Buscar

Av Aprendizado P Penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal:
		
	
	Obrigatoriedade de motivação das decisões judiciais.
	
	Presunção de Inocência;
	 
	Produção de provas "ex-officio" pelo juiz em fase inquisitiva;
	
	Isonomia Processual;
	
	Ampla Defesa;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602926501)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da aplicação da lei processual penal no tempo e no espaço, assinale a opção correta.
		
	
	Os prazos iniciados na vigência de determinada norma processual penal, em nenhuma hipótese, poderão ser afetados por norma processual posterior.
	
	A lei processual penal posterior que, de qualquer modo, favoreça o agente deverá ser aplicada aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	Em relação à aplicação de lei processual penal no espaço, o princípio da territorialidade é a regra geral, exceto em caso de crime contra a vida ou a liberdade do presidente da República, crime contra a administração pública e de delito de genocídio cometidos no estrangeiro.
	
	De acordo com o entendimento majoritário, a lei processual penal posterior e mais gravosa ao réu não deve ser aplicada a fatos cometidos na vigência de norma anterior, em decorrência do princípio tempus regit actum.
	 
	De acordo com o princípio da imediatidade, serão exercidos sob a disciplina de legislação superveniente os atos processuais de processo em andamento ainda não iniciados.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602457683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Polícia Federal do Amapá, em ação desenvolvida com a Marinha do Brasil e com a Marinha da França, apreendeu, em águas internacionais, uma embarcação pesqueira com 800 quilos de cocaína. Os tripulantes, todos brasileiros, foram presos. Considerando apenas os dados enunciados, é aplicável a lei brasileira porque:
		
	 
	O crime de tráfico internacional de drogas foi praticado por brasileiro;
	
	A embarcação se encontrava em alto-mar;
	
	A embarcação é brasileira.
	
	A lei francesa não é aplicável;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602919551)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito dos sujeitos do processo penal brasileiro, é INCORRETO afirmar que
		
	 
	O réu poderá indicar seu defensor constituído por ocasião do interrogatório judicial, mas a validade dessa indicação dependerá de ulterior juntada de instrumento de mandato.
	
	O Ministério Público, não obstante seja parte no processo, acusador e titular da pretensão punitiva, pode postular a absolvição do acusado.
	
	O juiz exerce atividade administrativa, além da função jurisdicional, com o objetivo de assegurar a ordem no decorrer do processo, podendo requisitar o concurso da polícia.
	
	Se o acusado não o tiver, ser-lhe-á nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o eu direito de, a todo tempo, constituir outro de sua confiança ou exercer a própria defesa, caso tenha habilitação.
	
	O assistente de acusação pode ser admitido em qualquer fase do processo em que se encontre, não podendo intervir em fases processuais pretéritas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602420331)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta
		
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais