Buscar

AV1-INTRODUCAO AO ESTUDO DO DIREITO - 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Questão – Valor 0,50 - O interesse do Direito para a computação e engenharia do conhecimento provém inicialmente do fato de o direito, tal como um programa de computador, ser aparentemente construído por uma série de proposições(normas, fontes de direito), cujas transformações obedece a um conjunto de regras explicitas de manipulação e de transformação (Ambito de aplicação, interpretação, integração). Alguns engenheiros do conhecimento expressam esse fascínio pelo direito referindo-se a ele como “software da sociedade”, querendo com isso insinuar que, tal como um programa de computador formaliza, em linguagem inequívoca e rigorosa, um domínio da vida, o direito formalizaria, mais ou menos da mesma forma, o conjunto da sociedade (Antonio M. Hespanha. “Os Juristas que se cuidem... Dez anos de inteligência Artificial e Direito” in THEMIS, nº 1, -200, pag 144). O termo direito sublinhado no título, significa:
a) Fato social que ocorre dentro da sociedade
b) Ciência Jurídica que estuda o fato social
c) Conjunto de normas obrigatórias impostas pelos estado.
d) O contrário de esquerdo.
2 - Questão – Valor 0,50 – Réu confesso do crime de caixa dois, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares recorreu à Justiça contra o governo federal e quer receber R$200 mil por danos morais. O motivo é uma questão do último concurso para procurador da Fazenda Nacional, realizado em fevereiro. Nela, Delúbio é o nome de um mau funcionário público que leva a família para viajar no fim de semana em carro oficial. Ao final, os candidatos tinham que apontar o crime cometido. O pedido de indenização foi apresentado à 8ª Vara da Justiça Federal em Brasilia em 23 de fevereiro. (JORNAL “O GLOBO” 13/03/2006). Analisando a reportagem acima, verifica-se que Delúbio se acha possuidor de um Direito, utilizando a matéria lecionada até a presente data no que se refere aos vários significados da palavra, neste caso temos que o significado seja?
a) Faculdade (possibilidade de agir)
b) Fato Social (O direito é um setor de vida social)
c) Ciência (Ramo do conhecimento científico)
d) Lei (Normas elaboradas pela sociedade ou pelo Estado)
3 - Questão – Valor 0,50 – Tício e Tícia firmam entre si um contrato de compra e venda de uma casa de alvenaria. Combinado o valor e as condições de pagamento, as partes assinam o instrumento contratual. A situação acima narrada é claro exemplo de uma relação de direito? (Assinale a opção correta)
a) natural
b) costumeiro
c) público
d) privado.
4 - Questão – Valor 0,50 – Para a norma jurídica ingressar no mundo do direito, produzindo seus efeitos é necessário que tenha vigência, ou no dizer de Paulo Nader, validade formal. No Brasil uma lei passa a vigorar.
a) 45 dias após ser sancionada pelo presidente da república.
b) Salvo em disposição em contrário, 45 dias após veto do Presidente.
c) Salvo em disposição em contrário, 45 dias após sua publicação.
d) Sempre 45 dias após a sua publicação.
5 - Questão – Valor 0,50 – Se uma lei “X” revogar a lei “Y”, e a lei “W” revogar a lei “X”, quando a lei “X”, revogadora da lei “Y” perder a vigência, a lei “Y” não se restaura automaticamente, a não ser que haja previsão legal expressa para isso. Trata-se de:
a) repristinação de lei
b) impossibilidade de regulamentação de Lei
c) regulamentação de Lei
d) impossibilidade de repristinação automática de Lei
6A Questão – Valor 0,50 – Um comerciante, conduzindo mercadoria sem nota, foi abordado por um fiscal da Fazenda Estadual, que lhe solicitou a nota fiscal reletiva à mercadoria transportada. O comerciante pediu ao fiscal para não realizar aquela infração, nem lavrasse o auto de infração. O fiscal além de não se intimidar, lavrou o devido auto de infração, efetivando ainda, a apreensão da mercadoria. Pergunta-se: a área do Direito Positivo a matéria acima está tratando?
a) Direito Misto
b) Direito Privado
c) Direito Público
d) Direito Social
6B Questão – Valor 0,50 – Tanto a Moral como Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humana. Ambas, porém se diferenciam. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. O Direito busca estabelecer o regulamento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. Em vista disso, assinale a única assertiva que apresenta uma característica do Direito.
a) heteronomia (são elaboradas por outras pessoas que não os próprios destinatários, os quais devem obedecê-las independetemente de aceitá-las ou não internamente) Uma norma jurídica, assim, é heterônoma se preencher dois requisitos: a) ser criada por outra pessoa que não seu destinatário; ter imperatividade mesmo que o destinatário não deseje aceitá-la. Normas jurídicas: são heterônomas, coercivas, axiologicamente bilaterais e atributivas (possuem todas as características);
b) bilateralidade (Normas de moral Social?)
c) Lateralidade
d) Incoercibilidade (Normas de moral Religiosa? Moral individual?
7 Questão – Valor 2,50 – Recentemente, um atleta foi intimado sobre um processo de investigação de paternidade aberto por uma jovem que vive em Cingapura, Clube e atleta, porém não se manisfetaram sobre quais seriam esses problemas. Em entrevista ao Fantástico neste domingo (27/09), uma maiga de Michele, chamada Helena, disse que Ronaldo e Michele se conheceram em 2002, numa discoteca, durante a Copa do Mundo realizada no jpão e Coreia. Um segundo e ultimo encontro teria ocorrido em 2004. O filho de Michele nas céu em abril de 2005. Resposta
A – Com relação ao suposto filho do jogador, segundo as leis brasileiras, em que momento o mesmo adquiriu seus direitos de pessoa?(Valor1,25)
B – Pode alguma lei de Cingapura ter vigência no Brasil (sim ou não)? Justifique sua resposta de acordo com a matéria estudada em sala.
A – No nascimento com vida.
B - Sim, pelo princípio da extraterritorialidade, desde que não fira a Soberania Nacional, a Ordem Pública e os bons Costumes.
 8 - Questão – Valor 2,50 – Com relação o Processo Legislativo para criação de uma Lei Ordinária, cite uma pessoa ou órgão que tem competência Constitucional para apresentar projeto de lei e cite cada um dos passos no processo legislativo para Criação de uma Lei Ordinária até a sua publicação.
Fase introdutória
INICIATIVA – Qualquer pessoa com 1% de assinatura - ato que dá início ao processo de elaboração da lei. É exercida com a apresentação de um projeto de lei
DELIBERAÇÃO PARLAMENTAR	- Poder Legislativo - discussão e votação do projeto. Concluída a votação:
	Aprovação – Vai para o poder Executivo
	Rejeição – Arquiva.
DELIBERAÇÃO EXECUTIVA	– Sanção - Aquiescência do Chefe do Executivo aos termos do projeto. Pode ser parcial ou total, expressa ou tácita.
	- Veto - Chefe do Executivo discorda dos termos do projeto. Deve ser motivado. Pode ser total ou parcial. Em qualquer caso, o projeto retorna ao Legislativo para nova apreciação em sessão conjunta, oportunidade em que o veto será aceito ou rejeitado. O veto encerra ideia de supressão, nunca de acréscimo. Não existe veto de palavra ou trechos de palavras.
Fase Complementar
Promulgação – Regra (Presidente do Poder Legislativo ou Presidente do Senado e ao Vice, no caso de sanção tácita ou rejeição de veto) enunciação solene, feita ao público, da existência da lei. É a partir dela que a lei passa a existir (toma a data da promulgação)
Publicação – Presidente do Poder Legislativo - é o ato de comunicação da lei. Finalidade: torná-la de todos conhecida. Com ela a lei ganha obrigatoriedade (tem que ser por todos obedecida). Assim, a promulgação torna a lei executável. Mas é a publicação que a torna obrigatória para todos.
	
9 - Questão – Valor 1,00 – O professor Romeu Laport foi ao quadro e escreveu a segunte frase da autoria de um tal de Miguel Reale: “Aos olhos dohomem comum o Direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros. Assim sendo, quem age de conformidade com essas regras comporta-se direito: quem não faz, age torto”. A seguir, virou-se para os alunos e falou: Esta frase contém um dos possíveis sentidos para o vocábulo direito. Quais os outros significados que vocês conhecem?
Direito como Norma, faculdade, Fato Social, expressão do Justo, ciencia.

Outros materiais