Buscar

LOGÍSTICA E MERCADO DE TRABALHO - AULA 2

Prévia do material em texto

Objetivos da aula
Ao final desta aula, você será capaz de:
1. Definir mercado de trabalho;
2. Identificar as principais características do mercado de trabalho em oferta;
3. Identificar as principais características do mercado de trabalho em procura;
4. Descrever os diferentes pontos presentes no mercado de trabalho do profissional de logística;
5. Identificar as principais características de um mercado de trabalho no futuro.
Nessa nossa segunda aula vamos realizar uma reflexão sobre o mercado de trabalho e sua importância para o futuro gestor de Logística.
É primordial que o profissional tenha consciência que frente às diferentes demandas desse mercado, ele deve buscar uma maior qualificação. 
Para isso é necessário que saiba o que é mercado de trabalho, suas diferentes dimensões e, possa entender qual o direcionamento que esse mercado vai exigir em termos de sua carreira dentro de sua vida profissional.
Vamos iniciar nossa reflexão trazendo uma constatação recolhida através da leitura de diversos autores sobre o mercado de trabalho: no século XXI a competição tornou-se bem mais acirrada tanto para empresas quanto para profissionais. Ninguém está isento.
O mercado é maior do que todos e determina, com suas leis, como em um jogo de xadrez, como podemos e devemos mexer com as nossas peças. Esse processo vem sendo determinado por uma combinação de aspectos que obrigam os profissionais a reverem constantemente suas estratégias para um melhor posicionamento frente às demandas desse mercado.
_______________________________________________________________________________________________
E aí, o que fazer?
Reavaliar e retomar o rumo. Outros processos de mudança vêm para ficar. Essas tendências, sim, devem ser seguidas. Como saber o que é moda? Como saber o que é tendência no mercado? Como escolher o caminho profissional? Profissões que surgem, outras entram em declínio, outras desaparecem, somem. Quantos profissionais, de uma hora para outra, viram suas profissões e, obviamente, seus empregos desaparecerem?
Quantos profissionais formados nas oficinas mecânicas viram o desemprego chegar quando a tecnologia eletrônica passou a dominar as máquinas industriais? Alguns autores acreditam que a exacerbação da turbulência competitiva do mercado está sendo determinada primeiramente pelo aumento de jovens que atualmente têm acesso a cursos superiores. Sem dúvida a oferta de cursos superiores cresceu muito no Brasil e isso faz com que cheguem ao mercado de trabalho profissionais que as empresas sonham em ter: competentes, baratos e motivados.
______________________________________________________________________________________________
Para isso, é capital que possamos entender o que é mercado de trabalho.
Chiavenato (2002) descreve Mercado de trabalho da seguinte forma:
A palavra mercado refere-se a transações de oferta e procura em uma dupla dimensão de espaço e tempo, ou seja, em um local e em uma época.
Dá-se o nome de mercado de trabalho às transações que envolvem ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas empresas em determinado lugar e em determinada época. (CHIAVENATO, 2002).
_______________________________________________________________________________________________
Chiavenato: 
As empresas, dessa forma, captam recursos humanos abaixo do padrão de qualidade desejado. Como as realidades organizacionais são sistêmicas, a entrada desses novos empregados vai exigir, tendo em vista a baixa qualificação dos aprovados, um pesado investimento no treinamento para que se consiga suprir o gap existente na contratação e para a implantação de uma política de desenvolvimento que sustente um programa de recrutamento interno que vai possibilitar a promoção e fixação do pessoal existente. Outra consequência apontada pelo autor é com relação à política de remuneração adotada pela empresa.
Tanto os salários diretos quanto os salários indiretos, os benefícios, precisam ser atraentes para que a empresa, frente à fortíssima concorrência por talentos, consiga captar novos empregados e, principalmente, reter as pessoas, pois as substituições acabam tendo um elevado custo e um longo tempo de reposição. Chiavenato observa que essa condição de oferta determina para as pessoas que estão no mercado algumas consequências. Como as empresas têm que investir nas pessoas e se tornarem mais ativas na procura dos talentos, a primeira constatação é que a vida dos profissionais fica facilitada.
Eles podem escolher as empresas que oferecem melhores condições de trabalho, melhores salários, melhores benefícios. Eles podem arriscar mais na escolha das empresas, buscando melhores oportunidades de trabalho e podem, nas suas relações com as empresas, ganhar no poder de negociação nas reivindicações das relações trabalhistas. Como diz Chiavenato, “buscar emprego em uma situação de oferta no mercado de trabalho é um verdadeiro doce de coco”. Em outras palavras, os profissionais, valorizados, passam a receber por parte das empresas um tratamento especial.
_______________________________________________________________________________________________
CORRETA: 4
RESPOSTA CORRETA: 2
Dentro dessa perspectiva, alguns pontos precisam ser considerados:
O primeiro ponto que nos parece de capital importância é a questão da globalização. Empresas globais atuam no mercado internacionalizado, têm sua produção e distribuição em nível mundial. Pensar globalmente e agir localmente é uma máxima determinante do mercado que se coloca no presente e que a cada dia mais se delineia como irreversível no futuro. Muitas empresas já se colocaram dentro dessa nova dimensão. O fato é que ninguém estará livre dessa situação. Por melhor que seja seu produto e menor o seu preço, fique antenado, a concorrência pode vir do seu vizinho ou, quem sabe, de um longínquo país asiático. A globalização nos coloca um grande contra-senso: ela ao mesmo tempo em que oferece novas possibilidades à empresas e profissionais, abrindo mercados de vendas e de empregos até então inimagináveis, cria também uma situação desafiadora e perigosa, ou há um efetivo desenvolvimento, uma melhoria contínua, uma qualificação constante, ou se corre o risco de desaparecer conforme já falamos anteriormente.
O segundo ponto que devemos analisar é com relação à explosão tecnológica. Nunca a história da humanidade registrou um desenvolvimento com uma mudança tão acentuada e constante. A aceleração é exponencial. Os últimos 50 anos são absolutamente alucinantes. A tecnologia afeta nossas vidas em todos os pontos. O processo de globalização está apoiado nessa capacidade tecnológica que a humanidade adquiriu. A tecnologia representa o lado mais contraditório do mundo contemporâneo, quantos benefícios foram produzidos para o bem-estar do homem e quantos malefícios tecnológicos produzidos pelo homem contra o planeta e a humanidade. Com relação ao mundo do trabalho tudo será afetado, da produção industrial aos serviços que utilizamos, das nossas atividades profissionais ao complexo mundo das relações comerciais, tudo, simplesmente tudo é ou será afetado, transformado ou deletado. Quando tratarmos das competências profissionais requeridas ao profissional de logística, com certeza uma das competências que serão estudas será a aquisição e o desenvolvimento da competência tecnológica. Esse é um ponto imprescindível para não sermos deletados do mundo do trabalho. A tecnologia vem, inclusive, tendo um importante papel não só em nossos fazeres profissionais quanto na qualificação, nos processo de aprendizagem e aquisição de conhecimentos que embasam esse crescimento.
Outro aspecto que merece um comentário é o desenvolvimento acentuado pelo qual a área de serviço vem passando. É inquestionável que a indústria, com a crescente utilização dos recursos tecnológicos, vem tendo a sua capacidade de geração de trabalho transformada e reduzida. A automação, a substituição do homem dentro daquelas atividades hostis e pesadas ou rotineirasé flagrante. Em paralelo, vem se configurando uma forte aceleração da área de serviços. As relações comerciais estão também se transformando. Essas relações estão baseadas em princípios muito dinâmicos e efêmeros e são movidas, turbinadas, pela tecnologia. Em função disso têm acentuando a importância de se redefinir valores, processos de produção, de estocagem, de venda, de entrega e de pós-venda de uma maneira que se consiga vencer o maior dos desafios que é encantar e fidelizar os cliente a fim de garantir a sobrevivência e a diferenciação no competitivo mercado globalizado. Uma das constatações que se tem feito nesse início do novo século é que a área de serviços está se constituindo no maior polarizador de trabalho e que, nessa área, a maior diferenciação se dá, sem dúvida alguma, pela maior qualificação da mão-de-obra prestadora do serviço.
RESPOSTA CORRETA: 3
1 / 1 / 4 / 2 / 2

Outros materiais