Buscar

MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS - AULA 1

Prévia do material em texto

A matemática tem uma influência persuasiva em nossas vidas. Ela ajuda a desenvolver o raciocínio lógico fundamental para tomada de decisões em determinadas situações de negócio, contribuindo, assim, para a riqueza do país. O uso diário da aritmética e a apresentação de informações através de gráficos são um lugar comum no nosso dia a dia. As próximas gerações de software e hardware vêm demonstrar que todo profissional da área de tecnologia da informação ou não deve possuir um mínimo de conhecimento matemático. 
A noção de computação não teria adquirido sentido sem a Matemática. Foi na análise dos métodos matemáticos desenvolvida pelos matemáticos Von Neumann, nos Estados Unidos, e Turing, na Inglaterra que chegamos ao computador.
A programação em computador expressa algoritmos matemáticos que determina o deve ser feito, como e quando. A Matemática é essencial para o uso correto dos computadores.
Objetivos da Aula
Ao final desta aula você deverá:
1 - Reconhecer a Teoria dos Conjuntos como importante para a matemática, tendo em vista que formar conjuntos de números é uma operação que está presente em vários aspectos de nosso cotidiano. Ela nos fornece os principais elementos para a linguagem que é aplicada em diversos ramos da matemática e também será útil nas relações com os conteúdos de outras disciplinas.
2 - Descrever os conceitos de conjuntos, subconjuntos e operações entre conjuntos (união, interseção e complementação), juntamente com as regras fundamentais dessas operações.
3 - Estabelecer relações, interpretar e utilizar os diferentes conjuntos numéricos (racionais, irracionais e reais) em contextos matemáticos, sociais e de outras áreas do conhecimento.
4 - Identificar e utilizar valores aproximados para números racionais de maneira adequada ao contexto do problema ou da situação em estudo.
Você terá oportunidade de desenvolver o conceito e aplicações de conjuntos dos números naturais, apresentando as operações de adição; subtração; multiplicação e divisão, com as suas propriedades de fechamento; comutativa; associativa; distributiva e elemento neutro; aplicando as regras de sinais nas operações de adição; subtração; multiplicação e divisão para o conjunto dos números reais.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes