Buscar

Psicologia Aplicada Ao Direito - 4° Caso Concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Francisco William Monteiro Viana Filho		Curso: Direito
Período: 1° Semestre		Matrícula: 201506556728
Professora: Roberta Ferreira
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO 
AULA 4
1- Como vimos na aula 4, existem vários significados para a palavra personalidade, dependendo do campo de estudo em que ela esteja sendo usada, por exemplo, no Direito, na Filosofia, na Teologia, na Sociologia, na Psicologia etc. Pesquise sobre o conceito de personalidade para o Direito e faça uma comparação com um dos conceitos dados para a personalidade na Psicologia, estudados na aula. Você pode utilizar, na sua pesquisa, a sugestão de leitura dada na página 35.
RESPOSTA: Na seara do Direito, personalidade é a aptidão genérica para adquirir direitos e contrair deveres. Ideia ligada à de pessoa, é reconhecida atualmente a todo ser humano e independe da consciência ou vontade do indivíduo: recém-nascidos, loucos e doentes inconscientes possuem todos, personalidade jurídica. 
Esta é, portanto, um atributo inseparável da pessoa, à qual o direito reconhece a possibilidade de ser titular de direitos e obrigações. Já para a psicologia a personalidade significa etimologicamente aparência externa da pessoa. É um padrão de características duradouras que produzem consciência nas atitudes comportamentos e individualidade, ou seja, ela é única e nos diferencia dos outros.
2- A conceituação de personalidade retrata a complexidade do campo do saber psicológico. A personalidade pode ser definida como o conjunto das características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, de pensamentos e de comportamentos. As teorias de personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista. Sobre as teorias de personalidade, as seguintes afirmativas são feitas:
I. As teorias cognitivas reforçam a visão da personalidade como um sistema ativo de processamento de informações sobre si e sobre o mundo, uma vez que não é possível abordar cognitivamente as emoções. 
II. As teorias psicodinâmicas descrevem a personalidade como um sistema energético marcado por forças conscientes e inconscientes, que, em conflito não resolvido, podem levar aos sintomas psicopatológicos.
III. As teorias humanistas colocam em relevo as características emergentes e irredutíveis do homem, propondo o foco na experiência psicossocial e na cultural, como fontes determinantes da constituição da pessoa.
IV. A psicologia evolutiva descreve a personalidade como uma função bio-psicológica, com traços geneticamente herdados, cujas características foram selecionadas pela interação com o ambiente evolutivo de adaptação.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
3- Marque a resposta correta:
A entrevista estruturada se caracteriza fundamentalmente por:
A) Ser realizada numa situação estruturada.
B) Ser utilizada como procedimento preferencial na área de recursos humanos.
C) Obedecer a um controle severo do tempo de início e término da entrevista.
D) Supor o estabelecimento prévio de um roteiro com perguntas.
E) Possibilitar que o entrevistado responda às perguntas por escrito.

Outros materiais