Buscar

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - RESPOSTAS AVALIAÇÃO 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Primeira tentativa da AV1 – Avaliação de Aprendizagem – 15 em 15 pontos
Pergunta 1
Marque V verdadeiro para as proposições verdadeiras e F para as falsas.
______A avaliação, como um meio e não como um fim, tem como meta a avaliação pautada nos objetivos atitudinais, procedimentais e conceituais, conforme aborda os quatro pilares da educação.
______ A avaliação quantitativa deve ser privilegiada na escola, uma vez que os alunos sempre são submetidos às avaliações externas.
______ A forma pela qual o professor foi avaliado ao longo do seu processo escolar, pode influenciar, sobremaneira, a sua maneira de avaliar seus alunos, por isso é importante a formação em serviço para que ele possa atualizar-se ao longo dos tempos.
______ A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394/1996, bem como as tendências didático-pedagógicas nada sofreram com o reflexo das mudanças econômicas e políticas da sociedade, pois a escola está desvinculada dos aspectos sociais, culturais e econômicos do país.
______ A concepção de avaliação, defendida por Cipriano Lukesi, é aquela que prima pela exclusão dos sujeitos. Ele acredita que a escola deve ser conteudista e a avaliação voltada para provas e exames.
A sequência correta de cima para baixo é:
	
	V-V-V-F-F 
	
	F-F-F-V-F 
	
	V-F-V-F-V 
	
	V-F-V-F-F 
	
	V-V-F-F-V
Letra d
Pergunta 2
A Avaliação de aprendizagem na educação infantil , de acordo com a Lei 9394/1996, deve ser aplicada
	
	De forma sistematizada e excludente. 
	
	Para classificação e com objetivo de separar os grupos de crianças. 
	
	Por meio de provinhas semanais. 
	
	De forma diagnóstica e formativa. 
	
	Para efeito de promoção.
Letra d
Pergunta 3
De acordo com as mudanças de concepção de aprendizagem, identificadas a partir dos anos 80 e com maior destaque após a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n. 9394/1996, relacione as informações abaixo que são relacionadas às características da avaliação
(I) avaliação contínua
(II) amplitude 
(III) compatibilidade. 
(  ) os aspectos afetivos e psicomotores também devem ser incorporados como parte do desenvolvimento do aluno, a avaliação desse modo fica mais completa.
(  ) transparência e organização sobre o que se trabalha e o que constitui o leque de objetivos é um fator importante e que coloca tanto o professor quanto o aluno como cúmplices, parceiros, com metas em comum.
(  ) aquela que não está estritamente vinculada à existência de provas e de exames, e sim que leve em consideração o resultado obtido no período letivo, sendo assim, considerar o ponto de partida de cada aluno é algo importante.
	
	II, I, III 
	
	II, III, I 
	
	I, II, III 
	
	I, III, II 
	
	III, I, II
Letra b
Pergunta 4
Na avaliação da aprendizagem, na vertente construtivista, os erros devem ter papel construtivo. Para favorecer o processo dos alunos, é fundamental que o professor 
	
	valorize atividades que promovam a autoavaliação dos alunos e favoreça que cada um identifique e corrija os próprios erros.
	
	discuta coletivamente os erros e os avanços, para que os alunos comparem seu desempenho com o restante da turma.
	
	demonstre confiança no esforço dos alunos, leve em conta a situação pessoal de partida, os obstáculos que terá que superar.
	
	determine os erros mais freguentes e proponha mais números de exercícios sobre elespara que os alunos se esforcem mais.
	
	corrija material do aluno para que este perceba o esforço que ainda deve realizar.
Letra c
Pergunta 5
Por definição, podemos dizer que a avaliação significa “julgamento e atribuição de valores”. Mesmo que com certo desconforto, é necessário assumir que o professor, na concepção tradicional, entendeu a avaliação como forma de exame e de exclusão. Diante do exposto, qual o tipo de avaliação, colocado abaixo, NÃO é condizente com essa concepção. 
	
	Exames, visando verificar se o aluno aprendeu os conteúdos ao longo do bimestre letivo.  
	
	Provas dissertativas , visando à memorização de fatos e acontecimentos históricos. 
	
	Autoavaliação , visando à reflexão do aluno acerca de seu aprendizado. 
	
	Avaliação oral- arguição visando à memorização de conteúdos. 
	
	Simulados  de provas anteriores, visando à memorização dos conteúdos anuais.
Letra c
Pergunta 6
A avaliação mediadora tem como função permitir, por meio de seu resultado, a retroalimentação do processo, visando à melhoria do ensino. Por isso é INCORRETO afirmar que ela é:
 
	
	Inclusiva
	
	Investigativa 
	
	Processual
	
	Reflexiva
	
	Excludente
Letra e
Pergunta 7
Ao estudar sobre as tendências pedagógicas, várias concepções foram apresentadas e a influência delas no desenvolvimento das propostas pedagógicas das escolas. Essa tendência visa à adequação da educação às exigências da sociedade empresarial. Ela surgiu no século XX com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola. Essa tendência é a 
	
	Progressista  
	
	Tradicional 
	
	Renovada não-diretiva 
	
	Renovada 
	
	Tecnicista
Letra e
Pergunta 9
        Leia o fragmento do texto construído pela equipe de uma instituição escolar e marque um X na opção correta:
“A missão do Centro Educacional de Bem com a vida (nome fictício), apontada na proposta pedagógica da escola, visa à formação global na infância em todos os aspectos. Deseja-se, junto à família, construir ao longo da infância, competências e habilidades capazes de permitir que esse sujeito seja capaz de inserir-se na sociedade de forma atuante, questionadora e transformadora.   Segundo a Coordenadora Pedagógica, a avaliação é aplicada ao longo do processo concomitantemente ao ensino. O professor avalia no cotidiano lançando mão de todos os instrumentos possíveis para avaliar a criança com qualidade, seguindo os critérios construídos pelo grupo a partir dos documentos oficiais.”
A concepção pedagógica que mais se aproxima das ideias do texto é a
	
	Progressista.  
	
	Renovada não-diretiva. 
	
	Tecnicista. 
	
	Tradicional. 
	
	Renovada .
Letra a
Pergunta 10
A aferição da aprendizagem escolar é utilizada, na quase totalidade das vezes, para classificar os alunos em aprovados ou reprovados. E nas ocasiões onde se possibilita uma revisão dos conteúdos, em si, não é para proceder a uma aprendizagem ainda não realizada ou ao aprofundamento de determinada aprendizagem, mas sim para “melhorar” a nota do educando e, por isso, aprová-lo. (LUCKESI, 1998, p. 75). A consequência de aplicar essa concepção de avaliação é:
	
	de a avaliação servir de objeto de inclusão, uma vez que são respeitados os ritmos e os conhecimentos construídos pelos alunos.
	
	de a avaliação servir de melhorias para o processo de ensino-aprendizagem. 
	
	de a avaliação ter o papel de diagnosticar, retroinformar e favorecer o desenvolvimento individual. 
	
	de a avaliação se tornar uma ferramenta de controle e de adaptação de condutas, sejam elas educacionais ou sociais. 
	
	de a avaliação servir de termômetro para que o professor possa rever seus planejamentos.
Letra d

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais