisadores que evitaram uma 
cirurgia para seus males, criaram seu próprio método de cura, e o ampliaram colocando-o a disposição de pessoas de natureza das mais distintas.
Gerda Alexander: criou um método chamado eutonia, que propunha o equilíbrio do tônus muscular e emocional.Ela também se propunha a respeitar a individualidade e a espontaneidade do ser humano, e abordá-lo na sua pluralidade; sem impor modelos, Gerda, por meio de muita consciência, competência e coerência, conseguiu curar diversas patologias.Seu método busca a restauração da sensibilidade da superfície corporal, a melhoria da imagem corporal, do estado geral do corpo, da circulação, do sono, da maior segurança e liberdade nos movimentos e na postura, desenvolvendo em cada um a possibilidade de ser seu próprio mestre.
4) Por que a sistematização das PCAs exige, inicialmente, o conhecimento do próprio 
corpo?
A sistematização das PCAs exige o conhecimento do próprio corpo devido ao fato de perceber as formas diferentes, diversificadas, prazerosas, maduras e positivas. Entender e aceitar qualquer tipo de semelhança e diferença com o outro, para compreender que não tem a necessidade de ter um padrão a seguir, seja ele pelo lado físico, emocional ou social.
5) De que maneira podemos aprender o próprio corpo nas suas várias dimensões?
Podemos aprender com o próprio corpo que ninguém é igual a ninguém, que temos que nos aceitar da forma que somos, sejam esteticamente, ou por nossos sentimentos, ações, sensações e pensamentos. As PCAs não são capazes de trazer a consciência plena e modificar o psicológico das pessoas, porque são conquistadas de pouco a pouco, profundando o pensamento do nosso corpo.
6) Frente ao conteúdo estudado na obra Práticas Corporais Alternativas e adotando 
a afirmação: “A visão dos profissionais ligados às PCAs deve ser a de que o 
aluno aprenda a equilibrar-se, mas também aprenda a cair e a levantar-se com 
independência” (TERRA; LORENZETTO, 2013, p. 44.), qual é a importância de se 
trabalhar atividades de Práticas Corporais Alternativas nas aulas de Educação 
Física Escolar na atualidade?
Esperar que o aluno não tenha medo do novo, das mudanças e das transformações, pois cada perda é seguida de sucesso, e cada queda se torna um treino para a autonomia.
7) Descreva uma atividade de Ginástica Holística que possa ser aplicada em uma 
aula de Educação Física Escolar para a Educação Básica.
Cobra cega 
Primeiramente alongaremos por 5 minutos juntamente com exercícios de respiração (inspirando e respirando). Em seguida desenharemos com giz no chão, varias curvas onde os alunos deverão fazer uma fila e andar sobre a risca com os olhos abertos e depois andar na mesma com os olhos fechados .O objetivo é promover o relaxamento e a percepção de sensações como equilíbrio por exemplo .
8) Qual é a visão de corpo de profissionais de Educação Física ligados às práticas 
tradicionais e competitivas e, qual é a concepção de corpo de profissionais de 
Educação Física ligados às práticas corporais alternativas? O que cada visão 
provoca na ação dos professores ao conduzir suas aulas de Educação Física 
Escolar?
A visão dos profissionais ligados às práticas tradicionais e competitivas é, em geral, que esse corpo treine cada vez com mais intensidade o seu equilíbrio, para que ele não caia; eles costumam agir como "manipuladores de marionetes", prendendo todos os segmentos dos bonecos, que só obedecem aos comandos. Pode-se observar, diretamente, nos campos esportivos ou pela televisão, que muitos técnicos de esportes, de ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva e coreógrafos agem dessa forma, fazendo que a disciplina seja imposta rigidamente e que o corpo se torne um mero obediente. A visão dos profissionais ligados às PCAs deve ser a de que o aluno aprenda a equilibrar-se, mas também aprenda a cair e a levantar-se com independência. Eles esperam que o aluno não tenha medo do novo, das mudanças e das transformações, pois cada perda é seguida de sucesso, e cada queda se torna um treino para a autonomia.
9) A partir dos conteúdos apresentados na obra de Práticas Corporais Alternativas
sobre Corpo, Holismo e na afirmação de JUHAN apud KNASTER, 1999, p. 157:
A pele não é separada do cérebro, assim como a superfície de um lago não é separada de suas profundezas – são locais diferentes de um meio contínuo... O cérebro é uma única unidade funcional, do córtex às pontas dos dedos e das mãos. Tocar a superfície é agitar as profundezas (TERRA; LORENZETTO, 2013 p. 49).
Responda: o professor de Educação Física Escolar precisa compreender seu aluno 
como um corpo fragmentado ou como um corpo alternativo? Justifique sua
resposta.
Como um corpo alternativo. As PCAs propõem a vivência e a experimentação do movimento, a autonomia, a autorregulação, a autopercepção, a tomada de decisões em busca de melhor qualidade de vida, o saber dosar esforços e o saber respeitar e valorizar a individualidade e a pluralidade do trabalho com as PCAs, o corpo é visto na sua globalidade, pois, sem ela, há um entendimento reducionista e distorcido dele, e a educação humanizada será prejudicada. Cada característica do indivíduo, por menor que possa ser, é considerada pelos profissionais que trabalham com as PCAs: desde a forma de olhar, o sorriso, a tensão dos ombros, a intensidade da voz até a postura corporal, pois todas elas demonstram como os seres humanos incorporaram suas experiências de vida.
10) Quais mudanças no ser humano podem proporcionar as danças holísticas, os jogos cooperativos, as massagens e a ginástica holística?
As danças holísticas são atividades que trabalham com o ritmo, a expressão, o lúdico, a arte, a formação e a criatividade;
Jogos cooperativos são uma boa oportunidade para trabalhar princípios e valores presentes nas nossas ações cotidianas.
Massagem, diversas possibilidades práticas de vivências e experimentações corporais para despertar nossa pele, nossos sentimentos e emoções e nos sensibilizar para as nossas tensões.
A ginástica holística contém princípios importantes, como a autonomia, a autorregulação, a estética, a vitalidade, a busca da harmonia e a integração dos espaços humanos, que podem ser classificados como pessoal, parcial, total e social.
Referências
Terra, J.D.; LORENZETTO, L.A. Práticas Corporais Alternativas. Batatais: Claretiano,2013.Unidades 1 e 2. Acesso as 22/04/2018 as 00hs:34min.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais