Buscar

AV1 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Quando investimos ou poupamos dinheiro através de instituições financeiras estamos ligados ao Sistema Financeiro Nacional. São estes agentes que permitem o crescimento econômico do país, bem como, permitem a elevação ou diminuição das taxas para os investidores, bem como para os poupadores. Um dos conceitos mais importante no Sistema Financeiro Nacional são os agentes superavitários e os agentes deficitários. Acerca desses dois agentes, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)os agentes superavitários precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades e os agentes deficitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores).
b)os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
 c)os agentes superavitários são os conseguem do governo poupança e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
d)os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na mesma posição, ou seja geram poupança para as suas necessidades.
2)O Sistema Financeiro Nacional pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visa, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários. A estrutura do SFN se divide em: Subsistema de Intermediação e Subsistema Normativo. Sobre o Subsistema de Intermediação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)sobre o Subsistema de Intermediação pode-se dizer que tem a finalidade de viabilizar o atendimento das necessidades financeiras de curto, médio e longo prazo, manifestados pelos agentes econômicos carentes de recursos, aplicando ao mesmo tempo o excedente monetário dos agentes superavitários, com um mínimo de riscos.
 b)sobre o Subsistema de Intermediação pode-se dizer que é formado pelos: Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional; Comissão de Valores Imobiliários e através das Instituições Especiais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
c)sobre o Subsistema de Intermediação pode-se dizer que é formado pelo: Banco Central do Brasil e pelos ministérios e secretarias estaduais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
d)sobre o Subsistema de Intermediação pode-se dizer que é formado pelos: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e pelo Central do Brasil que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.  
3)É comum ouvir no noticiário que a Taxa Selic aumentou ou abaixou, e a pergunta que vem à nossa mente é: que diferença isso faz nas nossas vidas? Para que serve a SELIC? Para conhecer esse assunto temos que compreender que a taxa SELIC representa um serviço coordenado pelo Banco Central, destinado à custódia de títulos públicos federais, estaduais e municipais, bem como à liquidação e registro de operações com base nesses títulos. Sobre o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é correto afirmar que:
Alternativas:
a)o Selic visa garantir a administração dos títulos, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
b)o Selic visa promover o controle da taxa de câmbio e a eficiência na administração dos títulos, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
c)o Selic visa promover a segurança e a eficiência na administração dos títulos, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
 d)o Selic visa promover a segurança e a eficiência na administração das taxas de juros, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
4)Os financiamentos de veículosno Brasil somaram 579.100 unidades em outubro de 2014, o que representa alta de 2,6% em relação a setembro e queda de 3,4% na comparação com outubro de 2013, segundo levantamento da Cetip. Ao todo, 281.416 unidades novas e 297.684 unidades usadas foram contempladas pelos financiamentos em outubro. No acumulado entre janeiro e outubro, foram financiados 5,229 milhões de veículos, número 6,3% inferior ao do mesmo período de 2013. A alta na comparação mensal foi puxada pelo financiamento de veículos usados, que apresentou aumento de 2,9% na comparação com setembro e de 4,8% em relação a outubro de 2013. O financiamento de veículos novos teve alta de 2,2% ante setembro, mas caiu 10,7% na comparação anual. A Cetip, empresa responsável pelo levantamento, opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) é:
Alternativas:
a)o local em que se vende e liquida financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
b)o local em que se custodia e compra financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
c)o local em que se custodia, registra e liquida financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
d)o local em que se vende, compra e registra financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
5)O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse que as ações de política monetária vão trazer a inflação para baixo, mas ressaltou que uma política fiscal contida cria condições "para que a política monetária funcione a todo vapor". (22/02/2015). "São as ações de política monetária que vão trazer a inflação para baixo", afirmou o diretor a jornalistas, ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação do BC, divulgado mais cedo. Pelo documento, o BC reforçou que a política monetária continuará apertada por algum tempo, ao piorar seus cenários de inflação para este e o próximo ano e ver que em 2016 ela ainda deverá ficar acima do centro da meta oficial. A política monetária pode ser definida como:
Alternativas:
a)o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
 b)o controle da entrada de moeda estrangeira e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
c)o controle da saída da moeda do país e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
d)o controle da entrada e saída de moeda do país e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.

Outros materiais